[Devaneios] Cada um com sua opinião?


Lembrei de um post que a Rapha do Equalize da Leitura fez, e fiquei pensando sobre esse assunto. 

Acho que a pergunta mais apropriada para esse post seria :  É legal falar não tão bem de um livro?

Vejo muitas pessoas se pegando por ai, com bate bocas infundados, e palavras de baixo calão, só para cada um ser mais hipócrita que o outro. Se na concepção de todos, o mundo é livre e cada um pode expressar sua opinião, eu não vejo motivos da indignação de algumas pessoas. 

Veja bem, eu quis dizer "falar não tão bem" porque eu quis dizer críticas construtivas e não simplesmente falar mal de uma determinada coisa. Acho que opiniões boas ou ruins sempre são bem vindas em todos os aspectos da vida de uma pessoa. Claro que, existem aqueles que não aceitam isso tão bem, não veem a simples lógica que críticas levam uma pessoa a pensar melhor sobre sua vida e consequentemente crescer.

Claro, que falar mal sem ter um fundamento para isso, é lamentável. Sempre tem livros que não é que você não goste, e sim, que não houve um sentimento, uma conexão com a escrita do autor. Isso também já aconteceu comigo, e se pensar um pouco, há uma justificativa, eu acabei de dar. 

Agora pessoas que amam tal livro, e não aceitam uma pessoa falando que não gostou, e que não recomendaria o livro, é uma coisa obsessiva demais. Acho que quem deveria se sentir ofendida é quem escreveu. Muitos que se dizem fãs, extrapolam na hora de defender seus amores. Isso se acentua ainda mais quando se trata de livros x filmes. Mas nem vou comentar sobre isso, porque nunca mais vou acabar de escrever.

Divaguei um pouco, mas o que eu quero dizer, é que se você fala bem de um livro, porque não aceitar que alguém fale 'mal' do mesmo livro? Se você tem esse direito porque o outro não teria também?
Pessoas pensam diferentes, agem diferentes (graças a Deus por isso!), ninguém é obrigado a gostar de um livro que meio milhão de pessoas amam. 

Acho pior ainda quando justificam que isso prejudica o autor, que as pessoas deixaram de ler pelas críticas negativas... ah, por favor, se você olha as críticas do skoob, ou do goods, e desiste de ler um livro porque a classificação é baixa, dai vai de você, se é influenciado tão facilmente por outras pessoas. 

Já fui leitora beta de algumas autoras, e realmente eu não me seguro de falar sobre o livro. Na última vez, a autora até me ligou e ficamos debatendo um pouco sobre mais possibilidades para o livro. Acho que isso é o que faz a diferença para quem escreve, ouvir a opinião de seus leitores e crescer com os personagens. Claro, que ouvir pessoas falando que não gostou, é ruim, mas faz parte. Não se pode agradar a todos. 

Eu não sou a pessoas mais fácil de se agradar, ainda mais com livros modinhas. Todas as minhas resenhas de NA e YA não são todas positivas, mas eu tento colocar os pontos que eu não gostei, e argumentar com lógica, nenhum livro que eu li eu achei Péssimo e dei uma estrela. 

Então, você pergunta, porque eu leio o mesmo gênero se nenhum me agrada? 
Eu não leio esses livro para poder criticar, eu leio porque eu gosto da temática, tenho a esperança de encontrar um livro desse gênero que realmente me agrade. E eu já consegui achar, Easy é um livro que eu amei. Todo leitor sempre está em busca do livro perfeito, aquele que tire seus pês do chão. 

Enfim.. Falem do livro sim, falando bem ou mal , fale do livro... mesmo um que você não amou, ele pode mudar a vida de uma pessoa um dia, nunca se sabe....   

10 comentários:

  1. Adorei o texto. Existem realmente pessoas tão obsessivas por tal obra ou autor que não conseguem debater com alguém sem jogar um palavrão no meio. Acho infantil e desnecessário. Sendo com respeito, toda critica construtiva é bem vinda.

    Beijoss!
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Creio que a relação entre escritor e leitor é dinâmica porque se baseia em críticas e elogios, E, com isso, quem tem a ganhar são ambas as partes: o escritor por melhorar sua obra e o leitor por ler uma obra melhorada. Não é papel do leitor ficar passivo, só porque gosta do escritor, ou muito menos criticar outras pessoas que não avaliaram bem o livro. Lemos para abrir nossa mente à novas ideias,, não continuar com pensamentos retrógrados e repressores. Afinal, o que seria do verde se todo mundo só gostasse do azul?????

    ResponderExcluir
  3. Bom ponto de vista, mas nem todos aceitam bem isso. Mesmo se levando em conta que é pra melhorar e superar tais falhas, ninguém aceita numa boa. É triste mas fazer o que? beijos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que você disse, mas tenho que admitir que querendo ou não quando se lê uma resenha "negativa"(mesmo sendo um critica construtiva),se pensa em não começar a leitura.
    Já li resenhas negativas sobre livros que amei quando li,e já me indicaram livros falando que eram muito bons e no final me decepcionei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, eu sempre sou do contra, não gosto dos livros que a maioria ama, mas nem por isso eu deixo de ler! Você sempre pode descobrir um livro maravilhoso!

      Excluir
  5. Ah Lud, infelizmente existe pessoas que não aceitam a opinião de ninguém. E quer saber mais? Por que se dar ao trabalho de responder tal impropérios? Opinião é a coisa mais linda que existe, cada um tem o direito de sentir o que quiser. Não é por que você leu isso e aquilo, tem que gostar de tudo! Pelo amor de Deus, cadê o senso crítico das pessoas?
    Procuro as opiniões de quem eu me importo sim. Você é uma delas, mas jamais deixarei de ler algo que gosto muito por que alguém não gostou!
    Quando vejo isso no goodreads ou skoob, é que leio melhor as resenhas pra descobrir o "desagrado" de alguém.
    Também sou beta de algumas autoras, e aprendi, minha opinião vale muito pra ser jogada fora!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto. Já li livros que desgostei só por causa da sinopse, mas dai um dia peguei e li, ai li a serie toda em 3 dias e me diverti muito. Acho que cada um com seu gosto, por exemplo. Dificilmente leio um livro sobre sereias ou algo do tipo. Não por que acho ruim, só não sou chegada, nem por isso fico falando mal , mas cada um é cada um.

    esses tempos até mandei um recado pra uma autora e disse que no começo eu não tinha lá muito interesse por causa do tema, mas li e amei! E acabei triste quando a serie terminou. Ela ficou muito feliz e até trocamos umas palavras. Acho legal até quando há uma proximidade com o autor e dar chance a um livro, mesmo que não goste de principio dele.

    Eu mesma tento o maximo rsrs. mas cada um com sua ideia e pontos, só não precisamos esculachar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, pq eu tenho uma coisa com fadas!! kkkk
      Mas a Luiza está lendo um e disse q é bom, como nossos gostos geralmente bate, eu vou tentar ler!

      Excluir
  7. Nossa adorei o texto, super verdadeiro, realmente isso acontece muito, as vezes acabamos defendo muito um livro que é nosso querinho e nos esquecemos da opinião das outras pessoas, fato isso, e não gostar que outra pessoa fale mal de um livro que amamos, nossa acho que isso é uma coisa que todo mundo sente hehehe eu por exemplo. não gosto que falem mal dos livros que gostei, mas também não falo nada para a pessoa, a opinião é de cada um, não tem como mudar.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. tb gostei.
    eu sempre passo por isso porque nunca gosto dos livros q todos gostam e é muito dificil de aceitar que realmente ninguém enxergou os defeitos que eu enxerguei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas acho opinião uma coisa maravilhosa, e dou Graças a Deus por Ele ter dado uma pra cada um de nós.
    opressão é crime, se ninguém sabe ;)

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...