[Resenha] Pandemônio - Lauren Oliver

Livro: Pandemônio
Trilogia Delírio - livro 2
Autora: Lauren Oliver

Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.


Este é o livro dois da trilogia Delírio e pode conter spoiler sobre o primeiro livro. Caso não tenha lido o livro um e queira conhecer a série, leia a resenha aqui. Se você gosta de spoilers vá em frente xD

Olá galera :) 

Depois de tanto tempo sem fazer resenha, estou finalmente de volta. Espero conseguir conciliar a minha rotina louca com as resenhas dos meus amados livros. 

Quem fez a resenha do livro um Delírio foi a Laura, mas como estou lendo a série vou fazer as resenhas dos livros dois e três. Eu não consigo dar a minha opinião apenas em uma parte da série, então, para quem quiser saber o que ei achei de Delírio, clique AQUI. Coloquei uma "breve" opinião e não fiz a descrição da história, já que a Lala já falou bastante dele :)

Agora vamos falar de Pandemônio...

Lena pulou a cerca em direção à Selva, mas Alex não conseguiu.
A história de Pandemônio continua contando a trajetória desta mocinha no ponto onde termina a história de Delírio.

Lena sobreviveu. Mas a que custo? 
Na Selva ela descobre uma nova vida. Livre. Sem ter ninguém para dizer o que ela deve pensar ou sentir. Livre da opressão de um governo controlador. Livre de uma sociedade de zumbis. Mas é uma vida sofrida, em que se vive um dia de cada vez. Há pouca comida, não  há mais conforto. Deve-se lutar para sobreviver e seguir em frente. 

Em meio à grande floresta que é a Selva, Lena encontra pessoas que a salvam quando estava à beira da morte após pular a cerca. A sobrevivência não foi fácil, ela quase morreu. Com poucos medicamentos, pouca água, poucas roupas e pouca comida os "Inválidos" sobrevivem um dia após o outro. Graúna é a líder. Ela ensina Lena a ser uma pessoa mais forte. Ela deve lutar se quer sobreviver nessa nova vida. E ela luta e sobrevive. A velha Lena morre para que a nova Lena possa nascer.

A saudade de Grace, Hana, Alex... Dói. Mas ela tem que enterrar essa dor para seguir em frente. Ser forte, ser forte e ser forte. É só o que ela pensa. Deve se adequar à nova vida. Aprender a caçar, a ouvir os sons da floresta, a se defender, a sobreviver com pouco ou quase nada. 

E ela aprende a gostar de novas pessoas. Graúna é durona mas no fundo gosta muito de sua "família". Para liderar este grupo ela deve fazer muitas escolhas difíceis, dividir as tarefas, planejar e estar sempre vigilante. Prego é outra incógnita. Sempre na dele, forte, corajoso, mas no fundo é legal. Azul é uma menina doce, Lena  gosta dela logo de cara.

E assim eles sobrevivem. O inverno está chegando e devem migrar para um local mais quente. Andar centenas de quilômetros, com pouca comida, pouca água e muito medo de perder mais pessoas. Como será essa viagem? Será que todos conseguirão chegar?

Paralelamente a esta narrativa, a história do presente é contada. Alguns meses depois que Lena fugiu, ela é uma nova pessoa. Agora, como parte da resistência, ela deve exercer seu papel na luta contra o controle do governo.

Eles lutam por um mundo onde cada um pode sentir e fazer o que quiser. Casar com quem quiser. Amar seus filhos e serem felizes. Mas esta luta é silenciosa e deve-se esperar o momento certo para agir.

"Apesar de eu ter passado muito tempo na Selva, me ocorre de novo que é um milagre ficar assim com uma pessoa. Ninguém pode nos dizer que não. Ninguém pode nos mandar parar. Escolhemos um ao outro, e o restante do mundo que vá para o inferno."

E parece que o momento chegou. Depois de semanas observando os movimentos da ASD, Lena deve seguir de perto Julian Fineman, filho de Thomas Fineman, líder do movimento. Ele é o símbolo do governo, um rapaz que mesmo correndo risco de morrer no procedimento (devido a uma doença) e mesmo assim quer ser "curado".

No dia da grande manifestação da ASD um ataque acontece. Saqueadores matam muitas pessoas e Julian some. Lena vai atrás dele e acaba sequestrada por este grupo de estranhos.

Os saqueadores não fazem parte da resistência, eles apenas criam o caos. Matam e roubam qualquer um.
Lena deve fazer o possível para sobreviver ao cativeiro. Na sua mochila só tem um guarda-chuva, um exemplar da Shhh e duas barras de cereais. Julian não sabe o que fazer. Foi criado nos berços de ouro de sua família, com todo conforto e riqueza, como ele vai sobreviver nessa situação? O que Lena deve fazer? Quem são essas pessoas? 

No segundo livro da trilogia Delírio, você conhecerá uma nova Lena, que mesmo perseguida pelos fantasmas do seu passado encontrará a força dentro de si e lutará muito pelo seu futuro.


"Quando você deixa a palavra entrar, quando permite que se enraíze, ela se espalha como mofo por todos os cantos e espaços escuros que há em você. E com elas vêm as perguntas, os medos trêmulos e frágeis, suficientes para mantê-lo permanentemente acordado. A ASD tem razão quanto a isso, pelo menos."



Quem me indicou (insistiu, rs) este livro foi um amigo querido, Kleber do @nosrodapes. De tanto ele falar que era muito bom eu decidi ver se era mesmo. Para falar a verdade, o livro um, Delírio, não me empolgou não, mas segui em frente porque não consigo abandonar uma série (salvo raríssimas exceções) e também porque ele falava taaaanto que eu tinha que ver pelo menos como é o segundo, rs.

Preciso começar dizendo que gostei muito mais de Pandemônio do que de Delírio. E vou contar por que. Lena é outra pessoa. Mais forte, controlada, inteligente, esperta. Será que é a mesma Lena do livro 1?  A autora deu um grande up na história. Para falar a verdade, parece até outra autora, rs. Este livro é muito melhor escrito, a narrativa é mais fluida, mas nem tudo são flores.

"Lembro-me de quando Graúna me disse quase o mesmo depois da minha fuga, quando eu estava doente e fraca, sem saber se queria viver ou morrer. Faz apenas meio ano: toda uma vida. Por um segundo sinto uma onda de tristeza: pelos horizontes que desaparecem atrás de nós, pelas pessoas que deixamos para trás, pelas partes de cada um de nós arquivadas e enterradas bem fundo."

Capítulos do "antes" que conta a história de quando a Lena chegou na Selva, sua sobrevivência e tudo mais são intercalados com capítulos do "agora" que conta sobre a Lena infiltrada na "ASD", um capítulo de cada por vez.

Eu não gostei disso. Poderia ter sido por grupos de capítulos de cada fase, e não um a um. Tinham momentos que eu queria matar a autora, quando uma coisa muito importante acontecia no agora e logo depois vinha um capitulo do antes. Grrrrrrrr deu mole nessa hein Lauren.

E aí acabam os pontos negativos. Mesmo sendo todo em primeira pessoa como o primeiro livro, ficamos muito mais interessados nos outros personagens. A percepção de Lena sobre o mundo exterior muda e com isso sua narrativa também muda. 

Conhecemos mais sobre Graúna, Prego, Azul, Julian...

A política ganha mais foco também  e para mim é o ponto central desta história. Pelo que eles estão lutando? Como ganharão essa guerra? Quantos também estão lutando?

E como os saqueadores orquestraram o ataque no dia da manifestação da ASD? Por que sequestraram Lena? E por que eles ainda estão vivos?

Muitos questionamentos entram em fuco numa história que antes eu achava vazia. Realmente agora a autora mostra a que veio.

O final é chocante, mas era algo que eu esperava. A sensação é de ir correndo ler o 3 agora mesmo!
"E um dia, a não ser que a resistência vença e tome de volta o país, os aviões e as bombas vão encontrá-lo. Algum dia o olho vai se virar na direção dele, como um laser, e consumir tudo no caminho. Algum dia a Selva toda vai ser destruída, e nos restará apenas uma paisagem de concreto, uma terra de belas casas e jardins bem-cuidados, parques e florestas planejados, um mundo que funciona com a precisão de um relógio com a corda bem dada: um mundo de metal e engrenagens, de pessoas seguindo em um tic-tic-tic para a morte."




47 comentários:

  1. Olá, Luiza! Eu não acompanhei a resenha de Delírio, portanto fiquei um pouco perdido em Pandemônio. Mas, consegui gostar da história da mesma maneira. Me interessei pela fuga da garota para uma selva, seu poder de liberdade pode fazer com que eu sentisse a sua prisão anterior. Sua nova vida não ensina coisas apenas para a própria, mas para os leitores também, como mostrar a força e lutar contra o que acha errado. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ycaro, esses valores que a autora passa são o ponto alto da história, chama a atenção e te faz pensar bastante nessas questões da sociedade...

      Excluir
  2. Doida para conhecer essa nova Lena!
    Adorei a resenha!
    Espero que consiga conciliar a sua rotina maluca com as resenhas!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, a diferença da Lena antiga para a nova é gritante rs Nem parece a mesma autora, vale muito a pena ler para ver essa evolução!
      Beijooos

      Excluir
  3. Eu ali, citado na resenha! Que honra! hahahaha <3
    Eu sou romântico! E vou te falar... esse livro me deixou desesperado!
    O que mais gosto da Lauren Oliver é como ela narra os pensamentos da Lena, além da abordagem crítica em relação a evolução da personagem bitolada para uma mulher corajosa.
    Eu confesso que sou muito ansioso e realmente me mordia quanto ao ANTES e o AGORA, mas me segurava. Acho que isso dá impulso na leitura.
    Apesar das nossas constantes discussões sobre o fim da série e de já ter lido muuuuitos livros fantásticos, a trilogia Delírio me marcou de uma forma muito especial e por isso insisti muuuuuuuuito para que a Luiza lesse! ;D
    Esse é o melhor livro da trilogia. O final mesmo inevitável é para morrer em câmera lenta! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi :))
      Eu também acho um dos pontos altos a narrativa dos pensamentos da Lena e essa evolução que ela sofreu obrigada pelas circunstâncias...
      Acho que entendi o que te encantou tanto nessa série e foi isso que me fez ler até o final rs
      E, sobre o final, vou falar na próxima resenha e te citar novamente hahahhaahah ❤️❤️❤️

      Excluir
  4. Olá!!
    Não conhecia a trilogia Delírio e fiquei bem interessada na historia da Lena o booktrailer me deixou mais curiosa. Já quero muito ler Delírio e Pandemônio.
    Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, leia sim!! Já tem os três lançados aqui no Brasil, dá uma olhada que de vez em quando rem promoção dos três livros juntos 😘

      Excluir
  5. Ai amiga... o primeiro livro não me animou muito.
    Mas sua resenha como sempre me deixou animada para ler.
    Vou tentar criar coragem de tirar ele da estante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga, esse parece ter sido escrito por outra pessoa. Acho que vale a pena ler sim e desencalhar da sua estante rs
      A evolução da dinâmica da história é absurda, os personagens estão muito diferentes, leia sim que você vai gostar 😘

      Excluir
  6. Eu estou SUPER ansiosa pra ler essa série, mds, vc só me fez querer ler ainda mais!!

    ResponderExcluir
  7. Menina eu tinha muito receio de ler essa série, mas eu comprei a trilogia quando eu li todas as resenhas e sinceramente
    eu fiquei fascinada pela estória. Ainda não li, mas eu acho que vou fazer isso ano que vem, porque estou doida para conhecer.
    O livro me parece ter um toque muito envolvente. Espero gostar bastante, porque estou com muita expectativa xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resumo-do-mes-outubro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Silvana. Você vai gostar...
      É como eu disse na resenha, a história de Delírio é um pouco menos empolgante, mas vale muito a pena ler o resto da série, porque a autora evolui muito =)

      Excluir
  8. Olá, Luiza!
    Sendo sincero contigo, não li sua resenha de Pandemônio porque ainda não li Delírio e não quero receber spoilers. Minha aluna está lendo Delírio e está me incentivando a lê-lo. Pretendo ler em breve.
    Abraços!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joe! Te entendo rsrsrs
      Também odeio spoilers!
      Leia a série sim que com certeza você vai gostar =)

      Excluir
  9. Oi Luiza.
    Essa foi uma série que não chamou minha atenção. Não sei sabe, vi a sua resenha agora e achei confusa, mesmo você falando que a autora se encontrou.
    Enfim.
    Gostei da forma sincera como você descreveu o livro e espero que a sequencia seja melhor ainda.

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rizia, pode parecer confusa mesmo com tantos temas abordados e os diferentes pontos de vista (passado e presente), mas te garanto que vale a pena ler =)

      Excluir
  10. Li Delirio em 2013 e fiquei louca pela continuação, mas o tempo passou e a serie caiu no esquecimento para mim. Mas sua resenha me fez lembrar de tudo o que eu tinha gostado no livro 1 e agora quero continuar com a serie.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente Ivi! Por isso que parei de ler séries que ainda estão sendo lançadas, eu acabo esquecendo a história =X
      Mas, pode ler a continuação que você não vai se arrepender. =)

      Excluir
  11. Vish! Passei direto nos spoilers pq não li o primeiro volume da série.
    Ja conhecia o primeiro volume, mas não me chamou mta atenção anteriormente.
    Talvez porque tenha aquela cara de mais do mesmo, não sei dizer.
    Não sei se leria nenhum dos dois livros da série que sitou na resenha.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa! Uma coisa eu posso te garantir sobre essa série, ela não tem nada de mais do mesmo =) O enredo é bem interessante! Se algum dia você tiver a oportunidade de ler, com certeza você vai gostar!

      Excluir
  12. Oie!
    Bom saber que no segundo livro melhora, assim quando eu começar a leitura eu não fico desanimada, rs. Esse foi um daqueles livros que esperei sair a trilogia completa para ler todos de uma vez \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Melhora sim!
      Eu também esperei lançar todos os livros e foi muito melhor assim =)

      Excluir
  13. Ouvi ótimas recomendações sobre essa série. Uma amiga leu o primeiro e uma prima leu o primeiro e o segundo. Ambas amaram e recomendaram mil vezes. Claro que fiquei curiosa! A questão dos capítulos que se alternam, antes e depois, não seria problema para mim. Gosto desses joguinhos literários, de brincar com a forma, além do conteúdo. Gostei da tua resenha, me deu mais vontade de ler os livros. Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essa questão dos capítulos alternados é mesmo uma questão de opinião, te muita gente mesmo que gosta da "adrenalina", rs

      Excluir
  14. Olá Luiza,
    Essa trilogia é uma das minhas favoritas da vida.
    Gostei muito da sua resenha e concordo, nesse livro o foco vai para a política e é muito bom. Adorei ver a Lena na resistência, ela ficou bem nesse papel.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lena melhorou muito nesse livro não é? E o que falar desse final Deus do céu, rs.

      Excluir
  15. Olá, Luiza. Tudo bem?

    Comecei a ler a resenha e pulei algumas partes. Pois estou com a trilogia aqui para ler e fiquei com medo de pegar spoilers. haha Mas assim que eu ler, volto aqui para conversarmos. É uma trilogia que tenho vontade de ler há muito tempo e pretendo colocar logo em dia.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, leia sim que você vai gostar :) Também fiquei com ela um bom tempo na estante até pegaf para ler :)

      Excluir
  16. Olá Luiza!

    Ah poxa, eu fiquei com medo de ler por conta do Spoiler... Eu tenho essa série completa e quero começar a ler logo! Então... mas eu queria ler sua resenha, vc escreve sempre muito bem! :(

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa :)
      Obrigada :)
      Também fiquei um tempão com ela na estante até pegar para ler, acho que vale a pena! :)

      Excluir
  17. Ola Luiza lindona confesso que enredos com Zumbis não me atraem, mesmo com sua ótima resenha, desta vez vou deixar passar a dica. A capa está linda. Quem sabe em outro momento eu tente ler e flua a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!
      Acho que você se enganou, rs. Esse livro não fala de zumbis...rsrs

      Excluir
  18. Olá, flor. Já ouvir falar muito dessa série e as capas são bonitas, mesmo sendo um pouco estranha. Amo livros que os finais são coerentes e que nos faça ir correndo ler o terceiro, mas também confesso que não sentir muito vontade de iniciar a leitura dessa série. Acho que já tenho tantas séries, sagas e trilogias que eu quero ler, que aumentar a lista não dá certo.
    Mas quem sabe futuramente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irisvanda :)
      Te entendo completamente! Minha lista já está infinita ;(

      Excluir
  19. Adoro tudo que envolva Zumbis, mas por mais estranho que pareça eu nunca tive curiosidade de ler essa série, acho que tem alguma ligação com as capas, Eu sei, isso é um preconceito idiota meu e pela sua resenha percebo que to perdendo uma baita história, vou tentar superar essa sensação que tenho quando olho as capas e conhecer a história de uma vez. Vá que eu ame né? ^^

    Beijinhos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda :)

      Como disse ai em cima para a Joyce, o livro não tem nada a ver com zumbis rs
      Dá uma lida na resenha dele ou do livro 1 (o link está logo no começo) que você vai ver que se trata de uma distopia....
      A frase em que falo "uma sociedade de zumbis" trata-se de uma figura de linguagem para se referir à população que é totalmente manipulada pela ditadura imposta pelo governo....

      Excluir
  20. Oii,
    As capas dessa série são muito lindas, fiquei apaixonada quando vi.
    Mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros. Mas com certeza eles já estão incluídos em minha lista de leitura.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiee.

    Hahahaha não sei se leria essa obra, mas sua resenha me despertou um pouco de curiosidade

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?
    Luiza, eu quero muito ler essa trilogia, tá nos meus desejados há tempos, mas nunca acho os livros pra comprar. Vai ter que ser na internet mesmo, né?
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaísa!
      De vez em quando tem promoção dos três livros juntos, principalmente no submarino, de uma olhada! E, vai ter Black Friday, então com certeza vai estar barato :)

      Excluir
  23. Olá!
    Ainda não comecei a ler essa triologia, mas tenho interesse. Eu acabei conhecendo por causa da capa, me lembrou um pouco (não sei porque) a história mega longa de pretty little liars (17 livros) e fui procurar saber. Não tem a ver, mas acabei me interessando. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Acho que as cores das capas lembram as de PLL né? Mas realmente não tem nada a ver hahahahahahhahha
      Leia sim :)

      Excluir
  24. Olá! Amo distopias, essa trilogia já está na minha lista há muito tempo. Agora que comprei o primeiro volume por 9,00 na bienal quero ler logo. Mas pela sua resenha, acho que vou comprar os outros dois antes de iniciar a leitura. Assim não fico tão ansiosa! As capas são maravilindas, mas a útlima poderia ser de outra cor, né!

    beijos!

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...