Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Comecei a ler A Lista com uma alta expectativa, pois já li Simplesmente Acontece e totalmente amei! Mas em A Lista, confesso que o amor não foi tão instantâneo assim. Gostei, a história é interessante e os personagens cativantes, mas achei a leitura lenta e demorei bastante para 'engrenar'. Porém no final das contas me conquistou completamente. E como é característica da Cecelia, o final apesar de óbvio, nos ensina uma importante lição.
Kitty é uma jornalista que está prestes a perder tudo que tem. Escreveu uma matéria polêmica que prejudicou bastante o local onde trabalha, além disse, vê a sua grande amiga e mentora definhando com uma terrível doença, seu namorado vai embora, e há uma grande possibilidade de perder o emprego.
Tudo está dando errado! Mas aparece uma oportunidade dela se reerguer: escrever uma matéria em homenagem a sua amiga. Essa matéria é mais do que apenas mais uma história, é uma ultima conexão com Constance, e é algo que ela sempre quis escrever, o problema é que Kitty não sabe para onde vai ou o que a amiga gostaria que ela escrevesse. Sua mentora deixou uma lista com 100 nomes, mas o que fazer com esses nomes? É aí que começa a sua jornada...
Tudo está dando errado! Mas aparece uma oportunidade dela se reerguer: escrever uma matéria em homenagem a sua amiga. Essa matéria é mais do que apenas mais uma história, é uma ultima conexão com Constance, e é algo que ela sempre quis escrever, o problema é que Kitty não sabe para onde vai ou o que a amiga gostaria que ela escrevesse. Sua mentora deixou uma lista com 100 nomes, mas o que fazer com esses nomes? É aí que começa a sua jornada...
A cada nome vem uma nova descoberta e uma série de dúvidas sobre o que fazer. Qual a conexão entre as pessoas? Sobre o que ela deve escrever? Ela tem apenas duas semanas para descobrir. E ela começa a ver que tudo está conectado, cada pessoa que ela encontra muda algo nela, mudam sua vida, sua personalidade, e sua realidade passa a ser afetada por essas pessoas, até então desconhecidas.
Os personagens que conhecemos são maravilhosos. São autênticos e tão reais que chegam a ser palpáveis, uma delas pode ser nossa vizinha, nosso amigo, um desconhecido na rua.
"As pessoas não se consideram interessantes ou as pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes".
Steve foi a minha pessoa favorita do livro, devo confessar. Sempre pronto para ajudar a Kitty, mas nunca deixando de falar seus erros bem na cara dela, não importa se a machuca, ele sempre é verdadeiro com ela. Apaixonei-me por Steve imediatamente.
“— Eu esperava que o mundo acabasse com a morte dela. — (...) — Mas ele não acabou. Tudo seguiu adiante, como estava, e continua seguindo. Às vezes, saio para caminhar e me dou conta de que parei no tempo, e que tudo ao meu redor continua mudando e evoluindo. E aí me pergunto: Eles não sabem? Não sabem da coisa horrível que aconteceu?”
Cada pessoa que Kitty conhece, nos é contado uma nova história, nos ensina uma nova lição. Em A Lista aprendemos junto com Kitty que nunca é tarde demais, que a cada dia temos uma nova oportunidade e que podemos aprender com os pequenos detalhes que a vida nos mostra.
Sua resenha do livro me cativou, gostei muito dessa premissa. Pelo que percebi esse livro aborda redescoberta de valores, acredito que devo me emocionar com essa leitura.
ResponderExcluirBoa resenha!
É Kelis, exatamente que o livro nos passa. A redescoberta dos valores. A Kitty passa por uma verdadeira mudança ao longo da história.
ExcluirObrigada =*
Muito boa a resenha, caramba é uma lista de 100 pessoas tem bastante história pra contar de muita gente. Me parece um livro muito interessante que mesmo com o começo lento como disse, vá prender de mais com o decorrer da história, esperando a próxima pessoa da lista e o que ela trás de novo. Adorei a resenha! Beijos !
ResponderExcluirQue bom que gostou Thiago!
ExcluirRealmente foi um começo lento, mas valeu a pena!
Bjos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirEsse livro esta faz um tempo na minha lista me ainda não tive a oportunidade de ler ele ($$$).
Ótima resenha,me deixou mais louca para ler o livro.
Bjs
Fica de olho nas promoções Larissa! A Novo Conceito sempre entra em promoção no Submarino, e se vc for sortuda de poder ir para a Bienal do Rio, eles sempre tem ótimas promoções também, especialmente no último dia.
ExcluirBjos
Só a sinopse já me deixou curiosa! Eu nunca li um livro de Cecelia Ahern e esse parece ser muito bom! Tem uma pitada de mistério que adoro.
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de ler em breve.
Bjs!!
Confesso que da autora eu preferi o Simplesmente Acontece, que me conquistou desde a primeira página. Mas é inegável a qualidade da escrita da autora.
ExcluirEspero que vc leia, e goste!
Bjos
Ótima resenha, bem explicativa. Gostei da quantidade de personagens e o fato de estarem ligados de alguma forma, parece ser bastante emocionante a forma que a história se define. Muito bom !
ResponderExcluirNós não chegamos a conhecer os 100 nomes da lista, mas ainda assim conhecemos vários, e muitos outros personagens secundários.
ExcluirEspero que goste da leitura.
Bjos
Oie
ResponderExcluirEu nunca li nada da escritora mesmo as pessoas tendo falado muito dela ultimamente.E eu gostei da idéia desse livro,que fala acima de tudo de um recomeço.E fiquei curiosa pra saber sobre o que é a matéria que a amiga de Kitty queria que ela fizesse.
Bjos
Adorei a lição que essa matéria ensina para a Kitty, e para o leitor.
ExcluirA Cecelia adora nos passar um ensinamento. Gosto bastante dos seus livros.
Bjos
Olha tenho ficado bastante interessada em ler esse livro, pois já li várias resenhas positivas e eu sinceramente sou fan da autora. Espero gostar bastante da história quando for ler, porque me parece ser um livro bastante envolvente e que nos trás algo muito bom. Adoro um mistério e também espero que seja bastante emocionante =]
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-coracao-de-pedra-vl1.html