Entrevista Glaucia Santos


 Glaucia  é casada, nascida e criada na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Formou-se em Sistemas de Informação pela Universidade do Grande Rio e atualmente trabalha como analista de serviços de telecomunicações. Leitora ávida e compulsiva, já leu mais de duzentos livros e hoje se dedica a publicar resenhas sobre obras literárias. Começou a escrever no final de 2008, quando publicou sua primeira estória na internet. Depois de tanto “brincar de escrever” resolveu publicar o seu primeiro livro: “Para sempre”.


Nós fizemos uma outra entrevista com a Glaucia, quem quiser conferir. Temos resenha de Para sempre e Luz da minha vida.



1- Legião Urbana esta presente não apenas no titulo de seu livro, mas também em vários trechos dele. Essa musica em especial te marcou de alguma forma ou é apenas o amor pelo grupo e suas composições?
Eu amo Vento no litoral e todas as composições da banda. Gostaria muito poder voltar aos anos 90 e poder curtir Renato Russo novamente. Aquela voz marcante continua em minha memória e lembranças de adolescente. Vivi essa época e curti muito.
Vento no litoral não teve um momento especial em minha vida, apenas me serviu como inspiração. Na verdade nenhuma das músicas da Legião fez parte dos meus romances, mas até hoje curto muito e sempre ouço as velhas canções. Acho que minha favorita é Índios. Sempre me pego cantando: “Quem me dera ao menos uma vez...”.

2-Essa historia em especial começou em uma fan fic,qual foi o sentimento ao ver algo que começou singelamente, virando um livro tão bem escrito e elaborado?
Eu sempre tive uma conexão com a música. Amo demais. Às vezes ouço uma letra qualquer e de repente me pego criando uma trama por trás dela. Sempre foi assim.
Acho que essa foi a minha segunda ou terceira fanfic original que criei, não tenho certeza agora. Antes eu escrevia continuações da Saga Crepúsculo. Foi ouvido um dia e a trama me veio na mente. Assim nasceu essa trama, que na época possuía apenas um narrador e poucos capítulos.
Foi muito difícil adaptar a história original para o livro, porque tinha lacunas que levava o leitor a questionamentos.  Passei meses trabalhando para tentar remover os fios soltos da trama. Acho que deu certo. rsrsrs
3-Fiquei impressionada em como você cruza muito bem o destino dos personagens...então nos diga, acredita em destino e amor a primeira vista?
Sou uma romântica incorrigível e acredito muito em destino. Acho que algumas pessoas foram feitas para ficarem juntas. Sempre que leio um livro onde o casal não termina bem, fico me interrogando e tentando criar finais alternativos. Acho que esse é meu grande problema. Nunca me conformo com os finais e sempre busco algo que satisfaça minha imaginação e coração.
Lembro-me que quando assisti a Casa do lago fiquei dias pensando no filme e imaginei milhares de finais alternativos. Sempre acontece assim. Acho que tenho problema rsrsrs romântica demais.

4 - Esse é o seu terceiro livro, o que você acha que mudou desde a publicação do primeiro? 
Acho que escrever um livro é até fácil. O difícil mesmo é publicar e principalmente vender. O mercado literário é muito complicado. Para um autor vencer nele tem que lutar e perseverar muito. Digo isso porque já publiquei com editora e independente, mas das duas formas as coisas se complicam demais.
Primeira coisa que o autor precisa saber é que seu livro não virará um Best Seller da noite para o dia. Até você conseguir um publico que se identifique com você pode demorar muito. Ter paciência é preciso, mesmo estando muito ansioso pelo sucesso.
Segundo, você não será unanimidade. Por mais que considere seu livro bom, sempre haverá alguém que não gostará dele e criticará. Isso faz parte do jogo e você tem que saber lidar com as críticas. Devo confessar que no início sofri muito e passei meses sem olhar resenhas e comentários. Sou uma pessoa bem sensível e ficava muito mal. Com o tempo isso foi passando e aprendi essa segunda regra.
O autor precisa ser humilde. Por mais que seu livro seja bom, sempre haverá um ou mais leitores questionando coisas. Os leitores são inteligentes e sabem colocar suas opiniões. Parta da premissa que o leitor é mais inteligente do que você. Não menospreze isso ou estará assinando sua sentença de morte. É necessário ser humilde e aceitar a opinião deles. Fazer barraco na internet trás péssima divulgação para seu livro, pois os leitores não vão expor a opinião, indicar para os amigos e na melhor das hipóteses passarão longe de você.
Para vender é preciso divulgar muito e para isso o trabalho dos blogueiros parceiros é muito importante. Sem os parceiros você não aparece. Não pense que enchendo os grupos de spam e enviando mensagens no email ou inbox dos leitores funcionará. Sei disso porque odeio que me enviem propaganda. Não faça isso.  Se for possível (financeiramente) faça parcerias e tente fazer uma boa divulgação do seu livro. São eles quem farão o boca a boca com os leitores.
Gostaria de dizer que apesar de difícil é muito gratificante. Acho que vale a pena o trabalho e o sofrimento.
  
5-O que podemos esperar de seus próximos livros? 
Pretendo lançar a segunda edição de Para sempre esse ano. Os leitores têm me cobrado isso e acho que já atrasou muito, mas já estou trabalhando em Lenda Urbana. Devo reenviar o arquivo revisado para a editora Sollo em breve.
Lenda urbana tem uma trama forte, suspense, mistério, assassinato e uma pegada hot. É o meu primeiro sobrenatural e foi muito divertido escrever. Acho que os leitores vão amar. Acho não, tenho certeza.
Se tudo ocorrer bem ano que vem teremos Medo de Amar e Vidas Opostas. Foram duas fanfic que fizeram sucesso. Algumas coisas ainda não estão definidas, mas tenho trabalhado para conseguir publicá-las. Para 2016 pretendo publicar A herdeira e Guerra dos sexos. São só planos, mas continuo com essa intenção.

Bem, obrigada pela atenção, e muito sucesso.
Obrigada mais uma vez pela divulgação e carinho. Sei que o trabalho de vocês e fundamental e sem ele não seria nada. Sou muito grata a todos os parceiros e tudo o que fizeram por mim.

Também agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho e publicação.

6 comentários:

  1. Oii!
    Adorei a entrevista e saber mais sobre a autora.
    Quero ler em breve Vento no Litoral!

    Sucesso para a autora!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista. Está de parabéns pelas perguntas. Adorei conhecer a autora e saber mais sobre suas obras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro "para sempre"e me emocionei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para sempre, vai ter nova edição, e a capa sofreu uma modificação!

      está linda!!!!!!

      Excluir
  4. Adooorei a entrevista e sempre legal conhece
    um pouco mais sobre os autores! E percebe de onde vem tanta inspiração
    pra criar as historia tão lindas

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...