[Resenha] O Resgate no Mar Parte Dois - Diana Gabaldon

O Resgate no Mar - Parte 2
Livro 3 - Série Outlander
Diana Gabaldon
Ano: 2015
Páginas: 626



Skoob | Editora | Compre
Sinopse: Claire Randall finalmente conseguiu voltar no tempo e reencontrar Jamie Fraser na Escócia do século XVIII, mas sua história está longe do final feliz. O casal terá que superar muitos obstáculos, de fantasmas a perseguições marítimas, mas o principal deles são os vinte anos que se passaram em suas respectivas épocas desde a última vez que se viram. Se a intensa paixão e o desejo entre eles não parecem ter diminuído nem um pouco, o mesmo não se pode dizer sobre a confiança. Jamie agora é um homem endurecido pelo que aconteceu após a Batalha de Culloden. Claire, por sua vez, precisa lidar com o segundo casamento de seu amado e suportar a saudade de Brianna, que ficou sozinha no ano de 1968. A união dos dois será posta à prova quando o sobrinho de Jamie for sequestrado. Juntos, eles precisarão singrar pelos mares e cruzar as Índias Ocidentais para resgatá-lo, provando mais uma vez que nada é capaz de deter uma história de amor que vence as fronteiras do tempo e do espaço.
         
 As resenhas dos outros livros da série Outlander você pode encontrar aqui. Essa resenha pode conter alguns spoilers dos outros livros. 


          A divisão desse livro em duas partes tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que talvez não fique tão cansativo e não seja um monstro de um livro (a parte um e dois juntas somam 1248 páginas). O lado ruim foi a espera para ler o resto da história e a descontinuidade que isso gerou. Espero sinceramente que a editora não divida o próximo livro.
          Mas colocando esse detalhe de lado, a história continua impecável. Diana desenvolve mais os personagens que conhecemos e nos apresenta outros novos e igualmente incríveis.  A escrita continua detalhista e surpreendente. Tudo o que eu amei nos outros livros continua presente aqui.
          Como dito na sinopse o principal obstaculo ainda são os 20 anos que os nossos heróis passaram separados. Cada um passou por coisas que mudaram seus jeitos de ser e suas vidas. 
"Agora, havia momentos, conversando intimamente, adormecendo na curva do seu ombro, abraçando-o com força no ato de amor, quando sentia que ainda o conhecia, sua mente e seu coração tão claros para mim quanto o cristal das taças de vinho na mesa de Jared. E outros, como agora, quando eu me deparava sem querer com alguma parte insuspeitada de seu passado ou o via parado, os olhos toldados de lembranças que eu não compartilhava. Senti-me subitamente sozinha e insegura, hesitando na borda do vácuo entre nós."
          O que faz com que eu adore a série Outlander, é que Claire e Jamie é o melhor casal sobre o qual já li. Eles se amam ferozmente e tem brigas épicas. É impossível ficar entediada, eles são tão ... reais. E os livros nunca ficam cansativos, mesmo sendo enormes.
          A história de Outlander acabou tomando um rumo surpreendente. Nunca pensei que teríamos um livro fora da Europa, por causa do Jamie e seu enjoo épico, mas nesse livro somos levados ao Caribe do século XVIII. Isso foi uma mudança radical. E me impactou muito a forma como a autora retratou o Caribe dessa época, com toda a sua brutalidade para com os escravos e as grandes fazendas de açúcar. Sair da fria Escócia, viajar em um navio dessa época e entrar no calor do Caribe foi incrível.  Esse livro foi muito bem ambientado. O lado histórico da série foi bem mais impactante nesse livro que nos outros. Tivemos um clássico julgamento de bruxas no primeiro, um passeio pela corte francesa e uma grande batalha no segundo mas nesse livro teve uma cena aflitiva. A visita ao mercado de escravos em Bidgetown.
"O mau cheiro do lugar era impressionante, mesmo para alguém acostumado aos odores fétidos de Edimburgo e aos espaços malcheirosos entre os conveses do Porpoise. Montes de excremento humano fresco enchiam os cantos dos cercados dos escravos, fervilhantes de moscas, e um fedor oleoso e denso flutuava no ar, mas o principal componente do cheiro ero o odor desagradavelmente íntimo de carne humana nua, e quente, cozinhando ao sol."
          Essa é apenas a descrição do cheiro do lugar, depois temos cenas onde os escravos são leiloados de forma degradante e marcados com ferro quente. Dos históricos que li nenhum retratou de forma tão impactante e verídica a escravidão quanto esse livro, a maioria prefere amenizar ou até mesmo omitir. Foi surpreendente, apenas mais uma prova da escrita magnífica da autora.
          Essa série é sem dúvida a melhor série histórica que eu já li, vocês já devem estar cansados de me ouvir dizer isso mas eu não me canso de repetir: leiam Outlander. 



15 comentários:

  1. Tenho que por a leitura em dia em relaçao ao Outlander, mas como esse tanto de paginas, acabo que so posso ler em casa, nao consigo levar o livro pra todo lugar....
    O Resgate no Mar - Parte 2 eu quero mtooo ler!
    Claire e Jamie é o melhor casal mesmoooo, ainda mais pra quem ver o seriado e tem o lindo do ator pra deliciar, haaha.
    Nao sabia que ia acontecer a historia fora da Europa, fiquei mais curiosa ainda e concordo qdo falar que é a melhor série histórica!
    A resenha está otima, e espero que mais gente leia.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha apreciado a resenha, e que concorde comigo quanto a essa ser a melhor série histórica de todas. ;)
      Beijos...

      Excluir
  2. Essa serie é uma das mais comentadas e eu quero muito começar a ler, mas o que me assusta é o numero de paginas, fora que a serie parece não ter fim.
    A parte histórica desses livros parece ser muito bem descritos com personagens que fazem muito bem seu papel e uma escrita detalhista e surpreendente, como você mesma citou.
    Estou ansiosa para começar e descobrir mais desse mundo que conquistam a tantos.
    Abçs Gabi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que os livros são muito intimidantes, muitas páginas, mas quando você começa a ler percebe que elas não são suficientes rsrsrs
      Abraços!

      Excluir
  3. Sei que é muito boa, já li outra resenha, e estou muito interessada. Achei interessante como a autora criou a história e retratou acontecimentos brutais e que realmente aconteceu nos seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriela. Para evitar os spoilers não li a resenha por completa. Mas, Outlander é uma série de livros que quero muito iniciar a leitura para tirar minhas próprias conclusões sobre o mesmo. Uma coisa que me encanta muito nos livros é seu cenário medieval histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ycaro!
      Fico feliz que tenha se interessado pela série, meus livros favoritos são os históricos e essa série é a minha favorita pois tem o fundo histórico mais detalhado e realista que já li. Quando terminar sua leitura, não esqueça de compartilhar suas conclusões com a gente!
      Abraços...

      Excluir
  5. Já vi muitos comentários sobre esse livro mas ainda não sei o que pensar sobre ele. Acho que pra mim é uma historia muito confusa. E também li uma resenha em que a menina contou tudo que acontecia, eu desanimo de ler livros em que já sei o que vai acontecer.
    Vou tentar assistir a serie se ela me animar eu leio os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei pela série também, pois achei a sinopse do livro muito confusa quando li na livraria, e depois de 3 episódios estava desesperada para ler os livros rsrsrs. Espero que isso aconteça com você também Thiago! E concordo com você quanto aos spoilers tirarem toda a graça da leitura...
      Beijos...

      Excluir
  6. Essa não é uma serie que me interessou. Eu li muitas coisas boas mas ela não conseguiu me conquistar. Não deve ser para mim esse livro.
    Vou tentar assistir a serie, porque como leitura acho que não rola.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar da série de Tv, se a história não te cativar tenho certeza que o ator que interpreta Jamie Fraser vai...
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie
    Eu sou mega preguiçosa então provavelmente eu não vou ler essa série da Diana mas fico imaginando o quanto a escritora pesquisou pra escrever todas essas histórias.E esse último quote que tu botou é bem forte ,da pra ver que ela não tentou fantasiar muito essa triste realidade.E pelo que todo mundo fala o Jamie e a Claire são um casal maravilhoso mas fico me perguntando o que tanto vai acontecer com eles até o final dessa série,com isso eu estou curiosa.E essa capa está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia,
      O fundo histórico da Diana é impecável, e bom são oito livros enormes, tem muita água para rolar ainda rsrsrs. As vezes também me pergunto como tudo isso vai acabar e estou ansiosíssima pelo restante da série. Se acha que os livros são grandes de mais porque não tenta a série de Tv? Ela é bem fiel aos livros, e consegue manter boa parte da magia do livro, sem falar que o ator principal é muito lindo rsrsrs.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu vou ler esse livro mais pelos comentários positivos porque a historia não me chamou atenção.
    Quando um livro não nos interessa e o lemos assim mesmo acabamos nos surpreendendo, e acho que essa leitura pode ser assim. Nunca vi tanto comentário positivo sobre um livro que a inicio não me agradou.
    Assim que eu entrar em ferias vou começar essa leitura, por achar um pouco confusa quero ter mais tempo para prestar atenção nos detalhes.
    Boa resenha, me convenceu a iniciar a serie.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Missão cumprida!! rsrsrs
      Fico feliz que irá ler a série, espero que você goste!
      Beijos...

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...