[Promoção] Passarinha

Olá galera!

Dia 02 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e a Editora Valentina, juntamente com seus blogs parceiros, está preparando uma semana muito especial. 
É lógico que nós do ELB participaremos, e com muito orgulho! Eu, Luiza, tenho um irmão autista, lindo, de 19 anos e é com muita satisfação que essa semana eu compartilharei um pouquinho da nossa vida com vocês.
Para chamar a atenção para este assunto muito importante, não poderíamos deixar de falar sobre Passarinha, lançado no Brasil pela Valentina e resenhado lindamente pela Lala (veja aqui a resenha em vídeo que ela fez).
Para dar início à Semana do Autismo, começaremos com uma promoção do livro Passarinha! 

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre a autora?


Kathryn Erskine trabalhou muitos anos como advogada antes de perceber que ela poderia realmente escrever coisas que as pessoas gostariam de ler. Ela viveu a maior parte de sua vida no exterior e frequentou oito diferente escolas, sua favorita sendo uma escola na Escócia que se parece muito com Hogwarts. Claro que não tinha bruxos, embora... como a diretora sabia que foi a "pequena ruiva" que liderou a campanha  para libertar os ratinhos do laboratório de biologia? Erskine baseia-se em sua infância - e sua segunda infância com seus filhos - nas suas histórias. Ela ainda ama viajar mas atualmente a maioria das viagens costumam ser locais, como jogos de basquete e de tênis, visitas emergenciais e a loja de produtos naturais, com um chocolate muito saudável e orgânico, e com flavonóides "salva-vidas".

Ela nasceu na Holanda e viveu na África do Sul, Israel, Canadá e Escócia. Erskine vive agora em Virgínia com seu marido, dois filhos e um cachorro, Maxine.

Vejam o trecho de uma entrevista com a autora, onde ela fala mais sobre o livro e sua criação:
(clique AQUI para ver a entrevista original)

Por favor, descreva Passarinha em 50 palavras ou menos.

Caitlin, 10 anos, tem Síndrome de Asperger e luta para entender emoções, mostra empatia e faz amigos na escola, especialmente depois da morte de seu irmão, seu link social com o mundo. Trabalhando para encontrar um desfecho, ela ajuda sua família e sua comunidade a superar a tragédia que foi o tiroteio na escola.

O que te inspirou a escrever Passarinha? O que você acha da capa do livro (a capa original americana)?

Eu fui inspirada a escrever Passarinha porque minha filha tem Asperger. Eu utilizei o tiroteio na escola (que acontece antes do início do livro) porque eu estava muito afetada pelo tiroteio em Virginia Tech, em 2007. Eu pensei que, talvez, o atirador possa ter recebido ajuda através dos anos, ele deve ter se sentido ouvido e outros possam tê-lo entendido melhor. Passarinha é sobre andar com os pés do outro e aprender a entender os outros melhor, que é o porquê eu conto tudo pelo ponto de vista da Caitlin, uma garota com Asperger.
No início eu não estava certa sobre a capa. As pessoas ou a amam ou a odeiam. Felizmente, a maioria ama. Eu acho que é bonita, pura e simples.

Um livro que todos devam ler?

"To Kill a Mockinbird". Não é coincidência que eu referencio ambos nos títulos de meus livros e na história.

Olhando na sua biografia, eu vi que você viveu em vários lugares (Israel, África do Sul, Escócia...). Você gostou de viver em tantos lugares? Se você pudesse escolher um lugar para viajar, onde seria e porque?

Eu amava viajar e experimentar outras culturas. Há tanto para aprender e apreciar longe de nossas fronteiras. Eu me sentia muito sortuda. Enquanto eu escrevo isto, minha irmã está na Nova Zelândia, que é um lugar que eu amaria visitar, assim como a Austrália. Eu tenho que dizer, entretanto, que, se eu tivesse que escolher apenas um lugar, eu amaria voltar para a África do Sul, especificamente Botswana. Há alguma coisa sobre a África que penetra sobre a sua pele e nunca te deixa - as línguas, a música, as pessoas, o pôr-do-sol, a vida selvagem - é um mundo empolgante.

Mockinbird é o título original do livro no exterior. Foi publicado em 2010 e venceu muitos prêmios literários pelo mundo, olhem só alguns deles:

Shortlisted for the Redbridge Children’s Book Award (UK), 2012
Longlisted for the UKLA Award (UK Literary Association), 2012
National Book Award Winner, 2010
International Reading Association Award, 2011
Crystal Kite Award, 2011
Golden Kite Honor Book, 2011
Southern Independent Booksellers Award, 2011
American Library Association’s Children’s Notable Book, 2011
American Library Association’s Best Fiction for Young Adults, 2011
Bank Street Best Children’s Books (Outstanding Merit), 2011
Capitol Choices: Noteworthy Books for Children and Teens, 2011
Dolly Gray Children’s Literature Award, 2012
New York Public Library’s Children’s Books 2010: 100 Titles for Reading and Sharing
Junior Library Guild Selection, 2010
Altamente Recomendável - Categoria Tradução da FNLIJ

Você encontra a lista completa com os prêmios do livro AQUI.

Leia a sinopse de Passarinha:
No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.                                                                                                                  Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

 REGRAS

1) Só poderá receber o prêmio quem morar em território brasileiro.
2) Todas as entradas serão conferidas, então não adianta clicar dizendo que comentou, compartilhou ou seguiu o blog sem fazê-lo, pois vamos conferir nome a nome.
3) As pessoas que preencherem diversas vezes, só mudando o email, para ganhar mais pontos, sem cumprir com as exigências da entrada, vão ser eliminadas. E, se fizerem isso em mais de dois sorteios nossos, vão para uma lista de pessoas que não participarão mais dos nossos sorteios.
4) A promoção começa no dia 01/04/2014 e termina no dia 06/04/2014.
5) Enviaremos um email para o vencedor e o mesmo terá três dias para respondê-lo, caso não responda, realizaremos novo sorteio.
6) O envio dos brindes será feito pela editora Valentina, assim que o ganhador entrar em contato, no prazo de até 30 dias.







7 comentários:

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...