[Resenha] A Escolha - Kiera Cass


A Elite - A Seleção 3
Kiera Cass
Ano: 2014
Páginas: 352


A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.



Não se esqueçam que essa é a resenha do terceiro volumes da série, então temos vários spoilers para quem não leu os outros ainda. Confira as outras resenhas: A Seleção | A Elite

Quem me conhece nem que seja só um pouquinho já sabe que eu amo livros de romance! Amo livros fofos… Como não ser louca apaixonada pela série A Seleção? 
Li todos os livros logo quando lançou e sempre tive grandes expectativas quanto a trilogia! 
Devo dizer que nem todas as minhas expectativas foram atendidas… Mas deixa eu resumir para vocês: 

Terminamos a Elite com a America quase sendo expulsa do castelo, e enfrentando o rei com os seus ideais revolucionários. 
Temos apenas quatro meninas ainda no castelo: Kriss, Elise, Celeste e America. Então a competição está bem mais intensa, cada uma tem um pedaço do Maxon, mas nós sabemos que America é a verdadeira dona do seu coração não é? Aprendi a minha lição em A Elite e agora confio plenamente no Maxon, não desconfio jamais de suas ações. Mesmo que algumas me surpreendam, eu tento confiar nele! 

Em A Escolha conhecemos alguns rebeldes, e acompanhamos a America para fora do castelo. 
Conhecemos alguns outros rebeldes que nunca imaginávamos ser rebeldes, descobrimos que tem rebeldes em todo lugar, e que nem todo rebelde quer guerra. Eu estava ansiosa para conhecer melhor os rebeldes, tanto do norte quanto do sul, queria saber as motivações deles, e finalmente a minha curiosidade foi saciada. E confesso, fui surpreendida. 

A America finalmente resolve lutar, até agora ela estava na competição por força das circunstancias, mas já no final de A Elite ela decide vencer! Decide ser a garota para Maxon, mas será que já é tarde demais? O Maxon perdeu toda a confiança na America, antes de mais nada ela precisa recuperar essa confiança e ser nada mais do que perfeita. E para piorar ainda tem o rei sempre contra ela, são muitas coisas contra a America, ainda por cima ela não é a favorita do publico… Mas com o tempo as coisa vão mudando junto com o amadurecimento da America. Achei incrível ver o quanto ela cresceu nesse livro. Começou o livro ainda insegura, com aquela ideia de banco de reserva dela, mas ao longo do livro ela evolui. 
Ela passou por uma grande perda, e com essa perda veio também um grande conhecimento. que tenho certeza surpreendeu a todos nós.
Meu amor por você está além da tinta, das melodias e das palavras. E espero que você o sinta sempre. Mesmo quando eu não estiver por perto para dizer.

Como sempre tivemos grande participação dos outros personagens, adoro essa característica da escrita da Kiera, você se aproxima não só dos protagonistas, mas também de todos os personagens. 
A Celeste tenho certeza que foi a maior revelação! Quem diria que aquela menina ridícula se transformaria em algo bom? 

As criadas mais presentes do que nunca, tem um papel fundamental na história, e estão cada vez mais próximas da America, não só da America não é? =x 

O rei continua um imbecil de marca maior que desperta a minha vontade assassina. Mas nesse livro ele está menos agressivo e mais birrento, estava esperando o momento em que ele bateria o pé no chão e faria um bico! A rainha Amberly como sempre de fato uma rainha, mas também uma mãe acima de tudo. Acho uma personagem cativante e fiquei muito feliz por saber que terá um livro pequel com a história da rainha. 

E como não falar do Aspen, nesse livro eu achei que ele apareceu pouco, mas entendo isso como o momento que a America está passando, e também o castelo está com uma baixa de guardas, fazendo com que os que restaram trabalhem ainda mais. Mas os poucos momentos em que o Aspen apareceu, ele foi incrível, com uma nobreza que eu ainda não havia visto e me emocionou bastante. 

Em A Escolha temos os rebeldes matando pessoas das castas a que pertencem as candidatas a princesa, tentando parar toda a seleção, deixando uma situação muito tensa, e amedrontando as selecionadas. 
Na verdade a Kiera não teve medo de matar, matou muita gente nesse livro, confesso que apenas duas mortes eu achei desnecessária. 

Fiquei carente no final, eu sempre fico carente no final né? Mas achei que algumas coisas não foram explicadas como deviam. Gostaria de saber mais sobre os rebeldes, o que aconteceu tanto com os sulistas quanto com os nortistas. E as mortes foram tão superficiais no final, chega apenas a notícia ‘eles morreram’, oi? Eu quero saber mais! Para mim, mortes importantes na história precisam ser sentidas pelos leitores. 
Eu achei que a autora se fixou muito no romance e esqueceu os outros aspectos da história que são tão importantes para a história. 

- Se a minha morte significava a sua vida, como poderia ser algo ruim?  
Ao ouvir isso, perdi o controle, a as lagrimas desabaram copiosamente. Como pude pensar que sabia o que era me sentir amada até aquele instante? Nada jamais chegara perto daquele sentimento que transbordava, que enchia cada centímetro do meu corpo com um calor absoluto




SPOILER 

Algumas questões ficaram na minha cabeça, para quem já leu o livro ou não se importa com spoiler, é só passar o mouse daqui para baixo para ver as minhas dúvidas.

Como o Maxon e a America se saíram como reis? 
Todos os rebeldes revoltados do sul morreram? 
Como ficou August e Georgia? August foi reconhecido por todos como o herdeiro de Illéa? 
Qual o papel dos rebeldes do norte no reinado do Maxon? 
Teve algum papel na mudança de sistema? 
As castas acabaram? Foi bem aceito pela população? 
Como ficou o Aspen e a Lucy?



13 comentários:

  1. Não pude ler a resenha então vou falar por alto.
    Tenho lido várias resenhas e críticas bastante positivas em relação a esses livros, estou ansiosa para lê-los também e ter a minha própria opinião a respeito. Espero gostar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. então.
    eu tb acabei de ler a trilogia e fiquei com algumas dúvidas tb.

    tipo: QUE PORRA A AUTORA TAVA PENSANDO QDO DEU ESSE FINAL PRA CELESTE? kkkkkkkk faz a gnt gostar da menina e dps faz aquilo, não dá pra entender. era melhor ter deixado a gnt pensar q ela era odiosa.
    e achei q faltou a America lamentar mais esse fato ¬¬

    Tb faltou MUITO falar sobre os rebeldes do sul!! eu fiquei pensando: mas e ai, morreram todos na invasão? kkkkkkkkkkk

    e ain, é errado da minha parte querer o Aspen acima de tudo? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkk
      Fiquei exatamente assim Nath!
      Como ela fez isso com a Celeste??
      Alias, todas as perdas foram tão pouco sentidas... Parece que todos os que morreram não tinham importância nenhuma!
      Achei o final vazio...

      É errado da sua parte querer o Aspen sim! Maxon é o melhor o/
      Eu já imaginava esse final pra ele... mas novamente fiquei no vazio, o que ele ficou fazendo depois? Com o lance da perna ele não podia mais ser soldado, ficou fazendo o que?

      Enfim... a autora deixou várias questões aberta, é como se ela ainda fosse escrever mais um livro!

      Excluir
  3. Eu não li a resenha pq ainda não li os livros
    Estava esperando sair o último pra comprar todas
    Agora só em falta ter dindin rsrsr,medo enorme de dar uma olhadinha e ver um spoiler oooooooo curiosidade kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então nem leia as resenhas!
      Muitos spoilers...
      Espero que você goste da série!

      Excluir
  4. Eu gostei do livro em muitos sentidos, mas quando acabou eu fiquei triste, mas não era só porque tinha acabado, é porque tive a mesma sensação que você: O Quê? Acabou? Torcia por Max& Meri, fiquei contente com o final para os dois, mas a Kiera deixou muitaaaaaaaaaaas coisas, além das que você citou! Tem bastante gente "fofocando" por aí, que talver a Kiera vá fazer um conto pós A Escolha, veremos. Tomara que sim, eu estou aceitando até um quarto livro! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ligia!
      Um quarto livro será muito bem aceito, muitas questões em aberto!

      Excluir
  5. Acho as capas lindas, mas a sinopse nunca me prende? Laura, vale a pena??? Não conheço ninguém que leu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii eu adoro Carol!
      Mas é um livro teen, é um conto de fadas distopico!
      Se vc gosta de livros adolescentes eu recomendo...
      Dá uma lida na minha resenha do primeiro livro, assim vc entende melhor sobre a série!
      Bjos

      Excluir
    2. Ahhh eu vou tentar!!! Obrigada!! Adoro suas resenhas! bjoo

      Excluir
  6. Não vejo a hora de poder ler este livro. Ansiosa pra terminar a leitura desta série. Amo os personagens e fico na maior indecisão em qual dos mocinhos que mais amo. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, quero muito ler essa serie, mas quero ler em livro mesmo. Só estou esperando ter mais tempo. Adoro as capas e dizem que o enredo é bom, acho que não vou me decepcionar.

    ResponderExcluir
  8. Comprei a trilogiaaaaaa!!! Espero que goste!

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...