[Resenha] No Coração da Floresta - Emily Murdoch


No Coração da Floresta
Emily Murdoch

No Coração da Floresta - E se tudo o que você soubesse fosse uma mentira? E se a pessoa que deveria te proteger não tivesse condições nem mesmo de cuidar de si mesma? Carey é uma jovem de 15 anos com uma história de vida difícil. Levada às escondidas pela mãe para um parque nacional quando ainda era uma criança, tudo o que ela e a irmã menor conhecem é a floresta. Elas só têm uma a outra, considerando que a mãe, viciada em drogas e mentalmente instável, muitas vezes desaparece por dias sem fim. É durante um desses sumiços que repentinamente as meninas se vêem diante de dois estranhos, que as tiram da floresta e as levam para um mundo novo e surpreendente de roupas, meninos e aulas. Agora Carey precisa enfrentar a verdade por trás do seu passado e decidir se vale a pena revelar um terrível segredo, que, caso descoberto, pode colocar em risco a segurança e a nova vida das duas irmãs. No coração da floresta foi indicado a inúmeros prêmios, como a Carnegie Medal em literatura, e seus direitos foram vendidos para 8 países. Primeiro livro de Emily Murdoch, recebeu a seguinte crítica estrelada do Booklist: “Um livro cheio de dor e esperança. Uma estreia surpreendente.”

Não sei se todo mundo sabe, mas eu sempre comento isso quando tenho a oportunidade, é que eu não leio sinopses. É uma coisa meio de louco, mas funciona assim. Então quando eu vi esse livro, essa capa, eu pensei que era um triller, algo meio de terror, e na realidade não é bem isso.

A história começa com duas garotas na floresta, Carey de 15 anos e Janessa, sua irmã mais nova. As duas vivem em um trailer em uma área isolada de campismo e estão esperando a volta da mãe com os mantimentos, que estão já no final. Mas dessa vez a mãe está demorando mais do que das outras vezes, e Carey começa a ficar preocupada com a irmã, que nessa altura já odeia feijões, a única coisa que sobrou para comerem dos enlatados estocados.
Um dia, dois estranhos aparecem e afirmam que vão levá-las para a cidade, pois possuem uma carta da mãe contando sobre as meninas escondidas dentro da floresta e sua incapacidade de cuidar de ambas, devido a sua dupla personalidade. Um deles é o pai de Carey, que acolhe as meninas, e as levam para morar com sua mulher e a enteada. 
Então, agora, Carey tem outras preocupações além de manter Nessa segura na floresta: agora ela tem que aprender a lidar com as pessoas e com seus sentimentos, para se adaptar novamente na sociedade.

A história não se resume apenas a isso, e sim nas emoções de uma menina, que foi negligenciada pela mãe, além de abusada quando pequena. Mas Carey é uma criança que segue um caminho diferente de crianças que sofreram esse trauma, ela vai para o outro extremo e se torna uma menina responsável, educada, e que cuida da irmã com todo afinco. Tudo se resume ao bem estar da irmã acima do próprio.  Para ela, a vida não parece tão ruim na floresta.

A relação das duas é muito impressionante, elas se entendem nos olhares e nas atitudes, sem necessidade de palavras. A cumplicidade é tanta, que Nessa para de falar quando Carey pede que ela nunca revele um segredo que aconteceu há algum tempo atrás. Como Nessa é criança, ela leva o pedido da irmã ao pé da letra, e a apoia.

Por favor, não me faça acordar. Por favor, não permita que isso seja um sonho. Me deixe ter isso. Me ajude a saber como ter isso. Não permita que a gente acorde com frio e fome com os olhos de Janessa me implorando para melhorar aquela situação.❞

Quando as duas vão morar com o pai de Carey, os sentimentos começam a entrar em conflito. Carey se ressente com o pai, porque tudo que ela lembra quando criança, é o pai batendo nela e a mãe fugindo para protegê-las, e não foi isso que aconteceu realmente. A mãe simplesmente sequestrou a menina, quando o pai conseguiu a guarda dela na justiça. Mas Carey tenta se adaptar pelo bem da irmã, que como sendo uma criança que nunca viu uma cidade na vida, se deslumbra com tudo, e se adapta muito bem a todas as situações. Além de que, delegar os cuidados de Nessa para a mulher do marido é muito difícil, já que ela sempre cuidou da irmã como uma mãe.

Eu me lembro de Nessa quando bebê, como eu tinha que usar o calor do meu corpo para aquecê-la durante aquelas noites intermináveis no trailer quando ela chorava sem parar por mamãe, sem perceber que a mamãe por quem chorava era eu.❞

Quando uma criança vive sem nada, no meio da floresta, sem contato com pessoas além da mãe, uma nova família, que é amorosa e as aceita, realmente é difícil de acreditar, e esse processo é lento, e vem com todas as lembranças que ela tem da mãe. 

Outra coisa que você nota ao ler o livro, é a gramática não culta que temos em algumas falas da Carey. Isso apenas fortaleceu a personalidade da personagem, pois você consegue diferenciar o estado de espirito dela conforme temos essa mudança na gramática. Quando Carey estava mais sob o controle da situação e se sentia segura, ela falava normalmente, e quando ela se sentia insegura, como a menina na floresta, ela escorregava na linguagem. Essas frases eram incorporadas de forma sutil na narrativa, dando uma autenticidade aos sentimentos.

São tantos coisas para se falar desse livro, tantas coisas mais que eu queria pontuar aqui, mas não vou contar mais dele, saibam que existe muito mais do que isso. Tantos dramas a serem considerados, tantas coisas a serem analisadas, não apenas as irmãs, mas as atitudes da enteada, do pai e da madrasta.  No Coração da Floresta é um daqueles livros que te coloca para pensar, que te faz sentir a dor e o medo da protagonista. Mas também te dá uma esperança de que as coisas e as pessoas podem mudar.




8 comentários:

  1. Olá, Lud. Eu também não leio sinopses, até mesmo quando leio resenhas, não leio a sinopse proposta pelo blog, já vou direto na opinião do leitor. Enfim, já fui enganado várias vezes por achar que era uma coisa e ser outra, assim como você, haha. Enfim, em relação a estória do livro, me emocionei com os sentimentos que são passados no livro e algumas poucas cenas que a protagonista presencia. Além da completa reeducação à sociedade. Quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee achei uma pessoa que também não lê sinopses!!!!!
      Pode ler esse livro sem medo, que eu adorei ! Achei muito bem escrito!!!

      =)

      Excluir
  2. Depois de ler sua resenha eu precisei de algums segundos pra me recompor. Sabe, são poucos os livros qie me conquistam logo na resenha, e esse conseguiu. Parabéns a você pela maravilhosa resenha e para a autora, por criar algo tão bom. Com certeza vou ler esse livro e provavelmente vou chorar de emoção rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Thai,

      é tão lindo o livro!!! Leia e me conte se gostou mesmo!!!
      =)

      Excluir
  3. Oii!!
    Uau!!! Me encantei pela historia, quero muito saber o segredo de Carey. Tão bonito o amor e cumplicidade das irmãs e como elas lidam com as adversidades. Ótima resenha, parabéns.
    Bjos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara,

      eu achei lindo essa relação das duas !!! É muito verdadeiro, a autora está de parabéns !!!
      =))
      BJosss

      Excluir
  4. Eu liiiii ;)
    Super gostei.

    Mas tb achava q era um thrilee, tanto que li enquanto estava embalada pelos thrilers kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é???
      Li pensando que era um Thriller !!!! Somos loucas mesmo!

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...