[Resenha] A Extraordinária Garota Chamada Estrela.

A Extraordinária Garota Chamada Estrela.
Jerry Spinelli 
A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

“Nós queríamos defini-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de “esquisita”, “estranha” e “patética”. O jeito dela nos tirava do eixo."
É impossível não se deixar cativar por esse livro! Em A Extraordinária Garota Chamada Estrela, vamos conhecer um pouco de Susan que virou Estrela, e tem como missão, ser feliz exatamente do seu jeito e espalhar amor por todos que passam.
Educada em casa,Estrela não era de frequentar a escola convencional,quando é matriculada no primeiro ano do ensino médio ela logo chama a atenção por sua beleza exótica e seu comportamento totalmente fora dos padrões. Considera estranha por todos, ela tem o habito de andar sempre com roupas diferentes, agarrada ao seu rato de estimação e seu ukelele, instrumento que ela usa para cantar parabéns a você aos aniversariantes de sua escola. Embasbacados com o comportamento totalmente fora do padrão, Estrela logo conquista a atenção de todos, curiosos para ver qual sera seu próximo show.
Leo Borlock, logo de cara se encanta com essa menina diferente, cheias de sardas, e quanto mais aparições estranhas Estrela faz, mais encantado e estupefato Leo fica. Enquanto Estrela se torna um sucesso por sua felicidade excessiva, Leo aprecia de longe a menina que cria amigos e inimigos com facilidade. Mas é em um jogo de basquete de sua escola que tudo muda pra pior. Estrela mostra para as pessoas que não importa quem ganha ou perde, precisamos ajudar o próximo mesmo que ele seja do time adversário. Ali ela começa um embate com toda sua escola.
É impressionante o quanto de bulling ela sofre, mas mesmo assim, não muda suas características. Enquanto é desprezada por todos, Estrela continua fiel a aquilo que ela acredita ser certo. Ajudar, amar e respeitar o próximo. Nesse tempo Leo e Estrela engatam um romance que me deixou tocada em como nossas atitudes podem mudar para sempre nossas vidas.
Esse é o livro ideal para se refletir até que ponto ser igual ou diferente é bom ou é ruim.E apesar de ser um livro infanto juvenil,a mensagem deixada por ele deveria ser lida por todos nós,independente da idade.
Estrela, pelo sentimento que nutre por Leo, tenta se modificar, apesar de ser somente na aparência, pois suas atitudes altruístas continuam as mesmas. Mas ainda assim, se vê deslocada e acuada por todos,que fazem questão de exclui-la socialmente do grupo escolar.
Preciso confessar que meu deu muita raiva de Leo, eu queria gritar,sacudir esse cara, pois ele tinha uma joia rara em suas mãos e simplesmente não teve coragem de quebras os paradigmas e encarar e aceitar as diferenças.
Mas a vida o ensina, e ele vai ter que carregar o preço de usas escolhas para sempre.
O que eu posso dizer desse livro é......simplesmente maravilhoso, encantador e tocante!!!
Precisamos estar atentos as oportunidades que perdemos por não aceitarmos as diferenças. Seja no amor ou na amizade. A mensagem que Estrela deixa é de amor puro, é de transformação, é de viver intensamente e fazer a diferença na vida das pessoas. E apesar de ter passado por um bocado de injustiças, eu fiquei maravilhada em perceber que nada foi em vão. Ela conseguiu exatamente aquilo que queria. Fazer com que as pessoas entendam que, a mudança esta dentro de nós. E que basta muitas das vezes um simples gesto para você se tornar inesquecível na vida de alguém.
Terminei o livro com um gosto de saudade. E com um só desejo.
Por um mundo com mais pessoas ESTRELAS.





7 comentários:

  1. Confesso que no começo da resenha achei tudo isso bem chatinho, mas depois de ler toda a resenha, já comecei a me apaixonar pela Estrela. Bom saber que mesmo com tudo que ela passa, isso não muda quem ela realmente é. Já estou louca para vê como vai ser o encaminhamento do romance dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liih no início da leitura eu pensei que seria mais um livrinho bobo infanto juvenil. Mas não. Acho que o livro deveria ser lido principalmente por jovens. Estrela nos mostra o que realmente é importante. E nos faz perceber que ser diferente também é legal!

      Excluir
    2. Liih no início da leitura eu pensei que seria mais um livrinho bobo infanto juvenil. Mas não. Acho que o livro deveria ser lido principalmente por jovens. Estrela nos mostra o que realmente é importante. E nos faz perceber que ser diferente também é legal!

      Excluir
  2. Oiee!
    Só por olhar essa capa já da pra perceber que é um livro que vai te tocar, ao menos comigo isso foi assim.
    Depois de ler sua resenha fiquei encantada com Estrela, como pode uma menina que sofre tanto preconceito ser uma pessoa tão forte, que não se deixa abater pelas coisas que acontecem ao seu redor. Já estou na torcida pelo casal, estou in love com eles.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm Iêda!!! você torce muito pelo casal. E a mensagem que o livro te deixa é muito importante. Espero que goste. Bjss

      Excluir
  3. Só leio comentários positivos sobre esse livro e por isso ele já está na minha lista de desejados. Gosto de livros juvenis que tratam de problemas sérios, como bulling, e que façam refletir sobre atitudes que tomamos na vida. Gostei muito da sua resenha, Helaine, o que me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Você e suas dicas diferentes de leitura!
    Nunca teria pensado em ler esse livro, não com esse nome, não com essa capa e não com a sinopse.
    Mas a resenha me conquistou! E vi que saiu a continuação, não é?

    Vou adicionar na lista de leitura infinita..

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...