30 setembro 2015

[Resenha]Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

Livro: Prometo Falhar

Autor: Pedro Chagas Freitas

Paginas:396

Sinopse: Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.
PROMETO FALHAR
"Foi a única promessa que ele fez, toda uma filosofia em duas palavras, eu não acreditava na possibilidade da perfeição, nem sequer fazia o que quer que fosse para alcançá-la, pois se não existe por que haveria de procura-lá? e se deixava viver pelo que tinha á frente, as opções todas, as portas todas, havia sempre uma hora ideal para a felicidade e era sempre agora, o amor só existe quando alguém desiste de ser perfeito."
Antes de mais nada, essa será a resenha mais sincera que eu vou escrever. Então, prestem atenção. Leitura é algo subjetivo. Cada um lê e sente de uma forma.
Primeiro...lá vai a nota. 5 ESTRELAS. Sim...dessa vez a nota vem primeiro. Agora vou descrever meus sentimentos e criticas.

CRITICA LITERÁRIA.( Só um subtítulo...quem sou eu pra ser crítica de algo)
Prometo Falhar é um livro de crônicas sobre o AMOR. Logo, se você não curte crônicas de amor, pode ser que você não curta essa leitura, porém, eu te aconselho a experimentar. Nem que você não leia ele todo de uma vez, você pode ler aleatoriamente, não precisa seguir uma sequência. Dê uma chance.Você poderá se surpreender.
O livro fala de amor... de todo o tipo de amor. Histórias de amor, de perdas, de recomeços, de amizade, de perdão, de família...é o amor em sua forma mais sublime, doída e pura. Cada crônica não vem com titulo. Então você vê varias historias se interligarem. Lembrou-me, na verdade, um diário...como se estivéssemos lendo o diário dessas pessoas.
Um ponto importante sobre a leitura. Desde do inicio a uma nota da editora alertando que a língua portuguesa falada no Brasil apresentava algumas diferenças, sendo assim, o texto sofreu algumas adaptações. Eu preciso ser sincera. Teve alguns momentos que eu precisei prestar bem atenção ao que estava nas entrelinhas da escrita, eu confesso que algumas vezes isso foi meio cansativo.
Mas ai vocês vão se perguntar...então porque é tão bom assim?Agora vem a melhor parte!


SENTIMENTOS LITERÁRIOS.( Esses são meus com muito orgulho)
Bom...eu acredito no amor. Sim...acredito!!! Acho magnífico o quanto ele nos mantém alegre e triste, com medo e com coragem...o amor...o amor é foda!!!!! Esse sentimento seja ele por nossa mãe,nosso cachorro, ou pelo homem ou mulher do nossa vida, ele faz com que a gente sonhe acordado, tenha esperança, seja melancólico, seja tudo em diversos momentos.
E tudo isso você encontra no livro. Eu preciso dizer que apesar de as vezes não ter conseguido ler o livro de uma vez, algumas crônicas eram tão profundas...tão intensas...que eu fechava os olhos e sentia na pele, o sentimento que estava ali descrito em cada página.
Era POÉTICO! Era lindo de ler. Como algo podia tocar tanto, como podia mexer tanto ao ponto de eu parar...e escutar uma musica (significativa pra mim), para acalmar o coração. Na verdade, eu capitei a essência da obra do autor. Ele fala do amor de uma forma clara...sem meios termos, é como se fosse uma colcha de retalhos das relações que permeiam nossa vida.
É tão mais fácil não amar,mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos?
É exatamente isso. Essa vida de nada vale se a gente não AMAR! Você vai lendo e parece que os sentimentos vão saltando das paginas... a magia da loucura de amar, sofrer, chorar, sorrir...é inebriante! Uma sensação de vulnerabilidade, de estar exposto, por que o amor.. nos expõem. Expõem o que há de melhor e pior de nós mesmos.
Sabe.... eu sei que tem gente que vai ler e falar, baboseira, essa resenhista é doida.
Mas só quem vê beleza na poesia mais desconcertante, vai capitar a essência da leitura.
Nossa vida é composta disso... amor, saudade, recordações, perdas. E esse livro trás atona todos esses sentimentos. O quanto nos modificamos, o quanto aprendemos, nos transformamos por amor...todos os tipos de amor.
A melancolia é a filosofia do corpo, o instante em que todo eu me encontro para refletir. Sento-me dentro do que penso e vou desfiando, ideia a ideia, o que me faz sentir vivo. É preciso a melancolia para a alegria faça sentido, é importante perceber cada momento de distância para que todas as presenças aconteçam."
De boa..posso escrever a noite toda sobre isso...rs. E nem assim daria para mensurar tamanha poesia.
Termino minha resenha com lágrimas nos olhos. Acho que foi difícil terminar a leitura, porque de uma certa forma, ela me remete ao que o amor faz da vida da gente. Ainda não sei explicar bem.. só sei que...dê uma chance para o amor. Se deixe contaminar por essa escrita. Leia no seu tempo...devagar ou rápido, entenda, volte na leitura se por acaso não entender. Leia com com coração. E perceba.........São em nossas falhas, que nos reinventamos.
Um brinde ao amor!!!Uma salva de palmas para esse poeta!

Compartilhe!

22 comentários :

  1. Me apaixonei por esse livro!
    Não consegui parar de ler. Realmente trata o amor de forma real e profunda.
    É de chorar mesmo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro tocante.Uma bela forma de retratar o amor.Seja ele qual for.
      bjs

      Excluir
  2. Parece ser um livro muito bonito, nunca li crônicas, então não sei se gosto ou não. Sempre li livro normal. E eu adorei a capa desse livro. Apesar de não saber se é meu estilo de livro vou dar uma chance para esse livro e ver se gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela realmente se você nunca leu deveria tentar.Tudo tem sua primeira vez.As cronicas tem seu publico cativo,mas nem todo leitor gosta delas.Experimente.Depois me diga o que achou.
      Beijos

      Excluir
  3. Assim que soube do lançamento desse livro, fiquei curiosa para ler. Tenho um carinho enorme pelo autor, e acredito, aliás tenho a certeza de que essa obra irá me conquistar tão quanto você foi conquistada.
    Admito que gosto muito de crônicas, e Prometo Falhar parece mostrar o amor de várias maneiras, tão intensas e emocionantes, te inspirando a cada página lida.
    Com uma resenha assim, cheia de amores, impossível não desejar ler também. Espero desfrutar dessa leitura em breve.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você curta Alessandra.De uma certa forma se você já gosta de crônicas será sem duvida mais fácil.
      Bjs

      Excluir
  4. Não leio tantos romances, porém esse com certeza tenho de ler! Após ler aquela citação do livro que fala que seria bom não amar, porém estamos aqui para amar tenho de ler o livro urgentemente!!! Gosto muito de livros que passem para os leitores esses sentimentos, porque realmente o sentimos, não adianta negar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade de alguma forma uma crônica ou outra acaba nos relembrando algo que já vivemos ou sentimos muito.Uma leitura que talvez seja mais significativa pra uns do que para outros.
      Bjs

      Excluir
  5. Você falou de uma forma tão bonita, que ate mesmo quem não goste iria adorar ler o livro.
    Gostei dos quotes escolhidos, deu pra sentir que vai ser uma leitura maravilhoso.
    Parabéns por essa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, em alguns momentos eu travei na leitura.Mas é como eu havia dito,acho que na hora da adaptação da leitura para nossa língua ,algumas partes ficaram difíceis de se interpretar.Mas nada que tire a beleza de sua obra.
      Bjs

      Excluir
  6. Se eu estava com duvidas sobre ler esse livro, elas sumiram depois que li a sua resenha. Consegui sentir o quanto você gostou desse livro.
    O livro tem uma capa linda e promete ter mensagens incríveis e intensas sobre o amor.
    Amei a resenha e saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaísa eu sempre gosto de deixar claro o quanto a leitura é algo subjetivo.Pode ser que muitas pessoas não se sintam como eu me senti.Mas se de oportunidade.Acho que valerá a pena.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, Helaine. Me encantei com esta estória proposta por um autor nacional. Ainda não experimentei um livro de crônicas, apenas de contos, são a mesma coisa, não né?! Enfim, estou bem ansioso com a leitura para sentir todos estes sentimentos que o autor nos propõe baseado em todos os tipos de amor existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro o autor Pedro Chagas é de Portugal. Te aconselho dar uma chance ao livro.Existe sim diferença entre crônicas e contos.Nas crônicas a narrativa geralmente é em primeira pessoa,e os fatos são ocorridos em nosso cotidiano,por isso nos identificamos com o acontecido muita das vezes.Já nos contos ,apesar de também ser uma narrativa,ele se concentra em apenas um acontecimento.Os contos podem ser narrados em primeira ou terceira pessoa.
      Espero que você saboreie a leitura.
      Bjs

      Excluir
  8. Sua resenha conseguiu me emocionar. Eu não me lembro de ter lido um livro de cronicas mas lerei esse. Fiquei muito curiosa para conhecer esse livro e para conhecer outras obras do autor.
    Parabéns por essa bela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelis eu também estou roxaaaaaaa de curiosidade de ler outras obras dele.Espero que você goste da dica de leitura.
      Bjss

      Excluir
  9. Oie
    É tão maravilhoso quando uma leitura consegue nos emocionar dessa forma.Falar sobre amor e os seus mais diferentes tipos nunca é demais,livros assim são feitos para serem saboreados.Sua resenha foi muito linda e despertou ainda mais meu interesse em conhecer essa obra magnifica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Letícia!!!Obras assim ficam eternizadas em nosso coração.
      Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi!
    Me apaixonei pela sinopse e lendo a resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro. O amor é emocionante em todas as formas. Fiquei super empolgada, quero ler logo!!
    Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Mayara Leia... acho que você ficará encantada!
    Depois me conta o achou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Mayara Leia... acho que você ficará encantada!
    Depois me conta o achou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mayara Leia... acho que você ficará encantada!
    Depois me conta o achou.
    Bjs

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei