[Resenha] Antes de Dormir - S.J.Watson



Editora: Record | Páginas: 400 | Skoob | Compre
Christine Lucas é uma mulher de 40 anos que acorda todas as manhãs não sabendo quem é, onde está e quem é o homem nu deitado ao seu lado.Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

Todas as manhãs seu marido, Ben, precisa lhe contar que seu estado é consequência de um grave acidente que a impossibilitou de gravar lembranças recentes; Assim, após ir dormir, sua memória desaparece.

Cansada dessa situação, e sem que seu marido saiba, Christine procura ajuda de um médico que a aconselha a relatar seus dias em um diário. E após Ben sair para o trabalho, ela recebe o telefonema do Dr.Nash para avisá-la onde o diário está escondido.

Ao começar a ler, ela deparar-se com as palavras: "Não confie em Ben", e nesse momento o leitor já está completamente vidrado no suspense. Sendo narrado pelo ponto de vista de Christine, a leitura torna-se ainda mais eletrizante. 

A grande questão de toda a trama é que o leitor em momento algum sabe em quem pode confiar. Ben foi uma incógnita o tempo todo ao mesmo tempo em que Christine foi uma protagonista apaixonante. Mesmo diante de sua deficiência, era incrível a força que ela tinha para continuar buscando por respostas e para recuperar o controle sobre a própria vida.

“Preciso melhorar. Não consigo me imaginar seguindo desse jeito por muito tempo. Eu sei que vou dormir esta noite e que amanhã irei acordar novamente sem saber de nada, e o mesmo no dia seguinte, e depois dele, para sempre. Não consigo imaginar isso. Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para outro sem ter ideia do passado, sem planos para o futuro. É como penso que deve ser a vida dos animais. É pior que eu nem mesmo sei o que não sei. Pode haver muitas coisas me aguardando para me ferir. Coisas sobre as quais jamais sonhei.” (pág 222)
Um thriller viciante e cheio de reviravoltas, em momento algum suspeitei o que iria acontecer. Watson foi tão brilhante no desenvolvimento da história que ao final da leitura eu não conseguia dizer quem eu era. 

Mais do que excelente a conclusão, Antes de Dormir é um livro único, que vale a pena a leitura. Watson iniciou sua carreia de modo fantástico e você também ver no cinema com Nicole Kidman e Colin Firth no elenco.





12 comentários:

  1. Oi Nana, igual a você, nem passou pela minha cabeça o que iria acontecer. O autor conduziu tão bem a trama que me deixou maravilhada com o final espetacular. Super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, é genial né??? E o filme também é bem tenso, mas não tanto quanto o livro. Mas to indicando pro mundo! :D

      Excluir
  2. =O
    Nosa... adorei!
    Já vou procurar pra ler, realmente parece ser bem interessante!

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, Laura. É tenso do começo ao final. O filme também tem essa pegada super misteriosa e talz, mas não chega a ser tão envolvente porque o livro tem as descrições mais aprofundadas, mas também estou indicando pós-leitura. Espero que você goste. ;)

      Excluir
  3. Oi,

    Uma história que deve prender muito o leitor. Imagina esquecer seu dia e começar a anotá-lo em um diário. Não saber se pode ou não confiar em seu marido. Fiquei muito afim da leitura. Irei pesquisar mais a respeito do livro. Não curto assistir os filmes antes da leitura quando é adaptação.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é realmente genial, quando você pensa que está conseguindo entender alguma coisa, acontece algo que te faz pensar "okay, ferrou, voltamos a estaca zero". O autor te faz se sentir na pele da personagem, e o modo como conduziu o romance foi mestre. Indico o filme também pós-leitura. Não tem uma pegada tão tensa, mas é divertido. Espero que você goste. ;)

      Excluir
  4. Nossa. Já fiquei empolgada só com o que li aqui. A história parece ser eletrizante. Não deve ser nada agradável você acordar e não conseguir se lembrar o que aconteceu nos dias anteriores. Eu tento imaginar a sensação disso e não é muito bom. Com certeza vou querer ler. Quero descobrir porque o Ben não é tão confiável assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser mesmo. Acordar no dia seguinte, olhar para o lado e ver um cara estranho respirando no seu cangote. Eu ia ter um enfarte todos os dias. Hahahahahaha... Sem esquecer o desespero né? Não saber o nome, o seu rosto, ter que passar por isso de novo, e de novo, e talz... O livro é eletrizante, Beth. To indicando para o mundo! hahahahaha e indico também o filme pós-leitura. Ele não chega a ser tão bom, mas tem aquele clima de suspense que te deixa todo tenso. Espero que você goste. ;)

      Excluir
  5. Oi Nana :D

    Não dei nada pro livro antes de ler a resenha, depois dela já fui até procurar para comprar .. Parece super empolgante, esse suspense todo que o livro tras costuma me prender do começo ao fim. Pelo que vi o Ben realmente não é tão confiável não é? Adoro quando o final da história me surpreende.

    Beijos.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Me lembrou do filme,como se fosse a primeira vez ......mas só a parte do esquecimento rs pelo jeito e bem diferente >< Não fiquei com muita vontade de ler,mas não dispenso.
    Abraços

    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
  7. Não fiquei com vontade de ler, mas não conhecia o livro. Fica pra próxima, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Tô com esse livro sem ler aqui na estante tem tempos já.. Mas estava sem animo.. Agora me interessei demais por ele! Curti a resenha! Bjo :*

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...