[Resenha] O Resgate no Mar Parte Um - Diana Gabaldon

O Resgate no Mar - Parte Um
Livro 3 - Série Outlander 
Diana Gabaldon

Skoob | Editora | Compre



Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor da sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que voltara à sua própria época, ela pensava que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, que seu amado pode estar vivo. A memória do guerreiro escocês não a abandona... seu corpo e sua alma chamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois? Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida, que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?

      
    Esse é o terceiro livro da serie Outlander você pode encontrar a resenha do 1º livro aqui e do 2º livro aqui. Para quem não leu os livros anteriores essa resenha pode ter alguns SPOILERS.

          O segundo livro acaba com Claire descobrindo que Jamie não morreu em Culloden, e nos deixa extremamente ansiosos para O Resgate no Mar. Começamos com Jamie sobrevivendo a batalha e voltando a Lallybroch, o livro revesa entre o ponto de vista de Jamie, no seculo XVIII, e os pontos de vista de Claire e Roger, no século XX. O ponto principal desse livro com toda a certeza foi o reencontro entre Claire e Jamie após 20 anos separados. Bom o que posso falar desse reencontro? Foi surpreendente! Enquanto lia o livro eu imaginava que seria um encontro explosivo, onde os dois se agarrariam para nunca mais se soltar e continuariam com o relacionamento deles normalmente. Quando finalmente aconteceu eu fiquei encantada e decepcionada ao mesmo tempo. Foi extremamente REAL! 
"Não sei bem o que eu estava esperando. Uma reprise da fúria galopante que acompanhara nossa derradeira despedida? [...] Eu ansiara por isso, acordara inúmeras vezes suando e tremendo com a lembrança. Mas éramos estranhos agora, mal nos tocando, cada qual buscando o caminho da união, lenta e experimentalmente, buscando e dando uma permissão velada com nossos lábios silenciosos. Meus olhos estavam fechados, e eu sabia, sem precisar olhar, que os de Jamie também estavam. Estávamos,pura e simplesmente, com medo de olhar um para o outro."
          Por mais apaixonados que eles sejam 20 anos fizeram uma diferença enorme. Eles tem de aprender como viver juntos novamente, precisam conhecer um ao outro novamente. E é aí que o fato do livro ter sido dividido atrapalha, fez com que a história perdesse um pouco do brilho, os dois primeiros livros são super bem costurados, e a historia tem a medida certa de romance e aventura ,embora sejam livros compridos são empolgantes. Esse terceiro livro é quebrado, a história perde um pouco de sua continuidade, ouso dizer que quando a história começa a ficar empolgante ela acaba.

          Mas se olharmos as duas partes como um livro só, ele assim como os dois primeiros me conquistou. Os personagens continuam cativantes e a escrita da autora continua envolvente. Quem gostou dos outros dois livros provavelmente vai adorar esse também.

          Nesse livro temos uma conversa entre Jamie e John Grey ( chefe de uma prisão onde Jamie ficou por alguns anos), onde a autora de certa forma nos explica porque os livros são tão grandes, essa é apenas uma das muitas quotes do livro que eu amei. Espero que vocês gostem:
"Um escritor procura, pela simples inundação de detalhes, impressionar o leitor e dar credibilidade à história. Neste caso, entretanto, acho que não é assim. Cada personagem é cuidadosamente imaginado e todos os incidentes escolhidos parecem nescessarios à história. Não, acho que é verdade que algumas histórias simplesmente exigem mais espaço para serem contadas."
          O único defeito que eu achei foi o foco narrativo. Ele muda a toda hora ,embora quando passe do passado para o presente a data ajude, o foco no presente muda várias vezes entre a Claire e o Roger e isso acaba confundido as vezes. Fora isso livro é impecável. E vale muito a pena ser lido, assim como toda a série que está entre as minhas favoritas.


10 comentários:

  1. Não vou nem ler a sua resenha pq ainda pretendo ler a série.
    Vcs vivem falando dela, preciso ler né?

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro tão confuso, eu não gosto muito de livros om viagens no tempo. To pensando ainda se leio essa serie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As sinopses são meio confusas e não chegam nem perto da profundida da história, são livros bem grandes mas valem muito a pena...
      ;)

      Excluir
  3. Eu não gostei muito da sinopse do livro. Deve ser porque não gosto de historia de viagens no tempo. Mas quem sabe não dou uma oportunidade a essa serie.

    ResponderExcluir
  4. Eu não li essa series ainda, então acho melhor não ler a resenha
    Eu fui ler a resenha do primeiro livro, achei um pouco confusa, mas ainda sim me deixou curiosa.
    Tambem vi o trailer que você deixou na resenha e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi a capa desse livro, mas não sabia que era de uma serie, muito menos que era o terceiro livro.
    Vi o trailer da serie e achei boa. Estou curiosa para saber omo essa historia se desenvolve.

    ResponderExcluir
  6. eu não me interessei pelos livros porque são muitos!
    Mas comecei a ver o seriado adaptado e estou ADORANDO!

    já estou apreensiva com esse espaço de 20 anos kkkkkk, mas acredito q nao vai acontecer isso no seriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me animei com o tamanho dos livros, então fui ver a serie primeiro, e quando eu terminei os episódios eu precisava de mais um pouco do Jamie hshhshs e ele é bem mais fofo nos livros hshhs

      Excluir
  7. Omg! Não tenho muito problemas com spoiler, então li sua resenha, e gostei muito! Se no terceiro livro já e legal e tem esses acontecimentos os primeiros livros e os próximos são maravilhosos *u* Ainda não me arrisquei com os outros livros da série pelo tamanho, mas como so vejo opiniões positivas sobre ela, vou começar a ler.... Será que vou gostar? rsrs espero que sim <3
    Amei sua resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...