[Resenha] Para todos os garotos que já amei


Título: Para todos os garotos que já amei

Autora: Jenny Han
Páginas: 320



Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Vamos lá. Para mim foi difícil avaliar esse livro, porque apesar de ter me prendido do início ao fim e eu ter lido em dois dias - teria lido em um se não tivesse que dormir cedo para fazer uma entrevista de emprego - o final dele, particularmente, me deixou meio frustrada. Uma parte de mim achou uma forma genial de terminar porque de certa forma ele terminou, como começou. Mas eu como uma pateta esperava aquele final hollywoodiano. Uma coisa porém, não há como negar. O livro É muito bom.

"Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

A Lara Jean é uma garota sensível, que passa a maior parte do tempo sonhando e idealizando as coisas - dramatizando também! - e é bem dedicada à família. Tendo perdido a mãe muito cedo, ela se apega bastante a irmã mais velha, a Margot - ou Gogo - e tenta ser o mais responsável possível e não dar problemas para o pai. Porém, agora que Margot decide fazer faculdade fora do país, Lara Jean terá que ser a irmã mais velha, a responsável pelo andamento de tudo e essas cobranças que ela se impõe por vezes a deixam em pânico, ela não se acha capaz de ser tão madura quanto Margot e nós sabemos que as coisas mais simples acabam tomando proporções gigantes quando tudo depende de nós. Ela quer ser um exemplo para Kitty - a irmã mais nova - como Margot é para ela.

"Você sabe como é gostar tanto de alguém que é insuportável saber que essa pessoa nunca vai sentir a mesma coisa por você?"


Para completar Margot e Josh, seu amigo e paixão secreta de infância terminam. Lara J. fica triste com essa situação e um pouco confusa agora que não há Margot por perto. O trio inseparável agora está desfeito e os dois têm certa dificuldade de lidar com a mudança. Josh parece sempre muito triste, porque realmente estava apaixonado por Margot e solitário porque é difícil continuar frequentando a casa dos Song como se nada tivesse acontecido. Como se Margot não tivesse ido embora.


"Eu me pergunto como é ter tanto poder sobre alguém. Acho que não quero isso; é muita responsabilidade ter o coração de um pessoa nas mãos."


Mas como diz a lei de Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. E se algo pode dar certo, tem grandes chances de dar errado." Lara J. tem uma caixa que ganhou de sua mãe onde esconde seu maior segredo. Cinco cartas de amor aos cinco únicos garotos que já amou. Nessas cartas ela coloca todos os seus sentimentos, elas são como despedidas. Todas foram escritas quando ela já não queria mais estar apaixonada e então, colocadas em envelopes com os devidos endereços e guardadas, sem nenhuma intenção de serem algum dia entregues aos devidos donos. Só que um belo dia, para sua surpresa - e absoluto desespero e mortificação - as cartas são enviadas. E pior, uma delas era de Josh, o namorado - agora ex - de sua irmã.


"A forma como tudo acontece é um tipo estranho de serendipidade. Como um desastre de trem em câmera lenta. Para que uma coisa dê errado de um jeito tão colossal e horrível, tudo precisa acontecer na ordem certa e no momento certo, ou, nesse caso, no momento errado."


Ps.: Para você que assim como eu não faz ideia do que significa "serendipidade": essa expressão se refere às descobertas feitas, aparentemente, por acaso.

É então que ela comete as maiores loucuras - que me fizeram gargalhar como louca no quarto - para mostrar a Josh que ela não sente mais nada, que quando ela escreveu aquela carta, ela estava apenas confusa e que não tem qualquer importância. E como ela faz isso? Agarrando Peter Travinsky - um garoto que ela atualmente sente certa antipatia por achá-lo um pouco superficial e, que também havia recebido uma carta! - e soltando a única coisa que lhe vem à cabeça, que tem o mesmo efeito de uma bomba em sua vida: que ela e Peter estavam namorando.


"Mas eu não via nada de especial em você. Muitas pessoas são bonitas. Isso não as torna interessantes, intrigantes ou legais."


Peter é um dos personagens mais engraçados do livro. Ele adora implicar com a Lara e acaba se afeiçoando bastante à Kitty, a mais novinha das irmãs Song. Kitty também se encanta por ele o que preocupa Lara já que o namoro deles é de mentira. Ou será que não? Lara está confusa. Para variar agora Josh parece estar com ciúmes dela. Ele pode estar finalmente se interessando por ela? E o que ela vai fazer



"O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco.Não quero mais ter medo."


É um livro muito divertido, que vale muito a pena ser lido, apesar de ter sentido falta de um pouco mais de romance em si, a Jenny compensou me fazendo gargalhar com as confusões em que a Lara Jean se metia. A Kitty também é muito engraçada e esperta, a típica irmã mais nova pentelha. E ah!, teremos uma continuação - P.s. ainda amo você -, mas não temos uma capa definida ou previsão de lançamento, infelizmente.

Lança logo, Intrínseca!



Lara Jean não esperava realmente se apaixonar por Peter. 
Ela e Peter estavam apenas fingindo. Exceto que de repente eles não estavam. Agora Lara Jean está mais confusa do que nunca. 
Quando um outro menino de seu passado retorna à sua vida, os sentimentos de Lara Jean para ele voltam também. Uma garota pode estar apaixonada por dois meninos ao mesmo tempo? 
Está é a sequência  encantadora e sincera do New York Times best-seller Para todos os garotos que já amei, vemos primeiro amor através dos olhos do inesquecível Lara Jean. O amor nunca é fácil, mas talvez isso é parte do que torna tão incrível. 

21 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaai quero muito ler.
    só estou me segurando até o lançamento do segundo livro nos EUA, para que eu nao fique maluca sem terminar a historia kkkk

    mas se antes eu tava com vontade, agora depois de ler a resenha ja estou muito mais.
    apesar de ter odiado o final da trilogia Summer, eu adorei mto os 2 primeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naaath! *-*
      Eu só li o primeiro de Summer e senti falta de alguma coisa, achei - assim como nesse das cartas - que ela deixou a parte do reencontro/reconciliação muito no ar. O livro todo é tão fofo e com cenas tão casal e o final... me frustrou. Mas ainda pretendo ler os outros de Summer só pra ver como vai terminar mesmo xD

      Excluir
  2. Sacanagem essa sua resenha! Me encantei pelo livro assim que vi a capa e o titulo kkkkk achei ambos incriveis!! Mas depois de ler a resenha: PRECISO COMPRAR!!! tipo de historia que me prende do começo ao fim e fico encantada em saber que teremos continuaçoes!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacqueline!
    Ah, eu fiquei na mesma situação, precisava compartilhar! Kkkkk
    Ele me ganhou pela sinopse principalmente, embora eu deva admitir que a capa é linda <3
    Beijos e leia logo! :D

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da premissa e se só tiver mais um livro eu vou querer ler, mas se virar série eu não vou querer ler.

    Fiquei super curiosa pra saber como as cartas chegaram até os garotos e qual foram suas reações. Ao contrário de vc eu gostei do fato de não ter tido muito romance, eu prefiro assim.

    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriane!
      É provável que seja uma trilogia... Mas não sei kkk.
      Eu gosto da combinação de romance/humor ou romance/ação ><
      Beijos!

      Excluir
  5. Se eu visse esse livro na livraria, eu não o compraria, pois a capa do livro remete para o leitor que é aqueles romances bem adolescentes sem maturidade. Mas, vendo a resenha do livro, eu tenho uma visão diferente do livro! Ele aparenta ser um livro com personagens bem desenvolvidos e, para melhorar, divertidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis!
      Pois é, mas acho que o grande ponto do livro é que ela só começa a crescer mesmo, quando a irmã vai embora. Porque ela para de se reprimir tanto. E a relação, ainda que de fachada, com o Peter ajuda porque a faz sair daquela zona de conforto e familiaridade que ela estava condicionada.
      E fico feliz que tenha gostado da resenha *-*
      Beijos!

      Excluir
  6. Amanda, que história mais fofa.
    Quando vi ele na lista de lançamentos achei a capa bonita, mas nem colocava fé na história.
    Mas agora estou encantada e já quero ele na minha vida.
    Ele parece ser fofo e divertido. Ri só de imaginar as atrapalhadas que a Lara se mete.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Eu ouvi dele pela primeira vez na turnê intrínseca e assim que elas contaram a sinopse eu já fui fisgada kkkk
      Espero que goste também ;)
      Bjks

      Excluir
  7. Eu estou oscilando entre querer e não querer esse livro (no momento eu quero!), gente a Lara faz muita burrice! Parece ser hilário o livro! E será que dá para considerar um spoiler a sinopse do próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana!
      Ah, ela é bem novinha e isso é meio que normal da idade kkkk
      Não exatamente, o primeiro livro o final ficou meio que no ar. Só no segundo a gente vai ter certeza do que aconteceu :)

      Excluir
  8. Estou doida para ler esse livro (culpa da capa) ! Ele parece ser muito bom, nada muito meloso (né??). Já quero ler e ter o segundo livro,vai que eu gosto demais e fico sem o proximo? E também por que o final parece deixar pontas a se prenderem no segundo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Com certeza, hoje eu te recomendaria mesmo esperar o segundo porque bate uma palpitaçãozinha quando acaba. Eu espero MUITO que seja melhor que a outra coleção dela, que eu ODIEI o final, se tivesse parado no primeiro teria sido melhor! Mas tenho fé que dessa vez vai ser diferente! :D
      Beijos.

      Excluir
  9. Parece uma fofura!! Foi admitir que já escrevi cartas para os garotos que já gostei, mas as joguei fora no mesmo dia! Me identifiquei muito com ela!!
    Vou comprar agora mesmo pela internet !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Quem nunca ne kk'
      Espero que goste <3
      Dá uma olhada no site, é bem a nossa cara: http://www.intrinseca.com.br/paratodososgarotosquejaamei/home, tem como baixar papéis de carta e até mesmo "enviar" as cartas online :D
      Bjs <3

      Excluir
  10. Terminei de ler o primeiro livro e estou doida pelo segundo ! Por acaso você sabe quando ele poderá vir a chegar no Brasil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lavínia!
      Bem, agora ele já chegou hehe
      Vamos correr para ler!!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Essa história me consumiu, li em dois dias o livro todo, considero o tipo de leitura perfeita que te prende.. Não vejo a hora de sair o próximo

    Nanda você tem algum outro livro assim para me indicar? Se tiver e quiser conversar sobre livros também me chama no whats 35 99455877

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cyntia!
      Te add claro, tive a mesma reação que a sua!
      Um livro que eu li, que recentemente me deixou com a mesma sensação de "preciso terminar, mas não quero que termine" foi Polícia Paranormal da Kiersten White! Dá uma olhada pra você ver se gosta! u.u

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...