[Resenha] Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler

Por Isso A Gente Acabou
Livro Único
Daniel Handeler
Ano: 2012
Paginas: 362


Sinopse: Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.
     Um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Primeiramente devo dizer o quanto eu gosto desse autor, a maneira única que ele tem de contar uma historia, Handler tem um humor incrível. O livro é na verdade uma carta, deixada junto com uma caixa que contem todos os objetos que Min julgava importante para o seu relacionamento com Ed. Desde a tampinha de garrafa da primeira cerveja que tomaram juntos, até um pente do motel onde eles tiveram a primeira vez. Tudo dentro de uma caixa azul com uma frase, de um cantor que a Min adora, escrita em cima.

     Na carta Min escolhe um objeto da caixa e conta qual evento do curto relacionamento ao qual o objeto esta ligado, e depois de descrever o evento ela dá uma nova razão paro o fim de tudo.
Todo o suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei mais o que chutado para o meio-fio.Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem esta sendo largado.
      O livro é genial! Qualquer um que já tenha sofrido de um coração partido vai se identificar com esse livro. O relacionamento de Min e Ed é improvável e fadado ao fracasso, pois ela é "das artes", uma menina peculiar e nem um pouco popular, já ele é um atleta extremamente popular. A história é simples, mas o que faz o livro tão bom, foi a maneira que ela foi contada. Min faz reflexões nas quais o leitor pode se encaixar, e é impossível não se colocar no lugar da narradora. Envolver-se com alguém, sem medo das consequências, é algo que nem toda pessoa suporta ou tem coragem para tal ato. Mas a Min em nenhum momento se importou com isso. Ela realmente se permitiu viver a experiência ao lado do Ed e eu achei justo da parte dela. A vida é feita de experiências. Entretanto, o ser humano é tão imprevisível que, quando gostamos realmente de alguém, geralmente esquecemos que a pessoa também possui defeitos e que inesperadamente, ela pode nos machucar sentimentalmente; machucar muito mesmo. Esse foi o erro da Min.
Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que,
porra, eu te amei demais.
     
      Eu me apaixonei por essa história, pela maneira como foi contada, pelos personagens. Esse é um daqueles livros que posso ler varias vezes sem nunca me cansar, e sempre tirar algo de bom para minha vida. Embora no começo tenha achado a leitura um pouco difícil com todas as citações de filmes, eu gostei da forma como a leitura fluiu, de forma extremamente rapida e inspiradora. Com toda certeza merece 5 corações:



10 comentários:

  1. nossaa. será gente?
    eu sempre vejo esse livro, mas nunca me deu vontade de ler, até antes de ler a resenha!
    agora já me sinto meio encantada por ele.
    vou lerrrr <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro genial... Você vai gostar,eu adoro as ilustrações do livro e o jeito que a história é contada... ;)

      Excluir
  2. Caramba... Ta ai um livro que eu nunca pensei nem em ler a sinopse!
    A capa nunca me chamou a atenção, mas quando li a resenha vi que posso gostar dele!
    Adoro drama/romance adolescente!
    Vai pra lista...
    Adorei a resenha =*

    ResponderExcluir
  3. Não acho que um relacionamento esteja fadado ao fracasso apenas por eles estarem em mundos diferentes. As diferenças tem que ser superadas e contornadas.
    Enfim, gostei bastante do enredo do livro e fiquei mega curiosa pra saber como o autor o escreveu.
    A capa é bem simples, mas bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conhecia o livro
    Lendo agora a sinopse digo caramba é bom
    Aí lendo sua resenha fiquei desesperada pra ler
    As cartas com certeza deve estar recheadas de emoção
    E atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou pelo mais popular da escola
    Quero muito ler e reviver velhos tempos .

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro antes de ler sua resenha. Mas agora que li fiquei super curiosa. O enredo é super diferente de tudo que já li. Dá a impressão que é uma leitura bem gostosa de fazer, com certeza irei ler assim que possível.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, eu não sei se quero ler, porque vai me trazer lembranças que hoje não quero que venham a tona. Acho que vou deixar essa leitura pra o futuro quando eu estiver em um momento melhor.
    Gostei do livro só não vou lê-lo agora.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olha, sempre vi esse livro por ai e nunca me interessei, até a resenha! Entrou na lista!

    ResponderExcluir
  8. Que original a estória. Amei a sinopse. Sua resenha me fez lembrar certos momentos de minha adolescência. A personagem já me conquistou de cara. Quero este livro pra mim. Show. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li esse livro e só larguei quando terminei rsrs, muito bom e engraçado. Perfeito para ler a qualquer hora do dia. Eu até fiquei pensando no começo...Nossa que 10! por que será que eles terminaram? foi dai que terminei o livro e saquei, mas mesmo assim amei kkkk

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...