[Resenha] Inocência? - Gail Carriger


Esta Resenha pode conter spoilers do livro 01, Alma? (resenha aqui) e do livro 02, Metamorfose? (resenha aqui), então, se você não leu nenhum livro da série, fica por sua conta se acabar descobrindo algo importante dos primeiros livros!

                                
Livro: Inocência?Série: O Protetorado das Sombrinhas - Livro 03

Autora: Gail Carriger

Editora: Valentina




Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.


Mais uma vez Alexia é alvo de escândalo da sociedade londrina. Desta vez o motivo é ela ter deixado à casa de seu marido e voltado para o lar da sua família. Porém, quando sua querida família fica ciente de sua ‘condição’, eles a colocam para fora e rejeitam o seu nome. Então, Alexia procura a única pessoa que pode ser capaz de lhe ajudar e explicar como sua ‘inconveniência infantil’ é possível, seu fiel amigo Lord Alkedama. O qual ela descobre que desapareceu subitamente, deixando para ela apenas uma enigmática mensagem: “Verifique o gato!”

Alexia parte então em busca de ajuda para solucionar essa curiosa mensagem, justamente quando ela se vê sofrendo um inesperado ataque de joaninhas mecânicas venenosas, que parecem avidamente dispostas a resolver seu problema permanentemente.

Sem a ajuda de Conall e seu bando, ela precisa se virar e decidir o que fazer a seguir. Alexia reúne então seus poucos amigos restantes e decide partir numa viagem em busca dos Templários, que podem ter as respostas que ela procura para explicar a sua ‘inconveniência infantil’. E os vampiros parecem mesmo querer a Srta. Tarabotti morta e enterrada (talvez não) o mais rápido possível. Uma aventura e tanto, é isto que Alexia, acompanhada por Madame Lefoux e seu fiel Floote, enfrentam. Passando pela França até chegar à Itália, eles sofrem múltiplos ataques, mas conseguem sobreviver e seguir em frente. Alexia com sua magnífica sombrinha, Madame Lefoux com seus utensílios misteriosos e Floote com sua arma. Mas tudo isso é muito pouco perto da força de um vampiro, e se não fosse um par de olhos azuis aparecer sempre para ajudá-los, com certeza eles não estariam vivos para chegar à Itália.

Nem tudo é como imaginaram, isto é o que Alexia pensa quando se veem frente a frente com os Cavaleiros Templários de muito poucas palavras, ela nem sabe mais se esta foi a coisa certa a fazer. Mas como a Srta. Tarabotti é uma oportunista de carteirinha, ela faz o possível para extrair tudo que a possa ajudar, mesmo nas piores situações.
“Floote, o que está acontecendo? Eles acham que sou contagiosa? Será que eu devo assegurá-los que nasci com um nariz deste tamanho?”
Ao mesmo tempo, o Sr. Lobisomen lindo e maravilhoso, Lord Maccon, está enfrentando a situação de uma maneira muito honrada: ficando completamente bêbado. Já que as bebidas normais não funcionam num organismo sobrenatural, ele alcança todo o estoque de formaldeído que Professor Lyall mantém para pesquisas científicas, e bebe.

Enquanto isso, o pobre Professor Lyall tem que lidar com uma multiplicidade de situações urgentes: deve manter o bando unido na ausência de seu alfa, que está fora de si; deve investigar o misterioso sumiço de Lord Alkedama, o único que poderia ajudar a explicar a ‘condição’ de Alexia e tirar o seu alfa deste tormento; deve cumprir com todas as obrigações do DAS e ainda lutar em nome do conde. Não fosse Professor Lyall um homem de muita fibra, o final deste livro teria sido muito, muito diferente. Pois quando ele descobre que um tal vampiro emitiu uma ordem de execução para Alexia sem a autorização da Rainha... só mesmo um homem sábio como Lyall para lidar com essa e todas as outras situações. E mesmo assim há resultados inesperados: um vampiro irregularmente morto, um membro um tanto quanto inesperado para o bando, uma Rainha enfurecida e um alfa arrependido. E, depois de isto tudo, uma descoberta que muda o curso de toda a história.
“Ah, não, a organização das tropas foi adiada depois que você partiu. Dificuldades técnicas.”
“Oh?”
“Sim, era tecnicamente difícil deixar um Alfa de coração partido.”
Nesse livro nós vemos um grande amadurecimento da Alexia. Ela sempre pensou que, por ser uma preternatural era isenta de fortes emoções. Mas é aí que se enganou. Quando se viu frente à rejeição de seu marido em acreditar nela, seus sentimentos se aprofundam e o que era uma tristeza agonizante, vai se transformando numa raiva de matar! Sentimento este que ela se apega para seguir em frente, descobrir o motivo de sua ‘condição’ ser possível e esfregar na cara de seu inconveniente marido!

Há um grande desenvolvimento dos personagens secundários, é muito bom poder ler mais sobre o querido Professor Lyall. Neste livro, vemos também porque Lady Maccon escolheu Ivy para ser sua amiga: ela é capaz, na verdade, de pensar com seu próprio cérebro. Quando Madame Lefoux lhe dá a tarefa de tomar conta da loja de chapéus, Ivy percebe que não é feita apenas de fru frus e rococós. E claro, o Floote. Este homem intrigante prova ser muito mais do que um simples mordomo, é um homem muito sábio, que parece ser muito bem informado no quesito Templários e é uma ferramenta crucial para se ter em uma batalha: mesmo em meio ao caos, ele se mantém calmo, com os pés no chão e sempre sai magistralmente de uma luta. Dá pra se perceber que ainda temos muito que conhecer sobre esse querido mordomo.
Lyall passou séculos mordiscando o grande bolo em camadas que é a sociedade, enquanto Lord Alkedama agia como a parte da cobertura no topo.
Muitos novos personagens são introduzidos na história durante a viagem de Alexia e sua equipe. Gustave Trouvé, primo de Madame Lefoux, que eles conhecem em Paris. Aficionado por relógios, ele se mostra um grande aliado, mesmo sendo o produtor das joaninhas demoníacas. Lange-Wilsdorf, um cientista alemão desprezível, também membro da Ordem dos Cientistas que Madame Lefoux faz parte (sim, aquela que tem um polvo), o qual se refere à Alexia o tempo todo como “Espécie Fêmea” e parece não perceber que ela é de fato uma pessoa real. Ele também tem um cachorro insuportável, que só cria confusão (e tem um final hiper, mega engraçado, vocês vão morrer de rir).

Sobre a parte steampunk da história, pode-se dizer que é bem inteligente, está tomando um novo rumo, mais complexo e com consequências que Alexia nem imagina o quanto podem afetar o seu futuro. É introduzido na história todo um estudo de como se é possível ser uma preternatural e quais as diferenças, cientificamente falando, destes para os sobrenaturais. Eu achei bem interessante a explicação de como estas criaturas reagem à presença do éter atmosférico, e como aquele cientista louco está tentando diferenciar preternaturais de sobrenaturais através de experimentos. 

É um livro muito bom, seguindo o padrão dos outros livros da série. Gail Carriger continua com a sua escrita curiosamente peculiar e nos deixa muitas questões para responder nos próximos livros. Deixa também um desejo enorme de querer mais disso tudo. Todo o cenário é tão bem elaborado que nos dá vontade de mergulhar fundo e comer muito pesto!

Leiam e se apaixonem, eu estou indo correndo ler o próximo livro.


COMPRE O LIVRO:

 


Use o Cupom PR0T3T0R4D0 na loja da editora e tenha frete grátis para todo o Brasil.


O Livro será sorteado no skoob, para participar clique AQUI.


Quem mora no Rio de Janeiro não pode perder:


Os direitos de reprodução cinematográfica da série foram comprados pela Parallel Films, veja a notícia aqui






3 comentários:

  1. Essa série é demais. Cada livro que leio fico mais encantada com a personagem e a história. Não cheguei ler esse ainda. Mas pretendo logo. Pois pelo que estou vendo continua cheia de encanto e emoção. Achei a resenha esclarecedora e estou ansiosa por conferir cada detalhe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Alguém disse série?
    OOOMG NECESSITO!

    ... porque todo evento que tem não é na minha cidade? #chateada

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completamente apaixonada por essa série! Já li todos rsrs

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...