31 agosto 2015

Especial Bienal Rio 2015 #3


Vamos dar algumas dicas sobre a Bienal neste post. Já vamos há muitos anos juntas (desde 2011), mas a Luiza vai desde pequena.
1) Vá confortável
Primeiro: leve mochila, vá com sapatos e roupas confortáveis.
Mesmo que o seu plano seja não comprar livros, você acaba sempre pegando brindes, marcadores e etc. Não parece, mas essas coisinhas deixam a bolsa bem pesada.
Na bienal do ano passado em SP, o guarda volumes era 10,00 e você não podia mexer novamente, ou seja, nao podia adicionar nem tirar coisas da sua bolsa. Só valia a pena naquele momento que você já comprou muitos livros e estava com a bolsa super pesada.
Mas na do Rio, de 2013, era de graça e podíamos ir deixando coisas lá quando ficava pesado.

2) Informações e local


Na entrada sempre tem um stande de informações. Pare nele e pegue o mapa da bienal, se você não quis imprimir. No Rio é separado em pavilhões, diferente de SP que tudo fica no mesmo local. Então, para não se perder, pegue o mapa. Teve aplicativo da bienal no ano passado, mas, como a net oscilava ou não funcionava lá, não adiantou de muita coisa não. No mapa você pode ver onde estão as principais editoras e em qual corredor elas estão. E também é muito útil para fugir dos lugares onde está acontecendo algum evento grande.
Em 2013 o pavilhão azul, onde tinha as principais editoras, ficava um inferno com as sessões de autógrafos, então acabávamos sempre fugindo para o verde, longe da confusão.

3) A Comida e os banheiros

O grande problema da bienal sempre é a Comida, porque sempre é muito caro, e você não pode sair e voltar com o mesmo ingresso. E nós sempre vamos cedo na bienal, então passamos o dia todo lá, mas mesmo indo de tarde, temos que comer alguma hora. Uma garrafa de água era R$5,00. Os bebedouros eram poucos, mas sempre tem nas laterais. 
Se você for para ficar o dia todo, vale a pena levar alguma coisa para o lanche e aí você só compraria o almoço. Fica sempre aquela questão do que levar e a quantidade, e isso fica por sua conta. Pensem no custo/benefício de ficar com a bolsa pesada da comida e ter que pagar por ela lá, isso é com vocês. Se estiverem num grupo de amigos fica mais facil, pois podem revesar quem carrega a bolsa rs. Esse ano nós vamos levar lanches.

Os banheiros ficam nas laterais, vocês podem ver no mapa do evento. Mas, procure-os em um horário menos óbvio, longe dos horarios de almoçar e lanchar e de preferência quando estiver acontecendo algum evento, pois as chances de estarem menos cheios é maior. Se nao tiver como segurar, aí nao tem jeito, enfrenta a fila mesmo rsrsrs.


4) Autores nacionais

Para nós, eles são o ponto alto da bienal. Todos os anos ficamos muito felizes em encontrar nossos autores queridos, tirar fotos e pegar novamente autógrafo. Isso não tem preço! Acabamos conhecendo também muitos autores novos, comprando seus livros para pegar autógrafos e fazendo novas amizades.
Pesquisem se o autor nacional que você gosta estará na bienal, mesmo que não esteja em stande, muitos vão a passeio. Marque com eles para tirar uma foto e pegar autógrafo, esses momentos é que fazem a bienal inesquecível.
E, mesmo os que vão estar autografando, vocês também podem tentar encontrá-los em algum outro horário, quando estiverem andando por lá. Sejam espertos ;) assim vocês evitam filas e ainda conseguem bater um papo com eles longe da confusão. :)
 
5) Autores internacionais

Para os autores internacionais, vá preparado. Se programem antes. Vejam nas páginas das editoras os horários de todos os que você quer conhecer e monte uma programação. Pegue todas as informações sobre horário de entrega das senhas, onde vão distribuir as senhas, a quantidade e tudo mais que a editora divulgar.
Esse ano será diferente, a distribuição das senhas não será nos stands e sim do lado de fora, o que vai facilitar muito. Mas, mesmo assim, nosso conselho é chegar cedo, se for um autor que você queira muito, pois tem muita gente que madruga na fila e, até mesmo, há aquelas que chegam no dia anterior.
As editoras criam eventos no face para essas sessões de autógrafo, fiquem atentos à todas as informações!  

6) As editoras e os stands

Existem vários stands de livros a 10,00; 5,00 e até menos. Fica tudo espalhado e você tem que procurar, mas muitaa vezes vale a pena, a Ludmila já fechou coleções assim. Mas, só tem coisa boa nos primeiros dias...
Os stands das editoras variam muito em preço, conforto e atrações. Peguem as programações de todas e marquem tudo que te interessa. Façam a sua própria programação para não ficar perdido lá dentro.
Pergunte se tem desconto progressivo nas compras de mais de um livro, ou se ganha algum brinde. Ás vezes vale a pena juntar sua compra com seus amigos. Como temos uma louca que ama ecobags, nós costumamos comprar tudo junto, e aproveitar os descontos. 
E, para quem vai ficar até o final, ou só vai no segundo fil de semana, deixe para comprar no último dia, pois várias editoras fazem mega promoções para não levar de volta muitos livros e gastar com frete.
De uma maneira geral, não vale muito a pena comprar livros na bienal, pois encontramos a maioria mais barato no submarino ou amazon. 
Porém, vale a pena quando você quer pegar autógrafo, o que muitas vezes é uma oportunidade única e não tem preço.

Tirem muitas fotos. Quem tiver carregador portátil de celular, não esqueçam de levar e levem os carregadores dos celulares também. No stand da novo conceito, no ano passado, tinha tomada, e no banheiro também. Procure e pergunte!

Para a gente, a bienal é muito mais do que isso tudo que falamos. É aquele momento do ano que encontramos também os amigos. Nós três nos conhecemos pela internet e fizemos muitas outras amizades virtuais por causa dos livros e é na bienal que encontramos muitos desses amigos. Então, se programem para conhecer seus amigos virtuais que também vão na bienal. Esses momentos são inesquecíveis ❤️❤️❤️.

Uma excelente bienal para todos!!!

Compartilhe!

2 comentários :

  1. Eu fui na última que teve no Rio, por inexperiência foi horrível sair correndo atrás do Nicholas e não conseguir, mas posso dizer que amei a experiência. Muito obrigada pelas dicas! Na outra vez fui com as amigas, esse ano vou com minha mãe e minha tia. Elas já sabem que eu sou a louca dos livros e as suas dicas vão servir e muito! Obrigada de coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, que bom que serviu para você. Se ver a gente na bienal pode chamar viu? Vamos estar com as camisetas do blog.

      =)

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei