[Devaneios] Livros, vicio?


Vamos falar um pouco dessa coisinha chamada livro que desperta tantas emoções nas pessoas!

Tenho uma amiga que quando fica com TPM não consegue segurar o cartão de crédito. Nunca tive esse problema e ainda achava graça da situação, então eu choquei quando descobri que eu, que dizia que não tinha uma mania, "toc", algo desse tipo, de retente descubro que eu tenho sim e uma mania sem lógica! 

Eu posso dizer, com base na minha pessoa, que eu tenho um problema de compulsão, digno de análise no divã!  
Como eu descobri isso? As meninas inventaram um desafio de ler livros encalhados na estante, e foi uma surpresa para mim, que eu não li 30% do que eu tenho na estante ! Como isso é possível !??? 
E poir de tudo, é que mesmo sabendo disso, a pessoa ainda entra no submarino e saraiva para ver livros. Não consegue ver uma promoção de livros por 9,90 e não comprar pelo menos dois, mesmo sabendo que nunca vai ler esse livro na vida! Acho que meu cérebro deve pensar na beleza que a estante irá ficar, diga se por passagem que nem cabe mais livros, mas não importa. 

Então a pergunta, isso é normal?

Fui procurar algumas meninas que são psicologas para conversar sobre o assunto, e a Jaque me explicou certinho :

"Você compra pelo prazer do obter, estas compras muitas vezes é uma recompensa. Vários outros problemas podem estar por trás disto, como um déficit de repertório, dificuldade em relacionamentos, problemas no trabalho e até por depressão. Mas o nome dado a quem faz compras de maneira patológica, usa-se o termo Transtorno compulsivo.
Mas geralmente não é só excesso, o comportamento tem que ser prejudicial para a pessoa. Por exemplo, comprar e ficar endividado. Não ter lugar pra guardar e atrapalhar as outras pessoas da casa."

E depois de uma longaaaa conversa, nós chegamos à conclusão que não tenho Transtorno compulsivo (huhuhuhu), porque isso não me causa um problema secundário, se assim posso dizer. A doença em si só é taxada se, como a Jaque citou, atrapalhar as pessoas em volta, ou mesmo a própria pessoa, como dividas.

Depois dessa conversa, minha pessoa está mais despreocupada.... e vocês, compram livro a torto e a direito, ou apenas os que desejam?


5 comentários:

  1. É realmente isso acontece e não é só contigo não. Também sofro desse pequeno mal. rsrsrs Mais como resistir a estes livros? Vou na medida do possível lendo o que consigo e espero colocar minha leitura em dia logo. E não acho que eu tenha uma compulsão assim. É que são irresistíveis demais. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ops... eu tenho :)
    mas gostei do post e da explicação.
    super legal!

    ResponderExcluir
  3. Sou tipo de pessoas que ser amarra em livro que esperta um serie de emoçoes
    seja de tristeza (que me faz chorar rios de lagrimas) ou de alegria!
    Serio que voce tem Transtorno compulsivo ?? Caramba, mas eu lhe entendo e muuito dificil residir a tentação!
    Acho que não tenho, pois eu sei ate onde eu tenho que chega!
    é com muita calma e as vezes tenho que pensar mil vezes antes de clicar 'colocar em seu carrinho''

    ResponderExcluir
  4. A pouco tempo li uma tirinha que diz "Você pensa que livro é legume para comprar por quilos?", eu ri alto mas confesso que penso mesmo. Todo mês eu compro livros, e acho que caio no Transtorno porque quando eu compro não penso nem um pouco em como isso vai afetar minha família.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Eu acho que não tenho esse Transtorno, porque eu só compro livros quando os que eu tenho para ler estão acabando, quando é meu aniversário ou quando tem aquela promoção irresistível haha
    Mas nada que atrapalhe o orçamento ou minha família.

    Beijo

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...