[Semana dos Nacionais] Sereia Negra - Vinícius Grossos


Sereia Negra
Vinícius Grossos
Editora: Selo Jovem
Ano: 2014 |  Paginas: 200
“Um peixe fora d’ água” – foi exatamente assim como Inês se sentiu a vida toda. No seu aniversário de quinze anos, Inês têm todos os seus sentimentos de revolta aflorados de forma aplacável; seu pai a abandonou assim que ela nasceu, sua mãe morreu no parto, ela nunca teve amigos, nem nunca se sentiu atraente o suficiente para os meninos com quem tivera contato. É então que Inês decide que sua vida deve ter uma mudança radical. Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava...Numa tempestade repentina e sobrenatural, Inês é tragada pelos mares – tragada pelo seu mundo. Inês é uma sereia. E mais do que isso, ela é uma lenda viva – um ser aguardado por todas as sereias e tritões de Atlanta, um dos vários reinos que existem abaixo do mar sem o conhecimento dos humanos, como a grande salvadora deles. Inês é a Sereia Negra, a única sereia de cor negra de toda a história! 

             
               Quando comecei a ler admito que gostei muito da história que tem tudo para ser boa, segredos, conflitos, romance. Bom, Inês é uma garota normal e negra que sofre muito com o preconceito racial e que sente muito a ausência dos pais, sempre se sentiu muito desajustada e perdida, muitas vezes com raiva da própria vida. No seu aniversario, Inês descobre que na verdade é uma sereia, e não apenas uma simples sereia, mas sim a Sereia Negra destinada a salvar o mar de um grande mal.
É como se o mundo não fosse o meu lugar.Como se nada aqui pudesse ser considerado um lar para mim... Mas o pior de tudo é que, como agora, não sei exatamente do que sinto raiva. Talvez de nada ou de tudo ao mesmo tempo. Raiva da minha vida. Raiva do meu aniversario. Raiva do meu avô socando a porta do meu quarto. Raiva da bagunça no meu quarto. Raiva por não ter amigos. [...]    
                 Como eu já disse anteriormente a história tem tudo para ser ótima, mas a forma como foi contada não surpreendeu muito o que eu mais gosto quando eu leio são as descrições, elas que me fazem imaginar melhor as cenas e o que torna tudo mais real. Nesse livro, tanto os personagens, quanto os lugares são descritos da forma um pouco básica demais, as sereias são descritas apenas pela cor do cabelo, da cauda e dos olhos.
                 Achei também que  historia tem um ritmo muito apressado, tem tantos detalhes que foram esquecidos, que eu acho que seria necessário ter mais umas 200 páginas para costurar tudo bem certinho. E embora eu tenha gostado bastante da Inês e do Patrick, eu acho que podia ter mais momentos românticos no livro.
               Mas algo que eu gostei foi a maneira como o preconceito foi abordado. Estar na pele de alguém que sofre com ele nos dá o que pensar. Inês conta algumas historia de sua infância que nos deixa muito tristes, historia de como foi excluída de brincadeiras com outras crianças apenas por causa de sua cor. Não apenas abordando o preconceito racial o autor retrata também o preconceito contra os homossexuais, para isso criou um casal que gostei bastante, Kelsen e Grany. E esse cunho social foi a parte do livro que mais gostei. O livro tem vários quotes que eu gostei bastante e vou colocar aqui para vocês.Por mais que seja um pouco apressado é uma leitura fantástica dessas que você mergulha de cabeça e volta com um jeito diferente de pensar.












19 comentários:

  1. Pena o autor não ter caprichado mais na história. Mais assim mesmo gostaria de ler, pois o tema é bom e adoro histórias de sereias. Vou ver se consigo ler. Quem sabe eu até goste? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história compensa... É bem completa, e empolgante. Leia depois nos diga o que achou... :)

      Excluir
  2. Ah não gosto de livro desse tipo! Mas gosto muito de conhecer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer! Sem falar que é nacional...
      :)

      Excluir
  3. Eu acabei de ler um livro sobre sereias e estava procurando outro, e acho que achei! Fiquei curiosa, mesmo não sendo bem detalhado e corrido, como você mesma falou, parece ser diferente e maravilhoso, com certeza vou ler.
    Beijão da Gab,
    Thousand Lives to Live ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é um bom livro, vale a pena ser lido!
      :)

      Excluir
  4. Nossa! Gostei e não gostei. Tipo gostei porque é brasileiro, e porque a personagem principal é negra, tipo não vemos muitas mocinhas de livros negras, o que é uma pena. E não gostei porque gosto de tudo explicadinho cada detalhe dado para que eu possa moldar minha imaginação entorno do que está escrito. Mas quero ler :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, por mais que não seja detalhado do jeito que eu gosto, a historia é incrível, mesmo, achei o autor super criativo. :)

      Excluir
  5. Eu me apaixonei pela sinopse e a capa é linda !!! Realmente escrever é algo difícil ! Achar o meio termo , muitos detalhes ou poucos detalhes ! Mas eu amei a temática e está na minha lista infinita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Lud a capa é linda, espero que conforme o autor continue a escrever e consiga achar o equilíbrio...
      :)

      Excluir
    2. Com certeza ! Agora q não é mais único !!!

      Excluir
  6. Adorei esse livro!! <3 Achei a Inês uma protagonista diferente e especial!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha, fiquei bastante interessada nesse livro e já vou acrescentar na minha lista de leitura e assim que for possível vou comprar ;)

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda, mas nunca fui de ficar lendo livros sobre sereias. Na verdade, se eu disser que já li um sequer sobre sereias, eu estaria mentindo. Mas gostei da resenha e a historia parece ser boa. Quem sabe essa não pode ser minha primeira vez? rsrs

    ResponderExcluir
  9. Gostei do tema, nunca li nada com sereias ainda e fiquei curiosa, a proposta do enredo é interessante por abordar assuntos reais que merecem muita atenção, além da fantasia. Uma pena não ter sido mais detalhado, mas parece valer a pena. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Excelente resenha. Gosto do gênero literário. Com essa resenha, me interessei pelo livro! :)

    ResponderExcluir
  11. Acho que se eu fosse ler esse livro seria mais pra ver sobre o preconceito do que pela historia em si,gostei bastante da capa, mas infelizmente tento não ler livros onde a historia seja rápida demais, eles me deixam irritada.

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda né? =)
    Mas infelizmente este não é um dos que me chamam a atenção... acho que pela falta de construção na história, sabes? Não sei;... algo não me agradou.

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...