14 janeiro 2015

[Resenha] Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito, 2015
448 páginas


O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



Simplesmente Acontece <3
Adorei esse livro! Devorei ele na verdade… estava desesperada para o final, e não descansei até que li a ultima página dessa história linda!

Veja bem… Simplesmente Acontece, não se refere ao casal que simplesmente acontece de ficar junto, não, simplesmente acontecem mil coisas que impedem o casal de finalmente ficarem juntos. Pensem em um casal que sofreu para finalmente se entender… é esse!

O livro é totalmente narrado em mensagens de textos, cartas e emails, então é uma leitura bem fluida, e que muitos podem caracterizar como cansativa, mas para mim foi exatamente o oposto. Como não temos a narração dos fatos ocorridos, temos apenas a conversa sobre o que aconteceu, isso aguça bastante a nossa criatividade, cabe a nós criarmos tudo o que eles contam, não temos cenário, nem detalhes, achei bem dinâmica a leitura. Não são apenas os protagonistas que trocam mensagens, temos também muita interação com os seus amigos e sua família. 

"Por que é que eu me sinto a única pessoa que está perdida, preocupada com as escolhas que fez e com as direções que tomou? Para onde quer que eu olhe, vejo as pessoas seguindo a vida adiante. Talvez eu deva fazer apenas o mesmo."

Alex e Rosie se conhecem desde pequenos, são melhores amigos que cresceram juntos e independente do que acontece com todo mundo, eles sabem que sempre tem um ao outro. Sempre tiveram o costume de trocar bilhetinhos durante a aula, e sempre aprontaram muito, sendo sempre suspensos. Um detalhe é que esses bilhetinhos contem vários erros de português, por eles terem 5 anos quando começam a trocá-los, morri de rir com as conversas das crianças.

Sinceramente, alguém resiste a esse sorriso?


Tudo vai indo muito bem até que o pai do Alex é transferido da Irlanda para Boston, e o Alex vai junto para terminar o ultimo ano da escola. Mas a Rosie promete ir logo depois, cursar hotelaria, e o Alex promete voltar a tempo do baile de formatura. E é ai que o mundo inteiro resolve conspirar contra esses dois, nunca vi tantos empecilhos e tanta gente no meio do caminho, só digo isso a vocês.

"Ele é o cara mais sortudo do mundo por ter você, Rosie, mas não te merece e você merece algo muito melhor. Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que te ajude a realizar os seus sonhos e que possa protegê-la dos próprios medos. Alguém que te trate com respeito, que ame cada parte de você, especialmente os seus defeitos. Você deveria estar com uma pessoa que possa te fazer feliz, muito feliz, andando nas nuvens de tanta felicidade. Alguém que anos atrás deveria ter aproveitado a chance de ficar com você em vez de sentir medo e ficar assustado demais para poder tentar."

Enfim, adorei a leitura! Já li outro livro com esse mesmo tipo de narração, e posso dizer que a Cecelia Ahern sabe o que faz. Escreve muito bem e me fez virar fã. A única razão para não ganhar as 5 estrelinhas é porque para o meu gosto literário o final demorou muito para chegar, quem leu vai entender o que eu estou querendo dizer...

Simplesmente Acontece nos mostra o poder do destino. E nos mostra que acima de tudo está a amizade.

Gostaram? Que tal participar do sorteio que o Every Little Book está fazendo junto com a Editora Novo Conceito? Você pode levar um exemplar de Simplesmente Acontece para casa...


Espero do fundo do meu coraçãozinho de fã, que o filme esteja a altura do livro. Confiram o trailer:







Compartilhe!

5 comentários :

  1. Quando lançou ano passado, algumas meninas falaram que não gostaram e tal, pelo fato de ser mensagens e tal...

    mas esse trailer e a resenha me fizeram querer ler o filme... simplesmente perfeito!


    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Eu vi o trailer e amei amei amei, quando descobri que tinha o livro eu PIREI!
    Necessito desse livro pra ontem hahaha
    Amei a resenha,
    Beijosss
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de ver o filme!
      Mas sempre bate aquele medo, será que vai ser fiel?
      Bjos

      Excluir
  3. Nunca li nada da autora, mas tenho O Presente dela, só que ainda não li, então não sei exatamente o que esperar dela. Só sei que assisti um hangout com ela e adorei seu jeitinho fofo. Nunca li nada em formato de cartas e e-mails tampouco, portanto há grandes expectativas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lala do céu, resenha de uma das minhas autoras favoritas. O que mais posso dizer? É um dos livros que mais me cativou justamente pela narrativa diferenciada. Pra alguns, pode soar confusa, mas pra outros, é pura diversão (meu caso). Morri de rir nas primeiras páginas, há muita ironia e "diálogos" divertidíssimos.

    Ansiosa blaster master pelo filme ♥

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei