04 novembro 2015

[Resenha] Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas
Supernova 01
Renan Carvalho


Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.
No mundo de Supernova a magia existe. Mas na cidade em que mora, Acigam, ela é proibida. Todos que forem vistos exercendo o controle são perseguidos e desaparecem. Os muros em volta da cidade impedem que qualquer um saia e também que qualquer um entre. É nesse mundo conturbado e caótico que vive Leran Yandel.

Ele é um jovem de dezessete anos e está terminando seus estudos na escola. Como qualquer adolescente, não sabe o que quer fazer da vida. Não é que ele tenha muitas opções... Com as portas da cidade fechadas e o controle exercido pelo governo, não lhe resta muito que fazer a não ser trabalhar na loja de móveis de seu avô. Leran é um exímio arqueiro, essa foi a matéria que mais se dedicou na escola e, quando ganha um arco de presente de seu professor, ele não imagina a diferença que isso vai fazer em sua vida.

Mas não é só isso que ele gosta de fazer. Leran tem aulas com seu avô sobre o exercício do controle, e aprende bastante sobre o tema que o governo tanto persegue.

A magia nada mais é do que a manipulação das formas de energia que movem o mundo: terra, água, ar, luz, fogo e trevas. O exercício da magia é chamado controle e, em várias partes do mundo, é ensinado na escola. Mas não em Acigam. As pessoas nascem com afinidades diferentes para determinados tipos de controle, e isto está relacionado à sua própria personalidade. 
“Pessoas mais corajosas têm os traços do fogo, por exemplo. A ambição é relacionada às trevas. A calma é a característica de uma pessoa da água. São como as virtudes presenteadas pelos deuses. É claro que tudo isso tem explicações científicas: as energias estão em todos os lugares e nós também somos formados por elas. Algumas são predominantes em nossa estrutura e tendem a orientar nossa personalidade assim como as afinidades que possuímos. Acredito que eu, assim como meu pai e avô, sou melhor ao controlar o fogo e seus derivados. Mas isso não quer dizer que eu não consiga usar a água, por exemplo. Só será mais difícil.”
O sonho de Leran é viajar o mundo, conhecer outros lugares, costumes e povos, mas é impossível, pois ninguém sai de Acigam. 

Depois de acontecimentos inesperados, ele é apresentado a um mundo que jamais imaginava que existisse, e que ele faz parte desde que nasceu. 

A Guilda é uma sociedade que vive às margens da sociedade. Formada por controladores da magia, também chamados de magos, o seu principal objetivo é lutar contra a opressão do governo. A desigualdade social é imensa dentro dos muros de Acigam e a parcela da sociedade detentora de recursos, a chamada classe média, é forçada a agir dentro dos padrões estabelecidos, quando uma grande fração que é muito pobre e carente sofre diariamente nas mãos do governo ditatorial.

Leran é apresentado a este mundo de forma brusca, e rapidamente deve entender a sua missão de vida. Ele deve se tornar um mago e proteger a sua família: sua irmã Luana e sua mãe, Laura.

Luana tem 15 anos e é muito rebelde. Gosta de coisas sombrias, cores escuras e possui uma personalidade muito exótica. Ela e Leran sempre foram muito amigos e, um vai precisar ainda mais do outro, nos tempos difíceis que estão por vir. 

Sua mãe, Laura, criou os dois filhos sozinha depois que seu marido faleceu. Ela tentou a todo custo afastar Leran deste mundo, mas chegou a hora de enfrentar a realidade que ela tanto temia.

Em meio a tudo isto, Leran conhece Judra. Uma linda jovem que ele literalmente trombou um certo dia no centro da cidade, quando estava voltando da loja de seu avô. E, este encontro surpreendente resulta numa amizade instantânea, e depois em uma paixão encantadora...

Porém, depois da sua festa de formatura, a vida de Leran vira de cabeça para baixo. Ele descobre que há muito mais por trás dos esquemas do governo, e que a Guilda não está tão inerte quanto parece. 

Quando precisam fugir para salvar suas vidas, um novo Leran nasce. E este novo se chama Encantador de Flechas.

Ele deve ser forte. Deve se aperfeiçoar no controle. Deve fazer o seu papel, mesmo quando descobrir que nem todos são o que parecem e que a traição pode vir de onde ele menos espera. Mas nem isto é tão definitivo, tudo pode mudar.
“Em todos os casos, precisarei estudar escondido como meu avô faz, para saciar minha fome de mundo e manter minha mente saudável. Esse não é um futuro interessante em que imagino viver. Sou muito maior do que tudo isso. Meu potencial é desperdiçado dentro desse sistema. Mas o que posso fazer para mudar? Unir-me à rebelião e arriscar minha vida? Se eu morrer, nem um futuro terei, não é mesmo?”
A história criada por Renan Carvalho me surpreendeu MUITO. Sabe quando os técnicos do The Voice viram a cadeira logo no iniciozinho da música? Foi exatamente assim, lá pelo capítulo 5 eu já tinha batido e virado a cadeira pro Renan, rs.

Toda a construção da premissa foi espetacular. As explicações sobre a criação do mundo, os elementos e a magia foram muito bem colocadas. Não foi tudo explicado de cara e o quê de mistério foi muito bem manobrado pelo autor à medida que se desenvolvia a história de Leran. Eu achava que isso me incomodaria, porque gosto de tudo bem explicadinho, mas gostei da forma como foi feito e acho que foi intenção do autor não explicar mais sobre o mundo de cara, deixando ainda questões para o próximo livro.

Leio muitas fantasias, esse é o meu gênero preferido, então posso apontar com muita segurança os tópicos que fazem deste livro uma grande história:

# Os personagens são muito consistentes e bem elaborados. Vemos o crescimento e amadurecimento de Leran, com todos os fatos que levaram a isto. O tempo todo descobertas inesperadas aparecem, e ele deve aprender a viver com cada uma delas. Só que não podemos esquecer que ele é um jovem de 17 anos. 

Sua irmã, Luana, exerce um papel central na minha opinião, e a personalidade dela também foi muito bem desenvolvida. Mas, a grande revelação, para mim, foi Judra. Não posso contar mais porque o mistério é também uma das principais características do livro. 

O livro é dividido em quatro partes, correspondente a fases diferentes vividas pelos personagens. Leran narra as duas primeiras e Judra a terceira e quarta parte. Me surpreendi e muito com o rumo tomado pelos personagens e ainda mais com a história de Judra. Foi nesse momento que o livro me pegou de vez.
“Foi só um surto gerado pela minha mente atormentada. Não sei mais o que devo fazer para me livrar desses fantasmas. É como se eles me perseguissem. Por mais que eu tente me esquecer dos rostos das vítimas, todas voltam para me assombrar.”
# As fundações da história são muito bem explicadas, além de inovadora e fantástica. A explicação de como o mundo foi criado, como cada elemento tem o seu papel; as descobertas que temos ao longo da história, sobre como a ciência do universo explica a magia e a evolução dos personagens com essas descobertas, me surpreenderam bastante.

# O tema político-social exerce um papel central. A ditadura exercida pelo governo mostra o tempo todo que a manipulação de massa pode fazer tudo parecer o que não é. 
“Talvez precisemos morrer para acalmarmos nossos anseios por vingança, para trazer paz a nossas almas perturbadas por um passado tão difícil."
# Tem muita emoção e aventura, Leran vive momentos de muitas revelações. Mas também uma grande parte de crueldade e caos. O sofrimento do povo e todas as mortes que acontecem nessa guerra que até então era oculta, mostram a verdadeira crueldade praticada pela elite governante. 

E, para arrematar e bater o martelo,

# A CAPA. Sem palavras para essa capa. Feita sob medida para o livro e que retrata muito bem uma cena da história. Quem leu o livro já olha pensando, UAU, que perfeito! 

Além disso, o livro tem algumas ilustrações MARAVILHOSAS, que retratam algumas cenas. MUITO MUITO legal!! Eu adorei!

No final do livro tem também uma pequena explicação sobre a ciência, que é abordada na história, uma lista dos personagens e uma breve explicação de quem é cada um, além de um guia de Acigam! Muito legal né?

Acho que a única crítica que eu tenho a fazer é sobre o uso excessivo de exclamações no final dos diálogos. É algo que pode ser facilmente resolvido com uma revisão e que não me incomodou muito durante a leitura, mas como revisora não consigo deixar passar, rs.

Renan Carvalho está de parabéns pelo trabalho que fez em Supernova - O Encantador de Flechas. O conjunto capa + história + ilustrações está de aplaudir. Parabéns mesmo. Nós conhecemos o Renan na bienal deste ano <3.

É um livro que te convida a pensar sobre diversas coisas. Sobre ciência, o universo, magia. Mas também sobre opressão, desigualdade, coragem e perdão. 

Com certeza um dos melhores que li esse ano!
“Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto. Ela nos faz parecer pequenos perante o destino.”
Vale muito a pena conferir o booktrailer desse livro, está DEMAIS!!!


Vejam essa entrevista que o autor deu para o Cabine Literária:







Compartilhe!

31 comentários :

  1. Olá!
    Queria muito poder ler o primeiro livro da série, para ver se me interesso, porque sou apaixonada por fantasia! Minha prima leu abandonou esse livro pq ela disse que estava muito chato D: ao contrário de vc ela não gostou... Mas é tão bom ver um autor nacional publicando fantasia com a Novo Conceito <3 espero um dia conseguira algo assim também! SUAHSUHUH...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como assim ela abandonou rsrsrsrsrs Eu ameiiiii
      Leia que vc vai gostar!

      Excluir
  2. Vontade de ler só pq acompanhei a sua empolgação durante a leitura!
    Mentira... o livro parece ser muito bom! Fiquei curiosa para ler.
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaahahahaha acho que eu fiquei só "um pouco" empolgada né amiga =**

      Excluir
  3. Oi Luiza!
    Tudo bem?
    Eu já li esse livro e é surpreendente mesmo! Não vejo a hora de ler a continuação, torcendo para gostar tanto quanto o primeiro \o/
    Bjk
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      A continuação é muito muito boa!!!! Em breve, resenha =)

      Excluir
  4. Li esse livro quando foi publicado por outra editora, e me surpreendeu muito também. Os personagens são realmente muito bem construídos e tem mesmo bastante emoção e aventura. Tenho essa nova edição e estou louca pra ler, a primeira não tinha ilustrações e com certeza elas tornaram o livro ainda melhor! Não me lembro também de ter esses extras no final, mas sei que essa edição tem coisas novas mesmo. Espero amar como amei da primeira vez que li, e pretendo em seguida ler a continuação. =)

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, essa edição com as ilustrações está linda demais, vale a pena ter!!!!
      E, você vai amar a continuação com certeza =D

      Excluir
  5. Olá!
    Sabe já li algumas resenhas deste livro, mas não me lembro de nenhuma com detalhes como esta. Sua forma de descrever o livro é bem interessante e mesmo o livro não sendo meu gênero favorito fiquei com aquela pontinha de curiosidade para ler.

    Bacana conhecer pessoalmente o autor né! =D
    Um abraço!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Que bom que gostou da resenha <3 Me maior defeito quando falo de um livro que eu amo é falar demais hahahahaha

      Beijo!

      Excluir
  6. Ahh!! Esse livro está na minha lista desde que foi lançado, ele é toda e qualquer fantasia que foi lançada nesse tempo de 'modinha geek', pois enfim os nerds de verdade (os que passaram pela fase de que ser nerd não era legal) estão podendo consumir seu adorado material fantástico a preços bem acessíveis. Então estou aproveitando a leva.
    É a primeira resenha que li, que confirmou tanto a minha vontade de ler essa obra, assim como a certeza que todos que afirmaram que a obra era excelente não estavam mentindo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa,

      Realmente essa fase em que ser nerd é legal é maravilhosa *_*
      Leia Supernova que com certeza você vai gostar xD

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Uau, não imaginava que esse livro era assim tão incrível *-* são poucos os livros para os quais eu viraria cinco cadeiras ao mesmo tempo...haha'
    Encontrei algumas resenhas desse livro, mas acho que ninguém havia falado tão bem dele até agora, e você conseguiu me deixar realmente muito curiosa. Quero para ontem!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te deixei curiosa Drhy hahahahaahah
      Esse livro vale a pena!
      =)

      Excluir
  8. Olá!
    Assim que esse livro foi lançado, eu vi o alvoroço que foi. Apesar de achar a capa muito bonita, eu não me interessei pelo enredo. Não é um estilo que eu leia tanto e acho que foi por isso que não me interessou de cara.
    Sua resenha está muito boa.
    Espero que o segundo livro seja tão bom quanto esse.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro não é meu estilo favorito, mas sua resenha foi tão completa e empolgante que eu fiquei na maior vontade de ler.
    O engraçado é que ainda hoje o colunista do blog veio buscar o segundo livro que recebemos da editora e falou do primeiro com uma empolgação do livro que eu achei que fosse só dele - o que vejo que não já que encontrei alguém mais empolgada com o livro do que ele...rs
    Acho incrível quando os autores conseguem entregar uma boa história, que entretêm e ao mesmo tempo ainda faz pensar sobre tantas coisas. Se eu tivesse um pouquinho mais de tempo, com certeza daria uma chance a esse à Supernova.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito fantasia , mais sempre tento dar uma chance , sua resenha esta muito boa e me fez querer conhecer um pouco mais sobre esta historia , gostei de saber que os personagens são bem construídos e para ser bem sincera sua empolgação é contagiante deixarei em minhas metas
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Eu já tinha colocado esse livro na lista de quero ler, porém nunca tinha visto nenhum resenha do livro e admito que adorei a sua! Parabéns. Fiquei bem mais curiosa e ansiosa para ler, depois que vi a sua resenha. E a capa é realmente linda.
    Um beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza, tudo bem?

    Tenho bastante vontade de ler esse livro... gosto de fantasia e o fato de Acigam ser controlada, murada, e proibida de se praticar magia, tem um quê de distopia... e esses são meus gêneros favoritos... então com certeza me interessa. Além disso, os personagens parecem ser bem construídos, e percebemos o crescimento deles durante a história... e gosto muito dessa mudança na narrativa, pois dá para ter uma visão mais ampla. A capa, a diagramação e as ilustrações, nem precisa falar né... perfeitas!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amo livros de fantasia, fico feliz qua do leio uma resenha desse gênero. Esse livro é intenso, cada linha lida da sua resenha me transportou para dentro do mundo que o autor criou e é fascinante! Necessito ler esse livro e espero poder fazer isso! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Sou fã de fantasia, mas infelizmente esse e um livro que não me ganhou logo de cara, li algumas resenhas, algumas negativas e outras bem positivas como a sua, mas por enquanto não é uma leitura que queira fazer nos próximos dias, por sinal tenho esse livro em casa.
    Gosto quando o livro traz ago a mais, como foi o caso dessas extras, quem sabe quando eu tive um tempinho e a vontade de le-lo acabe gostando.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiza,
    Eu conheci esse autor/obra em um evento literário e ele falou da sua criação de uma forma que fiquei tentada a comprar o livro daquele dia - pena que não tinha.
    Gostei muito da sua resenha e dos pontos que você levantou. Saber que a história foi bem fundamentada e explicada é essencial para querer ler o livro, ainda mais.
    Espero ler e gostar ♥
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Bom, como você eu gosto muito de livros de fantasia e por esse motivo, acredito que irei gostar de Supernova, e também por diversas coisas, inclusive por os personagens serem bem elaborados, o que acho importante em um livro, adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei impressionada com sua resenha, e como amo fantasia, eu já me apaixonei por ele antes mesmo de ler!!
    Eu quero esse livro, já vou adicionar a minha lista de desejados!! Cada detalhe parece muito bem feito, adorei as ilustrações também!! Tem tempo que um livro não me ganha logo no inicio!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza, sua linda, tudo bem
    Nossa, adorei a sua resenha!!!!!! Primeiro, para tudo, esse trecho que você citou no final, me deixou emocionada, pois é verdade, passamos pela vida achando que somos super- heróis, que nada irá nos acontecer, mas quando encaramos a morte, vemos que somos pequenos demais. Eu ganhei o livro dois dessa série, e ao folheá-lo, me encantei, ele é lindo, cheio de gravuras, e já tinha me programado para comprar o primeiro, adoro fantasia, magia, mas eu não esperava tanto assim dessa história. Agora, terei que colocar no topo da minha lista e a culpa é sua!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Fantasia não é meu gênero favorito, mas eu gosto muito de ler livros do gênero de vez em quando!
    A premissa não me despertou curiosidade e apesar de você ter feito ótimos comentários sobre o livro mesmo assim não me senti atraída a realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  20. Oii!!
    Não tinha ouvido falar ainda sobre esse livro, mas achei a história super interessante, é um gênero que adorooo, fiquei louca para ler e conhecer mais a história do personagem Leran.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor!
    Cobiço esse livro muito antes de ele ter sido lançado pela NC. Lendo sua resenha, percebo que a obra vale muito a pena e que o autor conseguiu dar vida a um contexto fantástico bastante criativo. Adoro quando somos arrebatados por uma aventura e, ao mesmo tempo, somos inseridos na cultura da obra de modo progressivo. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza :)
    Eu ganhei o livro em um sorteio a um tempo, e tenho que confessar que estou pensando em passá-lo pra frente! Sou fã de fantasia, mas a sinopse do livro não conseguiu me prender. Parece que o Renan fez uma crítica ao governos manipuladores, e isso foi o que me chamou a atenção na sua resenha! Pela sua empolgação vou aproveitar que estou com o livro e irei tentar a leitura, espero mudar de idéia e me encantar como você ;)
    Bj
    Visite: Blog Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  23. Olha eu gosto muito do genero se fantasia mas esse livro não conseguiu me chamar a atenção de jeito nenhum, eu não vi nada de interesante no enredo e por isso dispenso a leitura, mas fico feliz que tenha curtido a leitura. A foto que você tem o escritor esta muito bonita.

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Que resenha enorme,mas eu adorei.Eu não leio muita fantasia mas me interessei instantaneamente pelo livro quando vi o book trailer do segundo volume,amor a primeira vista kkk.Então estou contando os dias para o meu chegar e eu enfim o ler.E que mundo o escritor criou hein,descrição nesse caso é tudo.E espero gostar assim como você da história e vou aguardar a sua resenha do segundo livro pra ver o que você achou.E essas ilustrações estão lindas.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei