20 maio 2015

[Resenha] Não Olhe para Trás

Não Olhe para Trás
Jennifer L. Armentrout



Não Olhe Para Trás - Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.

As duas garotas mais populares da escola, melhores amigas, somem uma noite.

Somente uma delas é encontrada, vagando por uma estrada, toda ensanguentada, sem nenhuma noção de quem é ou onde se encontra, como se tivesse acabado de nascer naquele momento, para um mundo cheio de confusão, mistério e totalmente desconhecido. Para agravar, Samantha não tem a mínima ideia do que aconteceu na fatídica noite onde Cassie, sua amiga, desapareceu.

Tentando se situar nesse mundo novo, acaba com sentimentos contraditórios ao se descobrir, pelos relatos de todos, uma pessoa cheia de maldade, esnobe, mimada e odiada por várias pessoas, pelo seu comportamento destrutivo para com elas. Algo que não combina com essa nova Samantha que parece ter renascido em uma noite marcada por violência.

— E se eu nunca me lembrar? Vou viver o resto da minha vida deste jeito? Com um pé no passado do qual não consigo me lembrar?

Suas amigas, seu namorado perfeito, sua família, sua riqueza, nada lhe diz algo. A única pessoa que desperta seus sentimentos é Carson, o filho do empregado que, todos afirmam, ela despreza por não ser da sua classe social, mas vai se transformando no apoio necessário para que ela enfrente esse momento conturbado de sua vida, cheio de flashes de memória e alucinações que se tornam cada vez mais reais, quando o passado tenta se fazer presente na sua vida, despertando-lhe memórias cada vez mais perigosas.

— Sei que é duro engolir isto no momento, mas, se nunca recuperar a memória, você vai poder fazer uma coisa que a maioria das pessoas nunca terá: a chance de tentar.

Samantha se vê, então, como duas pessoas: agora, uma pessoa movida pelo respeito para com aqueles ao seu redor e com atitudes de alguém simples, que quer cativar a todos que ignorou no passado ou magoou de alguma forma; e a Samantha de antes, uma garota má e egoísta que não tinha atenção pelos sentimentos dos outros e fazia questão de demonstrar desprezo àqueles que ela não considerava à sua altura. Sendo assim, com natureza tão inescrupulosa, ela seria capaz de assassinar a garota que diziam ser sua melhor amiga, a qual só sente indiferença em suas lembranças?

"Por mais que eu quisesse ignorar a pessoa que eu fora um dia, não havia como escapar de um passado do qual eu não me lembrava."

O que as motivou a ir para um local tão remoto naquela noite? O relacionamento das duas era tão perfeito? A lembrança de uma terceira pessoa no momento da tragédia era um fato ou um produto da sua memória, motivada pela necessidade de se ter uma consciência tranquila e livre de culpa?

São essas e outras questões que permeiam o romance de Jennifer L. Armentrout. Não Olhe para Trás é constituído de uma trama que envolve o leitor de forma completa, pois a autora soube desenvolver o enredo muito bem, cheios de tensões que nos impulsiona a ler cada página procurando o desvendar dos acontecimentos. No momento em que o passado se faz presente nas suas lembranças, impossível não conter o fôlego esperando alguma revelação que possa levar à verdade dos acontecimentos.

Além de fazer um romance cheio de mistérios, a autora também soube focar no romance entre Samantha e Carson e, como é comum nos livros da Jennifer, ela criou um personagem perfeito para focar na parte romântica do livro, alguém que esperou que Samantha um dia voltasse a ser a menina doce da sua infância por quem ele sempre foi apaixonado.

Com um desfecho bem elaborado — já falei de uma trama perfeita? — Não Olhe para Trás é o tipo de livro que desperta no leitor o desejo de não largá-lo até lê-lo completamente. Se antes eu era fã da autora, depois dessa obra, onde ela demonstrou mais uma faceta da sua elaborada escrita, minha admiração por ela aumentou.

Preciso nem falar que recomendo a leitura!



Compartilhe!

25 comentários :

  1. Estou arrepiada!! Adoro livros assim e estou louca pra ler e saber o que aconteceu *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, isso que é legal nesse romance, levantar hipóteses para saber o que aconteceu e ser supreendida!

      Excluir
  2. Doida doida dooooooida pra ler!
    Eu adoro essa autora. Sempre acho q ela acerta em tudo e este ainda nao li.
    Vou providenciar isso pra ontem! Hahahahaha
    Adorei a resenha Luci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, pode colocar na lista, você não vai se arrepender, viu? Vale a pena!

      Excluir
  3. Oiee Luci,
    Sou suspeira para falar da JLA porque EU AMO a escrita dessa mulher...Quase tudo que ela escreve e eu tenho a oportunidade de ler me cativa me conquista...
    Desde que a Farol anunciou o lançamento fiquei louca para ter em mãos o livro...Pela sua resenha a JLA acerta mais uma vez na história e na construção do cara perfeito, poxa JLA custa deixar agente se contentar com menos ? kkkkkk
    Quero entender o mistério que cerca a Samantha e o que a fez mudar tanto..

    Beijos
    Mônica Oliveira
    @Moniiqueta
    monica.oli@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moniiqueta, também amo demais essa autora! Ela constrói super bem os personagens e suas histórias são bem dinâmicas!

      Excluir
  4. Nossa, fiquei bastante curiosa para ver o que acontece e para saber sobre a perda de memória. Com certeza vai para a minha wishlist! Sua resenha foi bem elaborada e adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai entrar na sua lista, Viviane! Sou aquele tipo de leitora que, quando ama uma autora, quer que todo mundo leia e goste! rsrsrs

      Excluir
  5. Oi Luci,
    devo dizer que não sou muito fã de livros de mistério, mas esse me deixou super curiosa.
    Acho que é o fato de envolver uma vida que parece tão perfeita e no final das contas não é.
    E gostei do toque de romance sem contar minha curiosidade sobre o que aconteceu nessa misteriosa noite.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déborah, o que mais amei foi a dose de romance misturada com o mistério. Sem contar, é claro, como os acontecimentos mudam a personalidade da protagonista de uma forma positiva.

      Excluir
  6. Sou doida pra ler algo dela depois que vi o sucesso de uma série ainda não lançada aqui. Quando vi esse livro fiquei animada por finalmente ter algo dela pra ler. Adoro a ideia e o gênero da trama, é do tipo que vicio na hora de ler. Se esse for mesmo tão bom não vejo a hora de me jogar nessa leitura. Quero ser fã também!

    ResponderExcluir
  7. Nossa,sou supeeeer fã dessa autora!!!Essa mulé é demais gente..kkk Não li ainda este livro,mas parece ser muito bom.. Essas histórias que envolvem perda de memória e mistério,são muito boas,nos deixa angustiados pra saber o que danado aconteceu :/ Adorei de verdade a resenha e vou colocar na minha listinha de EU QUERO!!
    E logo,logo!espero... Vai ser lançada uma série sobrenatural dela aqui <3
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhh! Só pela sinopse eu já incluí o livro na lista de querências.Adoro suspenses. A sinopse me lembrou um pouco a série de TV Pretty Little Liars que tanto gosto.

    Adoro livros chicletes, que não nos deixam até que terminemos de ler, nunca li nada da Jennifer e já vi que vou começar por este livro.

    A capa também é bem bonita e achei que super combinou com a história.

    #ansiosa

    ^^

    ResponderExcluir
  9. Já faz algum tempo que eu me vejo interessado em ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade! Ele me interessou por envolver algo que eu gosto bastante em um livro: Mistério!

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que leio do livro e já me apaixono de cara, o livro parece ser muito bom , achei interessante que com o passar do tempo quanto mais sabia sobre a antiga Sam, mais ela a detestava, parece ser uma leitura boa , pretendo ler com toda certeza !

    ResponderExcluir
  11. A capa já é de chamar bastante atenção. Espero ter a oportunidade de ler logo este livro, pois a trama me conquistou de cara. Parece ter bastante ação e emoção. Gostei do que li aqui e espero ansiosa a minha vez de ler. Ansiosa por conferir cada detalhe mencionado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, amo ler livros de suspense que te prendem do começo ao fim. Desde quando o vi ele me chamou a atenção, quero muito ler esse livro. O que me chama a atenção na história é que a história, além de ter esse suspense, ainda mostra a transformação de uma pessoa má em boa, se esforçando para ser uma pessoa melhor e o romance que tem entre Carson e a protagonista. Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Eu já estava muito afim de saber como era a sinnopse desse livro, mas nunca tinha tempo de ir lá dá uma procurada...rs, agora que li a resenha fiquei com aquela vontadezinha de ter o livro...rs. Gosto muito de suspense bem elaborado e com surpresas. A Capa é perfeita pra história do livro.. :) Mais um pra lista de desejados...rs. Bjos

    ResponderExcluir
  14. Amo livros q tem suspense, misterio e romance tudo junto em um só. Não vejo a hora de ler o livro, e espero q cumpra com minhas expectativas. O livro ja me chamou atenção pela capa e pelo titulo, depois q li a resenha ai q acabou de me matar de curiosidade. Bjss

    ResponderExcluir
  15. eu já li um livro da JA, mas não tinha nada com suspense (mas muito romance =) ).
    eu adoro suspense, primeira vez que eu vi a capa eu já fiquei curiosa, já estou desesperada para saber o que aconteceu com a Samantha e a Cassie, definitivamente entrou para a minha lista.
    p.s.:o Carson é mais lindo que o Dawson Black ??

    ResponderExcluir
  16. Oi! O enredo deste livro é mesmo instigante, fiquei curiosa para saber como os mistérios serão revelados. Deve ser uma leitura que prende o leitor, gostei de saber que a autora conseguiu criar um desenvolvimento bom e que o desfecho foi satisfatório.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Esse o tipo de livro que prende o leitor do início ao fim, acompanhar a narrativa em primeira pessoa de uma desmemoriada é muito bom que o leitor vai descobrindo aos poucos junto com ela, adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  18. Esse o tipo de livro que prende o leitor do início ao fim, acompanhar a narrativa em primeira pessoa de uma desmemoriada é muito bom que o leitor vai descobrindo aos poucos junto com ela, adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  19. Nada como um livro de suspense para nos prender. E o fato do final ter lhe agradado aumenta a curiosidade para ler. Ele ja estava na minha lista de compras, mas agora vou colocar uma estrelinha nele rsrs.

    ResponderExcluir
  20. wowwwwww (confesso que fiquei curiosa mais uma vez pelas cinco estrelas) hahahah
    Mas parece ser uma puta história hein!
    Nunca li nada da autora e acho que esse é o primeiro livro dela que leria. Desde a bienal do ano passado eu estou com ele na lista, mas não vi nenhuma promoção dele =/

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei