[Resenha] Desaparecidos - Margaret Peterson Haddix

Desaparecidos - Vol. 01
Margaret Peterson Haddix

Um avião pousa em um aeroporto dos Estados Unidos sem ser detectado no radar. No seu interior, não há adultos, não há tripulação. Apenas 36 bebês, cada um em uma poltrona. E, assim como apareceu do nada, o avião some. Mas as crianças ficam. Treze anos depois, Jonas, um adolescente que sempre soube que era adotado, começa a receber cartas misteriosas com as frases: “Você é um dos desaparecidos”, “Cuidado! Eles vão voltar para pegá-lo”. Seu amigo Chip também recebe as mesmas mensagens. Seria apenas uma brincadeira de colegas da escola?
Jonas, Chip e Katherine, irmã adotiva de Jonas, começam a investigar as cartas enigmáticas e descobrem que não são os únicos a recebê-las. Uma incrível trama está acontecendo e ela envolve o FBI, pessoas que aparecem e desaparecem no ar, viagens no tempo e dois poderosos grupos rivais que querem coisas bem diferentes dos garotos.
De uma hora para outra, Jonas, Chip e Katherine se encontram no meio de uma surpreendente aventura da qual não podem escapar. Será que eles têm alguma escolha? E se todas as alternativas forem horríveis?



"Seus pais biológicos não importam. Você é Jonas. Eles podem ter covinhas ou três olhos cada um e seis dedos em cada mão, mas isso não muda nada em você."

Eu curti essa leitura, apesar de ela ser mais voltada para o público teen. O ritmo do livro é bom, ele te puxa bastante, mas eu senti falta de um pouquinho mais de ação, Os personagens principais têm treze anos, ainda estão estudando, então acho que isso contribuiu pra que a ação fosse menor mesmo. Se eu tivesse lido esse livro aos meus 13-16 anos eu com certeza teria amado, até porque é um gênero que nessa época eu não tinha muito acesso. Então fica a dica! Vamos a resenha:

O Jonas e o Chip se tornaram melhores amigos, desde que Chip se mudou para a vizinhança de Jonas, um evento recente. Chip de cara tem uma quedinha pela meia irmã de Jonas, o que deixa o menino numa situação um pouco incerta e constrangedora.

No começo eu antipatizei muito com a Katherine, a achei mimada e antipática, mas aos poucos a insegurança e o ciúmes foram se revelando, por trás daquela fachada de antipatia. Ela via o Jonas como um rival pela atenção dos pais. O que é um pouco irônico, uma vez que ele que é adotado, né? Mas ela melhora e até vemos algumas demonstrações de carinho da parte dela, o que me deixou agradavelmente surpresa, apesar de continuar não gostando taaanto dela. O que dizer? Primeiras impressões ficam... 

É quando então as cartas começam a chegar. Mensagens como "Você é um dos desaparecidos" e alertas que à princípio parecem ser apenas brincadeiras de mal gosto de colegas da escola. Afinal, o bullying é uma prática comum entre colegas de classe, infelizmente. Entretanto as cartas deixam uma coisa clara: quem quer que seja a pessoa que as envia, ela sabe que ele é adotado! Até aí, tudo bem. É um pouco esquisito e tal, mas não impossível de descobrir. Não era exatamente um segredo mantido à sete chaves.

Para sua surpresa porém, seu amigo Chip começa a recebê-las também. As mesmas mensagens. Mas acontece que Chip não era adotado. Era? É então que eles começam a questionar tudo o que contaram para eles e a procurar por respostas, mas as coisas só vão se complicando à medida que eles vão tentando descobrir mais. Quem está mandando essas cartas? E quem está vindo para pegá-los?

Para mim o livro terminou na melhor parte e acho que o segundo tem muito potencial, inclusive estou achando que será melhor que o primeiro, com muito mais aventura. Vamos ver!

28 comentários:

  1. Oi!
    Só por ser da Fundamento, já me interessei pelo livro... a editora tem algumas de minhas séries favoritas! E a história desse livro parece excelente, cheia de mistérios, e com ótimos personagens... quero ler pra ontem! :P
    Bjus, amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Que bom, acho que é um dos primeiros livros que leio dela e achei a escrita ótima. Vou procurar outros livros da editora pra ler *-*
      Bjo!

      Excluir
  2. Amanda, já fiquei intrigada pelo livro logo que li a sinopse e concluindo sua resenha, estou quase desesperada por ele. Sou fascinada por esse gênero, adoro um bom mistério com muitas aventuras e fiquei bastante curiosa sobre as cartas.
    Adicionei Desaparecidos em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, você vai adorar então! Ele é muito bem escrito e tem um ritmo ótimo, que nos deixa querendo saber o que vai acontecer cada vez :3
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi Nanda, nossa arrepiei com a sinopse não é o tipo de livro que custumo ler mas a sinopse me chamou muita a atenção e sua resenha está incrível bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Fernanda, tudo bem?!
      Que bom que você gostou, leia sim, vale a pena! ;)

      Excluir
  4. Oi Amanda, achei legal a ideia de um suspense com crianças. Com certeza entrou pra minha lista de leituras. Vc sabe quando sai o próximo?
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Temos o 2º e o 3º já publicados pela editora Fundamento *-*

      Excluir
  5. Oi Amanda.
    A premissa do livro me pareceu ser bem interessante, até fiquei curiosa pra saber quem são realmente essas crianças e porque elas estão recebendo essas cartas. Mas apesar dessa minha curiosidade, não seria um livro pra agora.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele desperta essa curiosidade mesmo! Quando estiver no clima, leia, vai gostar ;)
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá
    Sou muito fã de livros com esse tom de mistério com aventura, rsrs. Não o conhecia, mas já gostei de sua premissa. E olhando os outros livros no skoob vi que tem notas muito boas. espero ler futuramente e tirar minhas duvidas a respeito.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manoel!
      Esse gênero é ótimo. né?! :3
      Leia sim ;)

      Excluir
  7. Oi!
    Eu gosto muito de livros teen, ( acho que isso se deve a eu amar os livros do John Green, então o gênero teen por conseqüência me agrada muito )
    E esse em especial traz um " quê" de suspense ( pelo que pode perceber na sua renha)
    fiquei curiosa para saber a real historia desses meninos, e quem manda as cartas.
    ta anotado aqui, para uma futura leitura.

    Beijos, Emy!!!

    www.blogpsicoses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi!
    A premissa do livro me fisgou. Cartas aparecendo do nada, estranho hein? Mas o que me desanimou um pouco foram os protagonistas terem 13 anos. (Depois que li Bruxos e bruxas e me decepcionei, tenho evitado um pouco livros mais teen, hahaha).
    Mas adorei a resenha, me deixou curiosa apesar de minha resistência.
    Bj

    Notinhas de rodapé =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Michelle :D
      Também gostei bastante da parte de suspense dele, acho que foi o que puxou, o que instigou mesmo. Tipo como eu falei, o primeiro já tem um desfecho meio surpreendente né e já deixa um gancho bacana pro segundo, então por isso acho que vai ser beeeem melhor, com muito mais ação, apesar da faixa etária dos personagens a série promete bastante!
      Bjs! <3

      Excluir
  9. Olá! Pela capa não dá para imaginar uma histórias dessas! Fiquei super curiosa para saber como a história continua, então, como você disse, o próximo livro tem grande chance de ser melhor que o primeiro. Abraço!
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Pois é, achei a capa estrangeira mais bonita mesmo, mas fazer o quê né?! kk'
      Realmente acho que o 2 promete :3
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Amanda.
    Sua resenha só me provou o que eu achei desde a sinopse: parece uma escrita de John Green. Sei que muita gente gosta dos livros dele, mas eu sempre saio decepcionadíssima.
    Desaparecidos tem uma pegada de suspense e mistério que não parece ser mantida até o final do livro, o que ée uma pena. É mais um livro que deveria ser composto de personagens adultos, com mais propriedade pra atuarem. Espero ter a mesma impressão que você quanto ao segundo, para me empolgar a ler o primeiro..
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Olha, na verdade o suspense foi muito bom, é o que instiga a gente a querer saber o que está acontecendo, mas como todo início de saga, as coisas demoraram um pouco pra se desenrolar. Não achei nem um pouco parecido com o estilo do Green, que tem um lado dramático, mais puxado para a ironia e o sarcasmo e a realidade. Enquanto Desaparecidos é sim teen, mas é todo construído com base na ficção científica e no suspense, na incerteza uma vez que ele te dá uma ideia de que será sobre uma coisa específica e na verdade é outra completamente diferente. Os dois autores são ótimos, mas não poderiam ter escrita mais diferente, a única coisa em comum realmente é que os dois são voltados para o público jovem, como eu de fato ressaltei acima.
      Beijos ;)

      Excluir
  11. O livro me pareceu bem interessante, tem uma capa bonita e uma sinopse legal. Deve ser um livro bom mesmo, apesar dos personagens serem jovens, o que não vejo tanto como um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará! Kk'
      Ele é bem legal e realmente não é um problema, é mais como um contratempo, já que acaba limitando um pouco as coisas, mas nada que não possa ser superado ;)

      Excluir
  12. Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa com a premissa e querendo conhecer a história. Adoro livros teens para ler em momentos para relaxar ou para curar uma ressaca. Embora não tenha muita ação, acho que vou gostar de ler...
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lica :D
      Pra dizer a verdade também não conhecia, foi dissecando a biblioteca parque aqui perto de casa que achei e fui cativada >.< kk'
      Os próximos livros parecem ser bem mais emocionantes e com mais ação, leia sim *-*
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá Amanda, eu gosto de ler esse tipo de livro de vez em quando pra relaxar, um livro com pegada mais leve, mais aventura não tão corrida. Gostei da sua resenha e quando sair a próxima vou vir aqui ver se gostou e se vale a pena.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giu! (abusada, né?! Kk')
      É perfeita pra relaxar um pouco mesmo, até pra sair um pouco da casinha, às vezes a gente se prende muito a um certo gênero e é sempre bom explorar um pouco, ver o que outros autores tem pra oferecer *-*
      Nos vemos na resenha do 2! kkk ;)
      Beijooo

      Excluir
  14. Acabei de ouvir a resenha de a 5 onda então não me liguei nesse livro... Mas vamos lá.
    Pensei o seguinte, os país da menina sequestraram o irmão adotivo dela...
    Mas e o amigo TB pode ser adotado?. Pera... Hahaha
    Adorei saber que o final é bom.
    Mas tem continuação?
    Puxa... Vou deixar esse livro para mais tarde.
    Mas curti a dica e já anotei no meu caderno de livros que tenho que ler ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk
      Estou muito curiosa com esse 5ª onda que você mencionou. Ouvi falar muito bem dele!
      É uma série sim.Já tem 3 publicados! ;)
      Espero que goste da leitura <3

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...