[Resenha] A Lenda

A Lenda, Luiz Amato 






Tudo teve início em junho de 1937, quando um pequeno tremor de terra atingiu uma aldeia no sul da Itália. Os dias só tinham a aparência de normal na pequena aldeia de Bordo della Paura. Apenas a aparência. Nas proximidades da aldeia existia uma caverna chamada Gruta di Cane, a qual era tópico de vários rumores. Dizia-se que era uma região de mau agouro, cheia de entes malignos. Segundo a lenda, o local seria um sombrio ponto onde as almas pecadoras eram coletadas por feitores, que as jogavam uma por uma em um poço que funcionava como portal. Estes feitores seriam criaturas assombrosas, semelhantes aos homens, mas com partes de monstro.

Todo o rumor foi intensificado quando uma fenda na terra se abriu, num dos caminhos para a gruta, estendendo-se até o seu interior. Para os habitantes, era a confirmação do mau presságio, e ninguém ousava se aproximar.

Quando soube dos boatos, o padre da cidade mais próxima, padre Lino, entrou logo em contato com monsenhor Giulio, de Roma, o qual logo denominou padre Ângelo, do setor de Lendas, para investigar o ocorrido. Este setor especial investigava temas que muitas vezes eram chamados de mitos, ou crendices populares, mas que, com sua experiência, sempre provavam ter um fundo de verdade. Era um setor extenso e completamente dotado de pessoal e equipamentos científicos para análise dos materiais. Bem como uma imensa biblioteca e muitos itens valiosos arquivados para pesquisa.

Padre Ângelo logo delegou a Lazlo e Paulo a tarefa de visitar a Gruta di Cane para investigar a veracidade das informações e verificar o que de fato está ocorrendo lá. E estes padres não tinham ideia do que os aguardava.

A história por trás da Gruta di Cane estava apenas começando e estes cientistas religiosos não imaginariam que estava por vir. Manuscritos que os levam aos primórdios da humanidade. Códigos, sequências númericas e mensagens que os levarão a um encontro com um renomado arqueólogo de Oxford e seu pupilo. A partir daí não tem mais volta, eles devem ir até o final.

Mas teriam estes "padres cientistas" e este renomado arqueólogo a capacidade de desvendar este enigma? Leiam A Lenda para descobrir!
"Com a anuência do conselho, colocaram-nos em uma espécie de bolsa, camuflando o conjunto em uma unidade protegida com adaptação molecular. Assim só seriam encontrados depois do período do ghensis. O local escolhido para colocá-lo foi próximo de uma grande pedra, na área de pouso. Qualquer indivíduo que para lá olhasse, nada veria. Quando terminado o tempo preestabelecido, desintegrar-se-ia. Assim, eu, Teic Eprhom, termino esta triste narrativa. Nós, membros da casa DeHam, esperamos que vocês, descendentes de Aidhaam, entendam o significado deste relato."


Decidi não detalhar muito o enredo para não contar nenhum spoiler. Como é uma história que evolui, e a cada capítulo há uma surpresa, melhor deixar para vocês apenas a ideia do que podem esperar! 

Agora vamos à minha opinião.

É uma história fantástica, que me surpreendeu do início ao fim. Sabe quando você está lendo um livro e não sabe o que esperar para as próximas páginas? Esta foi a minha sensação ao ler a ler A Lenda, e vocês já devem saber como eu AMO isto!

Numa era da literatura com tanto mais do mesmo, é maravilhoso encontrar um livro que se destaca, e A Lenda é com certeza um deles. Não, eu não sou suspeita para falar só porque fui beta. Quando o li pela primeira vez, não fazia ideia do que viria, e foi justamente isto que me encantou do início ao fim, e me fez abraçar essa causa e mostrar para todo mundo o quão incrível é esta história.

Quando você olha para o livro pequeno, imagina logo que deve ser sem graça e rapidinho. Mas vocês não imaginam quantidade de conteúdo que existe nele, e quando acaba você só deseja o próximo (loucamente).

Os personagens são diferentes do que estou acostumada a ler. Inicialmente os padres do Setor de Lendas são o ponto central e depois o professor Watters e seu braço direito, Sajih entram na história.

É super interessante ver o desenvolvimento da ideia de que a fé e a ciência podem andar juntas. Este é um dos maiores questionamentos da nossa humanidade e, como sempre, estou olhando pelo lado da ciência (sim, eu sou MUITO cética quanto a várias coisas, afinal, eu fiz uma faculdade de engenharia né?!?), é, no mínimo, desafiador ler um livro onde padres "cientistas" são o ponto central. Tudo bem tudo bem, quando o professor Watters, da universidade de Oxford entrou no cenário eu quase gritei ufa! Rs. (Velhos hábitos nunca morrem :p).
"- Mas estou calmo. Na verdade só falei para que você ficasse bravo. Assim, o canto de sua boa começa a tremer e, claro, você saliva mais. Desse modo, sua goela fica mais molhada, fazendo com que você pare de reclamar de sede. Isso sim é puro raciocínio lógico - olhou-o com uma expressão de santidade. - Iremos no sentido do paraíso - virando, seguiu o caminho."
Não posso deixar de comentar sobre a escrita impecável. O nível de escrita do Luiz é supreendente, e a revisão deste livro está maravilhosa! Não encontrei erros, achei bem fluido o texto e bastante envolvente. Com isto já ganha muitos pontos comigo.

Uma coisa que posso falar para vocês é: vocês não têm ideia do rumo que esta história tomará. Em A Lenda você encontra: ciência, ficção científica, alienígenas, fantasia, suspense, mistério e MUITA aventura. É como se fosse um livro do Dan Brown misturado com Indiana Jones, com toques de ficção científica.

No decorrer da história, nossos queridos personagens decifram códigos, sequências numéricas, se aventuram por uma gruta amaldiçoada, investigam cemitérios abandonados, e tudo isto os leva a algo jamais pensado: aos primórdios da criação da humanidade e ao seu possível fim.
"- Vejamos a próxima:CASAS EXISTEM NUM JARDIM ONDE MIL OLHOS VEEM O PASSADO QUE SE REVELA E FOLHAS CAEM.
- Isso é bem simples - comentou Watters.ONDE OS OLHOS VEEM O PASSADO. Em um museu; fácil demais. Continuando:CASAS EXISTEM NUM JARDIM. Num jardim existem flores. E a localização do museu de História Natural define o resto da frase. Rua das Flores. Passemos à seguinte."
Ciência e fé devem andar juntas para solucionar este grande mistério. Serão eles capazes de descobrir a mensagem por trás de tudo? A inteligência de padres "cientistas" aliada à experiencia de um arqueólogo de renome e um famoso decifrador de códigos será suficiente para chegar à resposta deste enigma?

Leiam A Lenda e descubram! Vem mergulhar com a gente nesta grande aventura!
"Lazlo ia erguê-la quando ela se partiu ao meio. No mesmo instante a miniatura na mão de Paulo desintegrou-se. O fundo da urna rachara. Eles se afastaram, atônitos. Com um estrondo, todo o restante da estrutura desapareceu. Onde antes estava o apêndice, agora aparecia um enorme buraco, escuri e profundo. - Vejam! - exclamou Lazlo - O poço! Uma mostra de reconhecimento apareceu na expressão deles. - Onde as almas eram jogadas - completou padre Lino, em voz baixa. A temperatura caíra subitamente. Lá fora o dilúvio continuava. O ambiente era tenso, com o silêncio imperando."

Contatos


Links de Venda


Para compra com o Luiz – R$ 29,00 já com o frete registrado (para um livro) – nesse caso mando autografado, com dedicatória e marcador – pode pedir inbox ou pelo e-mail (a-amato@uol.com.br)



16 comentários:

  1. Hehehe. O que mais eu posso falar? Que bela resenha. Que perfeito entendimento do texto. "É super interessante ver o desenvolvimento da ideia de que a fé e a ciência podem andar juntas. Este é um dos maiores questionamentos da nossa humanidade" Esse é um dos pontos que abordo na história, mas que nunca comentei, ou fiz algum alarde. Eu estava esperando exatamente isso. Que alguém o fizesse. E que grata surpresa encontrá-lo aqui. Parabéns Luiza, pela ótima resenha e pela fantástica percepção. Quero também lhe agradecer pelas gentis palavras. Terminando, um aviso para você e para todos os leitores. Aguardem, muitas surpresas ainda virão pelo caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiz! Que bom que consegui captar a essência da sua história, fico feliz!
      Com certeza A Jornada nos aguarda com MUITAS surpresas!
      Que a nossa parceria dure muito meu amigo! E que A Grande Aventura faça MUITO sucesso, porque você merece! =)

      Excluir
  2. Adoreiiii
    Mesmo não sendo muito a minha temática favorita, vc sabe que eu sou romântica, mas parece ser desses livros que vão me prender até a ultima página! Quero ler!
    =**

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Luiza! Conseguiu transmitir o encanto do enredo! Também adoro A Lenda e sou fã do talento do Luis Amato. Me sinto feliz e orgulhosa por apoiá-lo desde o início!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É muito bom mesmo né? Então estamos juntas nessa caminhada de lançar A Lenda para o mundo!!!! =D

      Excluir
  4. Oi Luiza tudo bem, estou lendo o livro e concordo com você a escrita do autor Luiz e muito boa e inteligente, todo suspense que cerca a lenda deixa-nos instigado a cada página! Parabéns ao autor e pela resenha!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Achei a resenha fantástica, mas não me interessei pelo livro...
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o livro e já estou achando ótimo, deu para perceber pela sua empolgação que a história tende a ficar melhor ainda.
    Parabéns pela resenha, deu para sentir como vai caminhar o enredo mas sem saber muita coisa sobre ele, afinal temos que ler para comprovar o quanto é bom.

    Abraço,
    Diego de França

    http://www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diego!

      Você vai ver só como o livro te surpreende! =D

      Excluir
  7. Que perfeito Twin,

    é tão bom resenhar um livro quando vc agora e se conecta com a escrita do autor.

    Falei que vc seria melhor beta do que eu nesse livros. <3

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava bem interessada nesta série e agora fiquei ainda mais com vc falando q os mistérios do livro envolvem fé e ciência!
    Adoooro!
    Acho a capa bonita porém essa letra do título é bem feia..=P

    ResponderExcluir
  9. A história é muito boa pelo que estou vendo. Muita emoção e aventuras neste livro. Gostei de conhecer a trama e personagens. Espero conseguir acompanhar toda a história. Super empolgada com essa novidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. A capa e linda! A historia e tambem maravilhosa!
    Adoooro livro que tem aventura me sinto com tivesse no livro

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...