Maratona de Fantasia


Oi gente! Hoje vai começar o meu desafio =D

Isso aqui está muito mimimi, estou (Luiza) me sentindo meio deslocada, hahahahaha. Não sou a maior fã de romance, o meu negócio é fantasia <3. Antes de falar do desafio um si, vou comentar um pouco sobre a literatura fantástica, seus gêneros e subgêneros, pois muita coisa se enquadra nesta categoria e sua classificação é bastante nebulosa. Praticamente tudo que não faz parte da realidade se enquadra neste gênero.

A Literatura Fantástica é um gênero onde as narrativas estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Ou seja, tudo que não existe e foi inventado para aquela história. Este gênero se divide em: ficção científica, horror e fantasia. Eu gosto muito dos três, praticamente tudo que eu leio se enquadra em um deles, mas a minha queridinha especial é a fantasia <3. 

Fantasia é um gênero que usa a magia e outras formas sobrenaturais como elemento principal do enredo, da temática e / ou da configuração, e é geralmente distinguida da ficção científica e horror pela por ficar longe de temas científicos e macabros, respectivamente, embora exista uma grande sobreposição entre os três gêneros (que são subgêneros da ficção especulativa). Existem diversos subgêneros dentro da fantasia, e estas subdivisões estão crescendo cada vez mais com a criação de obras inovadoras, este é realmente um gênero que está em alta.

Os subgêneros da fantasia também se sobrepõem muitas vezes, a maioria dos livros se enquadra em mais de uma categoria. Como já leio fantasia há muitos anos, eu criei a minha própria classificação, e seria mais como uma "triagem" de temas. Vou usar esta classificação aqui no desafio, porque eu acho que fica mais a minha cara. (Fonte)

Porém, quem quiser conhecer mais sobre os subgêneros da fantasia, pode acessar esses links: 1, 2 e 3.


Agora vou explicar sobre o desafio em si.

Separei um "tema" por mês e, dentro de cada tema vou indicar alguns livros que eu já li, que eu pretendo ler e algumas outras dicas que estão em alta. A minha meta é ler um livro de cada tema do mês, mas como muitos são séries eu vou acabar lendo mais né? Rs. Já falei que adoro séries? A maioria do que eu leio tem alguma continuação. Sei lá, parece que livro único deixa um vazio sem explicação, rs (na maioria das vezes). 

Os livros que eu já li e estiverem com três asteriscos do lado estão dentro dos meus favoritos para toda a vida <3. Ah, importante falar também que boa parte dos livros que eu leio são em inglês, então vocês vão ver muitas dicas internacionais também ;). Muito provavelmente os livros da opção “Quero ler” eu já tenho aqui e ainda não li. Tudo culpa da compulsão de comprar livros e mais livros mesmo sem ter onde colocar e nem tempo para ler... tsctsctsc #mejulguem

Eu ia separar um mês para fantasias nacionais, mas eu gosto de tantas, que em muitas categorias já terão nacionais como indicação =D.

Vamos lá!

Janeiro – Mitologia

Vamos começar o ano com o pé direito =D. Nesta categoria vale todas as histórias que tenham algum elemento de mitologia. Mitologia grega, egípcia, romana, nórdica, japonesa, asiática, indiana, africana, cristã e qualquer outra que você goste. AMO essa categoria <3.

Já li:





Pretendo ler:

Outras dicas:

Fevereiro - Magia

Nestes livros lemos sobre magia, bruxaria, feitiçaria e afins. Adorooooooo!!!!

Já li:

Quero ler:


Outras dicas:


Março – Épico

São histórias que se passam em um mundo completamente inventado ou paralelo. É o subgênero precursor de muitos, e de onde vieram os maiores clássicos da fantasia. Muitos livros se enquadram aqui, então separei alguns dos mais importantes que não se enquadram nos outros gêneros.

Já li:

Quero ler:

Abril – Dragões

Nesta categoria vale qualquer livro que tenha dragões na sua temática.


Já li:
Eragon ***

Quero ler:

Outras dicas:


Maio – Distopia

Distopia é o oposto de utopia (um lugar ou mundo imaginário onde tudo é perfeito). Nestas histórias geralmente é mostrado um futuro pós-apocalíptico onde a humanidade é assolada pelo totalitarismo, autoritarismo e opressivo controle da sociedade, dentre outros tópicos paralelos, sendo encontrados em muitos o elemento tecnológico.

Já li:
Legend***



Quero ler:



Outras dicas:

Junho - Fantasia urbana

É um subgênero que fica dentro da fantasia contemporânea e consiste em histórias onde elementos mágicos e sobrenaturais são inseridos no mundo real e atual. Nesta categoria encontramos vampiros, metamorfos, fadas, demônios, unicórnios, magos e nelas podemos encontrar mistério, romance, aventura, erotismo, drama, horror e por aí vai. É um gênero muito vasto e que vêm crescendo muito nos últimos cinco anos. Muitos livros daqui se enquadram em outros gêneros. Essa categoria faz parte da época “negra” da minha vida, vulgo adolescência, eu só lia esses tipos de livros! A lista que já li daqui é grande, vou colocar só alguns abaixo (e eliminar os que fazem passar vergonha claro rs, mas, hey, todo mundo teve uma fase House of Night na vida).

Já li:
Fever***

Quero ler:

Outras dicas:


Julho - Baseados em jogos

Esse gênero vem crescendo muito. Eu sempre gostei de jogos que tenham uma boa história e sempre disse "isso poderia virar um livro". E não é que muitos viraram? Tenho a maior curiosidade de ler, principalmente dos jogos que tenho ou já joguei.



Agosto – Steampunk

São livros que se passam no século XIX onde a tecnologia e a modernidade estão bem à frente do seu tempo, utilizando os materiais e os recursos disponíveis na época. Basicamente, poderia ser descrito pelo slogan "Como o passado seria se o futuro acontecesse mais rápido". Muitos elementos de fantasia estão presentes nestas histórias, como seres sobrenaturais, magia e afins. Depois que li minha primeira série steampunk, me apaixonei pelo gênero e pretendo ler muitos!

Já li:

Quero ler:

Outras dicas:


Setembro - Dark Fantasy

É uma história de fantasia com elementos de terror. Histórias mais sombrias, com um toque gótico ou com um apelo mais assustador. Muitos livros desta categoria misturam erotismo com horror, o que é o caso de muitas histórias de vampiros e seres sobrenaturais.

Já li:

Quero ler:



Outras dicas:


Outubro- Contos de fadas

Histórias que se baseiam em contos folclóricos, tradições culturais e narrativas fictícias. Não abrangem necessariamente o mundo das ‘fadas’, mas podem dar ênfase na fantasia folclórica desse grupo de seres sobrenaturais. Muitos são clássicos da literatura, e geralmente são indicados para todas as idades. Há também os mais modernos que "recontam" um determinado clássico de outra maneira, enquadrando-o no mundo moderno.

Já li:

Quero ler:

Outras dicas:


Novembro - Science Fantasy

São livros que envolvem ficção científica e fantasia. Muitos têm seres sobrenaturais em um mundo de grande avanço tecnológico. Há também muitas distopias incluídas neste subgênero.

Já li:

Quero ler:
The 100

Outras dicas:


Dezembro – Medieval

Livros que se passam em um mundo onde os elementos medievais estão presentes. Reis, rainhas, exércitos reais, impérios, monarquias são exemplos de elementos presentes nestes livros. Muitos livros desta categoria podem ser enquadrados nas outras, por possuírem os mais variados tipos de elementos sobrenaturais.

Já li:
Devoy ***

Quero ler:

Outras dicas:




É isso gente! Podem dar mais dicas, dizer livros que vocês já leram que eu acrescento nas categorias! Vou postar resenha dos livros escolhidos para os desafios de cada mês, alguns dos que eu citei até tem resenha aqui no blog, vou atualizando este post =)

Aqui neste link vocês encontram uma lista das cem melhores fantasias de todos os tempos. Muitas eu não li e achei bem legal como referência!

Como eu disse, as categorias são bem nebulosas e muitos livros pertencem a mais de uma, esta classificação é baseada na minha opinião pessoal! 

Espero que gostem e boa maratona para vocês!


10 comentários:

  1. Vou salvar essa lista, amo fantasias <3
    Aí tem vários livros que já li/quero ler e alguns que desconheço, do jeito que sou meio impulsiva com alguns livros, devo ler no "mês errado".

    Beijão!
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana! Te entendo! Sou SUPER impulsiva também! Já estou querendo ler todos! Hauahauahasuahauahau

      Excluir
  2. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee AMO AMO AMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 to surtando com a minha própria lista twin kkkkkkkk
      Quero ler TUDO para ontem kkkkkkk

      Excluir
  3. Estou com dificuldade em terminar o último livro do Eragon , não sei depois que ele ficou cheio de poderes perdeu um pouco do meu interesse , concordo que para a história foi algo necessário mas não sei parece que perdeu um pouco a graça . Agora coloque na lista "A primeira regra do mago " do Terry Goodkind , simplesmente perfeito e um crime a Rocco não ter publicado o resto da série .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idem vivi, eu parei em um deles acho q o 3 e não consegui ir para frente!!!! Empaquei !

      Excluir
    2. Eu sou hiper super fã de Ciclo da Herança e gostei muito do final ✌️ Tudo é uma questão de gosto mesmo hahaahahha
      Sou do tipo das que gosta de Senhor dos Anéis, mesmo com todo bla bla bla, hahahaha Eragon é uma das minhas paixões para a vida toda ❤️
      Vou colocar o que você indicou na lista!

      Excluir
    3. Mas senhor dos anéis é nosso queridinho, está acima de todos os livros do mundo, nada irá bater! =)

      Excluir
  4. Oi Luiza, adorei sua lista! Tenho verdadeira paixão por mitologia...já li quase td que Rick Riordan escreveu...faltando os 2 finais de As Crônicas dos Kane...td que já saiu sobre as séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo já li, todos os extras...realmente adoro a narrativa desse autor.
    Terminei o doador de memórias hoje, havia assistido a adaptação e achei muito bonita a mensagem a qual ela passou e fiquei empolgada para ler a obra...super adorável.

    Parabéns 😊

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Também amoooo o Rick Riordan de paixão! Mitologia é muito amor! ❤️❤️❤️
      Estou super empolgada para O Doador de Memórias, comprei o livro baratinho no black friday, mas estou esperando as continuações para ler! Odeioo ficar esperando continuação hauabahahahahsh

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...