A Noiva Fantasma
Yangsze Choo
Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.
A Noiva Fantasma, romance de estréia de Yangsze Choo, foi para mim uma surpresa maravilhosa.Terminei a leitura completamente fascinada pela narrativa, que mesclou de maneira única, elementos sombrios com essência histórica.
“A vida é feita de gestos e lembranças. Os sinais que nos guiam são um simples sopro de delicadeza na velocidade cruel de nosso tempo."O livro conta a história de Li Lan, que recebe uma proposta mais do que inusitada: tornar-se uma noiva fantasma; o que significa que ela teria que se casar com o filho de uma família rica e poderosa. O único detalhe, é que esse filho estaria, nada menos, que morto. Uma ideia que para ela, obviamente lhe pareceu totalmente absurda, apesar de já ter ouvido falar desse costume na cultura Malaia. Tal arranjo, poderia ainda saldar as dividas de sua família falida, além de lhe garantir um futuro próspero - diferente do que ela já vinha imaginando pra si. Entretanto, Li Lan não aceita a proposta, e o seu noivo morto, Lim Tian Ching, inconformado, passa a assombrá-la nos sonhos, tentando a todo custo persuadi-la a se casar com ele.
"- Diga, você acha uma benção ver os mortos?
Quando saímos, ela ainda estava gargalhando."
Começa então, a aventura de Li Lan pelo mundo espiritual. Apesar do tema sombrio, Choo nos apresenta esse mundo de uma maneira bonita e cativante,descrito de uma maneira extremamente refinada e encantadora. Buscando uma solução para se livrar do casamento que Lim lhe jurou já está acordado, Li percorrerá os mais estranhos e obscuros caminhos entre o mundo dos vivos e dos mortos. Li é uma protagonista pela qual você se apaixona muito fácil, e sua narrativa em primeira pessoa flui com sua lembranças, detalhes e descrições de suas experiências. Normalmente uma narrativa detalhista e com muitas divagações me incomodaria, entretanto, as histórias paralelas contadas por Li são uma aula de história, e tão interessantes que é impossível não se envolver. Minha única ressalva, é sobre o personagem, Er Land. Este, infelizmente para meu coração apaixonado, só vem a aparecer bem depois da metade do livro. Er Land é um personagem intrigante, extremamente carismático e muito importante para o desenrolar da trama. Eu só queria que o personagem tivesse tido uma participação efetiva em mais partes história.
“Eu estava feliz – quer dizer, eu sentia que, objetivamente, deveria estar feliz – mas, honestamente, eu estava desolada.”
Explorando os elementos da cultura malaia/chinesa, a história é fantástica, rica, apaixonante, e acredite, divertida. Amei conhecer os costumes, as superstições, as tradições, os rituais, os cenários, e principalmente o além. A Planície dos Mortos de Yangsze Choo é hipnotizante.
“Apressei o passo, chegando perto de casa, até que parei bruscamente. Na porta da frente, guardando-a, havia um demônio com cabeça de boi.”
Somos tragados intimamente pelos sentimentos, reflexões e pensamentos de Li, e pela sua aventura surpreendente fora do corpo. E o desfecho é bem original. Uma reviravolta e um desenrolar sensacionais!
A autora afirmou que pretende escrever futuramente uma continuação para A Noiva Fantasma, e com aquele final, acredito que é o que eu passei a desejar avidamente.
Foi uma estréia impressionante da Yangsze Choo. Estou fascinada!
Quanto ao excelente trabalho de tradução do Leandro Durazzo e a edição da Darkside: todos os elogios do mundo!
"Fechei os olhos, inalando o aroma refinado da madeira de águila. Aquilo me fazia pensar em vozes tranquilas e leituras de poemas à luz de velas, o tempo sendo elegantemente contado pela queima de um incenso precioso"

Oie.. Menina, li várias resenhas desse livro e todo mundo falava que ele é mega assombroso e tudo mais, porém sua resenha acredito ser a que mais chega perto da história mesmo, porque ele não é assombroso e sim é uma história um pouco mais espiritual. Achei interessante. É um livro que gostaria de ler quando tiver a oportunidade.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olá, Helana!!
ExcluirSim, ele não é assombroso! Tem suas parts obscuras, mas ele é mais espiritual mesmo.
Leia assim que puder, vale muito a pena!!!!!
Bjs!!!!!
Caramba!
ResponderExcluirCoitada, ter que se casar com um homem morto????? Absurdo mesmo kkkkkkkk
Mas que bom que no meio disso tudo ainda tem cenas divertidas.
Quando o livro foi lançado eu fiquei louca para ler, mas confesso que foi realmente pela capa, pois não sou de ler sinopse. Mas a premissa é mega interessante, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. QUERO ESSE LIVRO.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk né?
ExcluirLeia, é um livo bem diferente do que costumamos ver por aí.
Com certeza farei releitura! *_*
Bjss!!!!!!
Daiana, tudo bem?
ResponderExcluirMinha primeira leitura do ano foi A Noiva Fantasma e gostei muito de fazê-la. Não sou acostumada a ler livros com este gênero, mas achei fascinante o mundo criando por Yangsze Choo. E como você disse, a história é apaixonante, divertida e a cultura é realmente impressionante.
A Darkside fez um trabalho maravilhoso, como sempre!
Fiquei feliz em saber que teremos uma continuação, pois eu também queria mais daquele final.
Bjs!
Oi Alessandra!!
ExcluirEle foi minha última leitura do ano! HAHAHA
Fechei com chave de ouro!
Vamos torcer e esperar que ela escreva logo!!!! *_*
Bjs!!!
Eu pensava que ela que era morta e não ele, gente, essa história deve ser mesmo fascinante! Já entrou pra minha lista, apesar de eu não curtir gêneros influenciados por religião.
ResponderExcluirBeijocas, Mari
Oii Mari! Pois é, eu tbm pensei isso assim que conheci o livro.
ExcluirPode ler sm receio!
Bjss!!!
Oi, Daiana. Olha, eu sou tão medrosa que não sei se conseguiria ler esse livro hahahah. Ele parece ser bem bonitinho e acreidto que tenha suas passagens divertidas como você comentou, mas essas coisas de fantasma me dão muito nervoso rsrsrs. Vamos ver se algum dia eu deixe isso de lado e encare o livro rs.
ResponderExcluirAbraços!
www.viciadosemleitura.blog.br
Oi Bianca!!! Kkkkkkkkkkkkkk
ExcluirEle não é tão assustador não hahahaha
Ele é sombrio, mas é maravilhoso!! Espero que você leia ele um dia *_*
Bjs!!!!!
Oi,
ResponderExcluirA capa desse livro é linda d+!! Achava que esse livro seria mega assustador, mas pela sua resenha ele é bem tranquilo. Não sei nadinha de culta chinesa fiquei bastante curiosa!
Bjs!
Fadas Literárias
Oi Iris! Aposto que você vai gostar!
ExcluirPode ler tranquila!
Bjs!
Olá!
ResponderExcluirJá li algumas resenhas dele e, fico feliz que esse livro esteja fazendo sucesso no Brasil, pois não costumamos encontrar por aqui livros escritos por asiáticos. A capa está linda mesmo!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Por mais lançamentos como esse! *_*
Excluir<3
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirA Dark tá maravilhosa com seus livros, sempre leio comentários positivos sobre a diagramação. Eu tenho um amigo que tem esse livro e que gostou, então eu tenho vontade de ler.
A capa eu acho um arraso. A premissa me chama atenção, tanto que já estava na lista de livros que quero ler.
Adorei sua resenha ;)
Beijos
Leitora Sempre
Obrigada Jéssica!
ExcluirLeia sim, e espero que goste tanto quanto eu!*_*
Bjs!
Que sensacional. Eu juro que estou louca para ler esse livro, de verdade.
ResponderExcluirEu até pedi de presente, pois ele me cativou só pela sinopse e essa é a primeira resenha que leio. Não sabia que era sobre as superstições e não imaginava um livro divertido, mas gostei de saber mais sobre. Ainda sim eu quero muito *-*
Beijinhos
http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/
Oie Rachel!
ExcluirEspero que ele atenda todas as suas expectativas!
Ele é maravilhoso!
<3
Beijinhos!!!
Achei a capa meio sombria.
ResponderExcluirA a historia parece ser legal, não sei se é o tipo de leitura que vai me prender, mas gosto de coisas sobrenaturais.
Fiquei com pena da Li Lan, coitada se casar com um homem morto. ( casamento já não é lá essas coisas, imagina com um homem morto. rsrsrs)
Gostei da parte que você disse que é uma aula de historia, gosto de saber mais sobre os costumes de outras culturas.
Beijos, Emy!
http://blogpsicoses.blogspot.com/2016/01/primeiras-impressoes-do-livro-eu-nunca.html
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chorei de rir com você agora!
ExcluirSim, Emilaine, ele é uma verdadeira aula de história. Eu fiquei fascinada!
Pode ler sem medo! <3
Bjs!!!!
Uma coisa tenho que admitir as capas da Dark são de babar mesmo, porem o gênero que ela usa não me atrai em nada :(
ResponderExcluirTenho um amigo que a paixão dele e essa editora e livros, mas eu mesmo sou de outras bandas rsrs
Mas sua resenhas está incrivel, deu pra sentir sua paixão por ela, parabéns.
Beijos
Books And Carpe Diem
Oi, Karine!
ExcluirObrigada!!!
Se um dia quiser ir para o lado negro da força, ele é uma ótima opção então! Hahaha
*_*
Bjs!!!!!!
Oiii!
ResponderExcluirEu não li esse livro ainda, mas tenho um pouco de vontade. Digo um pouco, porque tenho curiosidade, mas esse é um genero que não me atraaai tanto a ponto de ganhar sabe? Pena que a autora falhou um pouco no enredo, o lado bom é que foi pouco SUAHSUAHU. Gostei da sua resenha e meu deus essa edição está show!
Beijinhos
Obrigada Ana!
ExcluirVale muito a pena ler esse livro. Vc pode acabar se apaixonando pelo gênero!*_* Quem sabe um dia vc leia <3
Bjs!!!!!
Oi...
ResponderExcluirSabe que eu já vi esse livro muitas vezes por aí mas nunca li nenhuma resenha dele?
Pelo nome e capa não me interessou nunca. Mas sua resenha mostra que interpretei errado...gostei da premissa e achei sua resenha incrível. Com certeza é uma dica que vou considerar bastante!
Bjs
Oi, Denise!
ExcluirObrigada! :D
Ahhh, que bom!!!!! É uma leitura muito rica, e maravilhosa!
Foi uma estreia impressionante da autora.
Bjs!!!!!!
Oi...
ResponderExcluirSabe que eu já vi esse livro muitas vezes por aí mas nunca li nenhuma resenha dele?
Pelo nome e capa não me interessou nunca. Mas sua resenha mostra que interpretei errado...gostei da premissa e achei sua resenha incrível. Com certeza é uma dica que vou considerar bastante!
Bjs
Oi Daiana!
ResponderExcluirConfesso que fiquei interessado pelos detalhes que você contou, não me lembro de ter lido nada parecido. Vou dar uma olhada nesse livro depois, essa coisa de experiência fora do corpo e a proposta inusitada de ser noiva de alguém que já morreu são de uma criatividade diferenciada.
Abraço.
Oi, Paulo!
ExcluirFico feliz que tenha se ineressado :D
É uma proposta bem diferente do que estamos tão acostumados a ver por aí.
Por um mundo com mais histórias como essa! <3
Espero que você resolva ler e que goste bastante!
Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Sempre ouvi falar desse livro, mas, pelo título, nunca me interessei pela história. Depois de ler sua resenha, fiquei curiosa e com muita vontade de ler! Entrando para minha lista em 3, 2, 1...! Abraço!
ResponderExcluirhttp://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oi, Karla!
ExcluirMuuuitooo feliz por isso!!!!!!!
<3
Espero que você goste tanto quanto eu!
Abraços!!!!!!!!!
Oi.
ResponderExcluirJá estava com vontade de ler esse livro faz um tempo, desde que eu comecei a ouvir falar dele e depois de ler a sua resenha, essa vontade aumentou. Acredito que vou ler muito em breve, já estava me programando para ler.
Beijos.
Oi, Daniela! Que bommm!!!!!
ExcluirTe desejo uma ótima leitura! Espero que goste bastante das aventuras da Lin! <3
Bjs!!!!!
Sou louca por esse livro e olha que ainda não li, mas a sinopse e todo ar da trama me fascina, gosto do tema sobrenatural e pelo que percebi, na trama de Choo, será apaixonante, rica e bela! Fiquei encantada com a sua resenha e espero ler logo esse livro, que está em meus desejados a tempos! Quando ao trabalho editorial, realmente a Darkside arrasa, tenho um livro deles e fiquei surpresa com tanta qualidade!
ResponderExcluirhttp://www.daimaginacaoaescrita.com/
Oi,Sammysam! :D
ExcluirSe é assim, você irá se apaixonar perdidamente pela trama da Choo.
A Darkside é sempre amor <3
Bjs!!!!!
OI,
ResponderExcluirEu adoro a capa deste livro, a história e sua resenha ficou muito boa. Casar com um noivo fantasma deve ter suas vantagens. Esta trama me fascina e os livros da Darkside são pura beleza.
Beijos
Jucimara Pauda
jusemfrescura.blogspot.com.br
Olá, Jucimara!
ExcluirA Darkside e esse livro são muito amor <3
Já é minha editora favorita! :)
Bjs!!!!
Tenho namorado este livro faz um bom tempo já! Não imaginei mesmo que seria de terror, mesmo o título sugerindo isso. Mas quando li pela primeira vez a sinopse, sabia que vinha coisa boa por aí. O conhecer de culturas diferentes, o que pra gente é absurdo, para este povo malaio, é a tradição deles, o que eles aprenderam num passado bem distante e ainda pregam aos seus pequenos.
ResponderExcluirO amor em poesia, o medo, a família. Tudo ali, jogado a uma jovem que mesmo tendo uma força incomum, luta com o sentimento mais poderoso que existe, a dúvida!
Lerei com toda certeza do mundo!!!
Beijo
Oi, Lara!
ExcluirExatamente isso. Disse tudo!
Leia, e espero que se apaixone tanto quanto eu!
Bjs!
Hello!
ResponderExcluirAmo os livros da Darkside, por causa da qualidade da arte dos livros.
Noiva Fantasma eu acho um dos mais bonitos, mas sempre tive receio de ler e ficar com medo, pq eu sou mto medrosa.
Adorei que possui elementos da cultura malaia/chinesa, pq eu sou oriental e me sinto mto ligado a culturas orientais.
A historia é bem diferente, casar-se com um morto.
Bom saber que vai ter livro 2, vou ver se leio antes.
Beijos!
Livros e Sushi
https://livrosesushi.wordpress.com/
Oi, Suzzy!
ExcluirOs elementos culturais desse livro são fantásticos! É tudo muito fascinante!
É um livro que farei releitura com certeza!
Espro que você goste tanto quanto eu!
Bjs!!!!!
Oie
ResponderExcluirFiquei bem curiosa quando lançou e vi vários elogios, parece ser uma história muito boa e diferente do que estou acostumada, arriscaria ler sim e espero poder em breve
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oie, Catharina!
ExcluirVale muito a pena ler ess livro :D
Se arrisue sim <3
Bjs!!!
Que legal! Me pareceu bizarro e interessante ao mesmo tempo. Vou guardar essa dica. A capa é muito bonita, apesar disso nunca tinha parado pra ler uma resenha sobre ele, mas achei mais legal do que eu esperava.
ResponderExcluirOi, Amanda!
ExcluirGuarde simmm <3
:D
Bjs!!!!!
Terminei de ler esse livro a alguns dias e meu é bem essa sensação é um livro incrivel, diagramação perfeita, uma historia diferente, mas que cansada e da mesmo uma sensação de abandono. Mas é um livro que vai comigo pro tumulo kkkk
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Olá, Brubs!
Excluir<33333333333333
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Disse tudo!!!!!
Farei releitura dele muito em breve!
Bjss!!!!
Esse livro é a cara da Darkside.
ResponderExcluirAmo essa editora.
Uma autora chinesa.. Só podia dar num livro super interessante e inusitado.
Adorei a premissa e já imaginei um filme do Tim Burton, hahaha.
Porque será?
A protagonista não foi super mocinha e se casou só para ajudar a família.
Eu achei isso demais. Ela pensou nela.
Mas até um cara morto pode ser um saco, hahaha.
Gostei de saber do romance... Pena que foi pouco citado.
Eu não curto muitos detalhes e divagações, mas acho que entendi a necessidade TB.
Precisa de continuação mesmo?
Adorei sua resenha e me interessei pelo livro. Quero ler.
Olá, Edna!!
ResponderExcluirHUAHUA o Tim e este livro seri um casamento perfeito!!!
O livro tem final. Mas ele deixa algo pra você imaginar. E a questão, é que você pode imaginar sim um epílogo , mas seria ainda melhor se fosse a visão da autora que te desse isso. Estão, estou torcendo e esperando que ela escreva realmente uma continuação! <33333333
Bjs!!!!