16 fevereiro 2015

[Resenha]Um mais um – Jojo Moyes

Um mais um – Jojo Moyes
Editora Intrínseca, 2015.



Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.



“Quando ele sorria, ela não conseguia evitar sorrir também. Quando ele parecia triste, algo dela se quebrava de leve. Jess observava-o com seus filhos, a naturalidade com que ele admirara uma foto que Nicky havia tirado com seu celular, a seriedade com que levara em conta um breve comentário de Tanzie – o tipo de comentário que teria feito Marty revirar os olhos -, e desejou que ele já fizesse parte de suas vidas há muito tempo.”

Como falado ali na sinopse, o livro conta a história de Jess, uma mulher guerreira que luta diariamente para ser capaz de sustentar seus dois filhos depois que o marido saiu de casa. Nicky é seu enteado e é vitima de bullying, do tipo agressivo, por seus colegas da escola e vizinhos de bairro. Tanzie é sua adorável filha super dotada, um pequeno gênio da matemática.

Era só mais um dia desses em que ela estava sentada fazendo cálculos sobre como faria para pagar as contas da família, que o professor de Tanzie ligou indicando que uma escola top top a ofereceria uma bolsa. O problema era que a bolsa não era integral e eles ainda teriam que arcar com um alto valor. Para arranjar uma solução para isso, o professor indica que haverá uma competição na Escócia em que o vencedor ganharia um prêmio de 5 mil libras, o que seria ideal para pagar as despesas extras com a escola de Tanzie. E agora ela estava com outra dúvida. Como faria para chegar na Escócia?

É ai que entra nosso super Ed Nicholls. Ed é um gênio da computação e tem uma empresa que está em grande ascensão. Até que ele comete um pequeno deslize e coloca tudo a perder, sua carreira, sua empresa, seu dinheiro, tudo! E então ele é aconselhado a se afastar da ‘grande cena’ e esperar a poeira baixar. Seu destino cruza com a faxineira de sua mansão na praia (Jess) e ele de repente se vê em uma viagem que o faria atravessar o país.

“- Sei que não deveria – murmurou ele -, Mas acordei muito feliz. – Seu rosto examinou o de Jess. – É serio, de verdade, estupidamente feliz. Como se, apesar de toda a minha vida estar um desastre, eu simplesmente... eu me sinto bem. Olho para você e me sinto bem”.

Meu primeiro contato com essa autora querida por todos, agora também por mim. Devo dizer que estava meio receosa de ler este livro porque não gosto de histórias que acontece em viagens. Não sei se é porque está muito fora da minha realidade apenas pegar um carro e sair por ai de carona com alguém ou se eu só acho chato mesmo.

O fato é que este livro não tem NADA de chato. Ao contrário, é maravilhosamente bom! Eu amei a escrita, a história, os personagens, os dramas, as trapalhadas da viagem, enfim... tudo! Foi fácil me tornar mais uma passageira do carro e participar da conversa deles. Um dos pontos que foi muito positivo para mim foi que, apesar da narração ser em terceira pessoa, a autora conseguiu expressar muito bem o pensamento de cada um deles. Eu me emocionei com a história de todos. Foi tocante para mim o fato de que mesmo com uma renda MUITO apertada, ela não deixava nada faltar aos filhos e isso os deixava ainda mais unidos e loucos um pelo outro. E me mostrou que mesmo em meio à uma queda, você sempre pode ter algo em que se apoiar para se levantar novamente.

Tem um toque de comédia, de romance, de drama.. é um daqueles livros que te deixa reflexivo.

Enfim, recomendo e MUITO.




Compartilhe!

16 comentários :

  1. esse livro marcou a perda de uma amiga querida, mesmo que virtual. foi a ultima vez que comentei sobre um livro com ela. ;/

    então ele vai ser sempre olhado com outros olhos por mim.
    espero que todos gostem tanto quanto eu.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li Jojo, por que sei que as lágrimas são inevitáveis. mas quem sabe eu tome vergonha na cara, e pegue para ler pelo menos um livro dela, para conhecer!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece por este. Nao é dramatico. É um clima mais leve.

      Excluir
  3. A história parece ser emoção pura. Gosto muito do jeito que a autora escreve. E se a história é isso tudo que diz ser, com certeza vou querer ler. Adoro histórias que sabem nos surpreender e nos deixar enlevadas. estou precisando de algo assim pra abalar meus dias. Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth acho entao que vc vai adorarrr!
      Depois volte e me conte ok?

      Excluir
  4. Oi, Nath.

    Sempre bom ler livros que nos fazem refletir a respeito da vida... Ainda não li nada da Jojo, mas meu primeiro livro dela já está na estante Como eu era antes de você. Esse livro possui tudo que procuro em minhas leituras: Drama, comédia e romance. Com certeza irei querer esse livro na estante. Espero também virar fã da escritora.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, tenho Como eu era antes de você na estante logo que foi lançado. tinha achado a sinopse mto boa e comprei. Mas deixei pra depois e ai começaram a surgir resenhas cheias de chororô e eu resolvi nao ler. Rs. Nunca me encontrei num clima propicio para ele.
      Mas pretendo mudar isso em breve!

      Excluir
  5. Oi flor!
    Gente, sabe aquele livro que você sempre vê a capa por ai, mas nunca procurou a respeito? É Um mais Um! :O
    Estou sempre esbarrando com a capa sem nunca saber do que se tratava a história, mas olha que tinha coisa boa escondida por trás dessa arte simples.
    Adoro livros assim quando o autor ou autora conseguem expressar bem os personagens, até porque são eles que compõem e desenvolvem a história, a meu ver. Fiquei mesmo curiosa com essa leitura, vou adicionar na meta deste ano!
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deniseeee. ai eu sou suspeita pra falar desse livro porq amei mesmo!
      e este é exaamente como vc ressaltou, a autora soube expressar TUDO!

      Excluir
  6. Oi Nath.

    Acredita que tenho dois livros da autora na prateleira e ainda não li? Comprei no final do ano passado, estava curiosa para conhecer a narrativa da Jojo, e ainda estou porque não tive tempo de ler nenhum dos dois .. Claro que "Um mais um" já entrou pra minha lista de desejados.
    Parece uma história bem divertida, espero dar algumas risadas durante "essa viagem". E claro que não poderia faltar um drama não é?

    Beijos.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tenho outros dois dela na estante e nenhum deles me atraiu tanto quanto este kkkkk
      Ainda nao os li, mas ja sei que a escrita será ooootima.

      Excluir
  7. Uau,eu bem que esperava um livro assim da tio Jojo,os livros dela são de arrasar corações Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que ela escreve livros com essa tendencia né? Mas ainda nao li os outros..

      Excluir
  8. Posso falar uma coisa? Estou desejando bastante esse livro no momento. Todos os blogs recomendam e cada vez mais fico com vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vai se arrepender da compra.
      É mto bom!

      Excluir
  9. Meu predileto eh a A Garota que Voce Deixou para Tras. Embora Como eu era entes de vc e A Ultima Carta de Amor sejam otimos tambem.... Vou ler esse logo logo...

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei