[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet


Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autora: Bernie Su
 Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...

"Foi para isso que inventaram o Facebook: para manter a uma distância segura pessoas das quais você não quer se lembrar."

Não é segredo que eu sou louca por Orgulho e Preconceito, foi o primeiro ou um dos primeiros livros de época que eu li - pelo menos que eu li até o fim - e eu me apaixonei, não tanto pelo Darcy quanto a maioria das pessoas, mas por tudo, os personagens, os diálogos... Adoro. Então qual não foi minha surpresa quando uma das minhas amigas me liga no começo da noite pra dizer que a Saraiva estava fazendo um saldão e esse era um dos livros (entre vários outros títulos como Um caso perdido, Filha da ilusão, etc) que estava na promoção. A gente saiu da livraria como algumas mulheres saem do shopping kk. E eu estava lendo outro livro, mas tive que parar porque ele ficava me chamando.
Quando comecei a leitura, eu confesso que fiquei um pouco insegura, porque o livro se passa na atualidade, mas a história se desenvolveu muito bem. E logo no início me fez rir, com as artimanhas da Sra. Bennet para fazer com que as filhas se casem.

"Você tem sonhos, Lizzie. Metas. Agora é o momento de você perseguir esses sonhos. Não deixe seus sonhos esperando. Porque, se você fizer isso, em breve estará na meia-idade, com três filhos, trabalhando apenas para pagar as contas. E você vai ter esquecido quais eram esses sonhos."

A história começa de verdade quando Lizzie começa um projeto para a faculdade: fazer um vlog - ela é estudante de comunicação - e no início ela está apavorada com a ideia de se expor dessa forma na internet, dividida entre querer e não querer que as pessoas vejam a realidade da sua vida. Suas inseguranças começam a ceder quando os vídeos começam a ganhar notoriedade na internet. Os vídeos de Lizzie Bennet se tornam um sucesso. As coisas parecem ir muito bem, tudo muito calmo... Até a chegada iminente de Darcy e Bing.

"Eu gosto de pensar que as mulheres não têm mais o hábito de viver e morrer pelo que as pessoas pensam delas."

Nós vemos a timidez e as intenções de Darcy mais claramente aqui do que em Orgulho e Preconceito. Em várias ocasiões morri de pena dele, porque em todo momento ele quer se aproximar, quer tentar entender a Lizzie e conversar com ela, mas ele não faz a menor ideia de como fazer isso. Dava vontade de pegar no colo, gente kkkk.

"As pessoas parecem diferentes quando você sabe seus segredos. E elas te olham de um jeito diferente."

Outra coisa que me deixou bem contente foi que nem tudo foi tão parecido e que a Lydia apesar de ter vários de seus momentos "sem noção" dava para perceber que ela era muito jovem e que muito do que ela fazia era apenas uma forma de chamar atenção e no final achei que ao contrário da história original, ela amadurece bem. Achei isso bem legal.
O romance entre o Bing e Jane também foi bem mais maduro de certa forma, da parte da Jane principalmente. Sempre achei a Jane meio pateta apaixonada, mas ela demonstra força de vontade, personalidade e, por que não, certa independência, que não foi e nem poderia ser retratada na obra original, devido à época.

"Acho... que você não ia acreditar nos problemas que poderiam ser resolvidos se as pessoas simplesmente parassem para conversar umas com as outras."

Uma coisa curiosa e que me deixou muito satisfeita é que, tirando um detalhe ou outro, a personalidade dos personagens foi muito bem preservada. Ficou óbvio para mim que a pessoa que escreveu captou muito bem a essência deles como um todo.

"Meu Deus eu estou tão cansada de todo mundo da sua geração esperar pela coisa perfeita! Sua irmã Jane trabalha naquele emprego sem graça por um mísero salário, quando poderia fazer algo mais fácil que pagasse melhor, gerasse menos estresse e ainda deixasse tempo para ela envolver o Bing. Deus sabe que a Lydia vai fazer, mas ela não vai escolher uma coisa que não tem certeza se quer. E você acha que seus ideais são tão preciosos que, quando você sai para o mundo, tudo tem que ser exatamente como na sua cabeça. Bom, não vai ser. Você vai ter que trabalhar por isso."

Pra quem gostaria de ver um pouco mais de "Elicy" (Darzeth? Nooop) é muito bom, o melhor é que a autora não exagerou em nenhum momento, inclusive em algumas partes a linguagem do livro parece mais formal o que acaba trazendo aquela sensação de déjà vu, estamos no presente, mas o passado está sempre ali subentendido, ao alcance da memória.

"Acho que entre as duas opções, ser uma pessoa aberta certamente é melhor. Moderação demais na comunicação é tão ruim quanto nenhuma. Se você for cuidadoso demais nunca vai dizer o que sente de verdade. Ou sentir o que diz."

O livro foi baseado na série, que eu ainda não vi e, não sei se vou ver porque parece um pouco "teen" demais. Mas para quem quiser ter uma ideia, aqui vai uma prévia:



18 comentários:

  1. Boa resenha!
    Amei toda a historia, tenho certeza que vou amar esse livro.
    Vou ver essa serie, aonde ela passa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thaís *-*
      Como a Tatiane disse ali embaixo tem no youtube legendada, dá uma olhada.
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a resenha e o livro me interessou muito, como amo Orgulho e Preconceito, espero gostar muito desse livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina!
      Ah, acho que vai gostar sim *-*
      Bjs.

      Excluir
  3. Achei a historia bem interessante eu leria esse livro bem rapido. Gostei muito da historia.
    Aonde passa essa serie, gostaria de ver tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem essa serie legendada no youtube .E é simplesmente maravilhosa.
      Mas sr. Darcy demora um pouquinho para aparecer kkkk.
      Mas vale muito a pena ; )

      Excluir
    2. Jura que é boa mesmo? Eu dei uma olhada bem de leve só. Acho que vou dar uma chance :3
      Obrigada por recomendar, Tati! <3

      Excluir
    3. Pode dar uma chance ,quem gosta de Orgulho e Preconceito como voce com certeza vai gostar da serie .São mais de cem episódios curtinhos , mais eu fiquei viciada e vi todos em apenas tres dias ;0

      Excluir
  4. Eu nunca ouvi falar da serie nem do livro.
    Eu não sei se leria esse livro se o visse numa livraria. Mas lendo sua resenha me deixou bem animado. Parece ser uma historia boa, uma leitura que flui.
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago.
      Eu já tinha visto a capa dele em algum lugar, mas também nunca tinha ouvido falarem dele, nem sentido muito interesse em comprar, só comprei porque a promoção era realmente muito boa. E não me arrependi, foi um das melhores adaptações que eu já li *-*
      Bjs.

      Excluir
  5. aiiiiiiiiiiii me deixou com mais vontade ainda.
    gosto mto de toda essa coisa de Orgulho e Preconceito, já li outros livros q tem esse fundo e todos me conquistaram. acho que com este nao vai ser diferente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath!
      Kkkkk Leiaaaa! É sua vez de seguir uma indicação minha (eu li o Geek Girl e adorei, obrigada <3).

      Excluir
  6. Sou apaixonada por vlogs, assisto quase todos. Haha
    Eu já tinha visto a capa do livro em algum lugar, mas não parei pra ler ou pra saber alguma coisa sobre.
    E tipo eu no shopping, enquanto minhas amigas estão saindo das lojas todas contentes eu saio alegre da livraria, mesmo que não compre nada, so de estar vendo e claro dá aquela vontade de pegar todos. ♥ E quando tem promoção ainda.. OMG!
    Vou procurar a série... Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!
      Não tem como ne? Livro é vida! kk'
      Procura sim, até eu fiquei com vontade de ler, depois da indicação da Tatiane.
      Bjs!

      Excluir
  7. Eu gostei de toda a historia.Estou super curiosa por esse livro,vou procurar saber sobre essa serie também.

    ResponderExcluir
  8. Orgulho e Preconceito já está na minha lista de desejados há algum tempo.Não conhecia ainda a websérie, mas pelo que vi no vídeo, vou gostar bastante!
    Achei bem legal a ideia do livro parece ser bem divertido e gostoso de se ler.... Já esta na minha listinha também *u*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Menina, corra para ler! kkkk
      Sou louca por Orgulho e Preconceito, mas sério, ainda não vi uma pessoa falando mal da obra. Mesmo quem não gosta de romance de época. E essa versão contemporânea também é ótima pra envolver os jovens que não gostam de livros de época ou que não conhecem a história original!
      Beijos <3

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...