[Semana dos Nacionais] Intueri - Paula Vendramini

Esta resenha pode conter spoilers do livro 01, Kassan (resenha aqui), então, se você não leu, fica por sua conta se acabar descobrindo algo importante do primeiro livro!

Livro: Intueri (Série Devoy #02)
Autora: Paula Vendramini
Gênero: Fantasia


A história de Intueri começa no mesmo ponto onde terminou o livro 1, Kassan, justamente daquele jeito quando soltamos um grito, vide a resenha do livro 1 para entender.

Celebriant fugiu seu próprio casamento ajudada pela sua irmã Saori e conseguiu chegar à base Rebelde. Mas não tão bem como imaginava. Com a vida por um fio, Celi não sabe mais se ainda tem forças para viver... E se ela quer viver. Tanto sofrimento, tantas perdas e qual o sentido de tudo isso? Mas não, há um destino a cumprir e ela segue em frente. Porém, as coisas não são tão simples assim, afinal ela é uma Oculta numa base Rebelde, e seus anfitriões devem decidir o seu destino. Celebriant precisa provar que é confiável e que tem as melhores intenções, mas não será fácil. 
"- Não quero mais viver. - ela grunhiu, virando-se de costas para ele.

- Me desculpe, Celi, mas você não pode morrer."
O veredito não é o que esperava, mas ele a leva a conhecer a vida de uma forma mais simples e doce. Uma nova Celebriant desabrocha e mostra que é capaz de amar, de rir, de VIVER. Mas não está certo. E a decisão tomada pelos Anciões vem cobrar seu preço.

Um novo mundo é apresentado em Intueri. Um mundo desconhecido pelos Ocultos. A vida dos Rebeldes é explicada e muitos mistérios introduzidos em Kassan começam a ser desvendados. O motivo da constante luta entre Rebeldes e Ocultos, a real ameaça apresentada pelos Rebeldes ao governo, a história do Manuscrito Milenar e o papel de Celebriant nisto tudo.

Muitos personagens nos são apresentados. Jean Vandreisein, o rapaz que salvou Celebriant levando-a para a base; Phoebe, a médica, uma Curare, que salva a vida de Celebriant e com quem ela vai morar; Ulisses, irmão de Phoebe, que vai despertar pela primeira vez sentimentos doces em nossa guerreira. Aaminah, a anciã que acreditou logo de cara em Celebriant e se tornou dua protetora e amiga, além de muitos outros.

Intueri nos mostra que há também muitos poderes desconhecidos dentre os Rebeldes e que os Ocultos não sabem, mas a guerra não será tão simples assim.

Os problemas que existem no mundo vão muito além do que Celi imaginou. O sistema, controlado pelo governo, é duro e muito injusto. Pessoas sofrem diariamente para manter os mais ricos abastecidos, e se conformam completamente que estão apenas cumprindo o seu papel e não deveriam ganhar nada a mais por isso. Não pára por aí, tem muito mais sujeira escondida debaixo do tapete dos Ocultos, e Celebriant sente que deve lutar, mais do que nunca, para que toda essa tirania acabe.

Do outro lado da história, em Lander, Lune arquiteta seu plano. Nicholas se prepara para se tornar Imperador e Saori vive como pode no meio de tanta coisa errada. 

Uma reviravolta vai obrigar Celi a sair da Base e finalmente começar a enfrentar seu destino. Mas não será fácil. Seu passado parece o tempo todo voltar e mostrar que nada é simples quando se carrega tantas mortes em suas mãos. 

O que deverá fazer Celebriant? Como lutar contra un passado que nunca a deixa e seguir em frente com o seu destino? O que a aguarda fora dos portões da Base agora que não é mais uma Oculta?

LEIAM INTUERI PARA DESCOBRIR!


"Ulisses ouviu aquilo e parou de se martirizar, tentando compreender o que se passava. Então, Celebriant sorriu de uma forma que a fez sentir seu coração se abrir. Sabia, no fundo, que era seu primeiro sorriso de verdade, e disse, novamente:

- Eu disse que quero ser sua namorada Ulisses.

Com dois passos ele cobriu a distância que os separava e beijou-a apaixonadamente. Celebriant sentiu o mundo parar, e, com o tanto de emoções passando por ela naquele instante, não conseguiu pensar em mais nada."
Esperei tanto por esse livro! Me apaixonei de cara pelo mundo que Paula Vendramini criou em Devoy e esta série com certeza já está nas minhas favoritas.

Este é um livro bem diferente de Kassan, onde o mundo dos Ocultos foi introduzido. Nesse livro conhecemos a história pelo ponto de vista dos Rebeldes, e o motivo de toda a guerra contra os Ocultos. 

Podemos ver uma Celebriant mais leve sem o peso de seu passado, ainda que por uma decisão que eu não concordei, eu acho que foi bom para ela descobrir a si mesma sem toda aquela sujeira. 

E os novos personagens? Eu AMEI. É impressionante como a Paula consegue escrever um livro com múltiplos pontos de vista, digo logo que isto é para poucos. A todo momento podemos perceber como os outros personagens estão se sentindo, mesmo aqueles que não são do eixo central da história. Acho isso simplesmente magnífico.

De cara me apaixonei por Phoebe, a médica que cuidou de Celi e a levou para morar em sua casa. Mesmo não tendo um passado bonito, ela deu a volta por cima e criou seu irmão, Ulisses, como pôde e foi uma das poucas que abraçou Celebriant mesmo sabendo quem ela é.

Ulisses é um caso a parte. Teimosia pura, eu ainda não sei se amo ou odeio. Jean Vandreisen, o enigma! Sempre emburrado e grosso com todo mundo, eu tenho certeza que ainda vou me surpreender muito. Aaminah é uma personagem fofa, mas muito poderosa, que de cara mostrou ser um ponto central em todo o mistério.

Saori, a irmã mais nova de Celi, continua sendo, para mim, a personagem mais enigmática da trama. Sabemos que seu poder é diferente, mas sinto que ainda temos muito o que descobrir.

Mas as minhas palmas vão para Lune. Maquiavélica? Sim. Cruel? Sim. Porém não podemos negar que ela é boa! Essa daí vai passar por cima de TODOS, poderosos e companhia. Sinceramente, depois desse final, eu espero tudo e mais um pouco dessa aí!

Falando nisso, o final... Como em Kassan, é de arrancar os cabelos! Eu juro que vou matar a Paula se o livro 3 demorar...

Para quem amou kassan, leiam Intueri pois com certeza vão se apaixonar. Vocês verão que o mundo é muito mais complexo do que Celebriant imaginou e que muita coisa acontecerá antes de seu destino finalmente se cumprir. A guerra está próxima, e eu não perco isto por nada!


"Olhou para a garota e seu corpo retesou. Em volta dela havia algo como bolas de fogo, que a cercavam como um escudo. O corpo inteiro dela brilhava com o que pareciam ser serpentes de fogo. Inclusive seus cabelos estavam brilhando com a luz vermelha que emanava. E o que era aquela força? Ele nunca havia sentido tamanho poder destrutivo em alguém a não ser em Ocultos poderosos. Mas aquela garota era uma oculta. E, pelo que estava vendo, uma Oculta poderosa. Ainda estava a encarando, pensando em como poderia detê-la quando seus olhos castanhos o encararam com uma intensidade que machucou-lhe o estômago.

- Vandreisen, corra!

O grito dela foi tão desesperador, que ele perdeu-se, dando um passo para trás, e sentindo seu corpo agir por conta. Não podia correr.

- Isso mesmo... – a voz que falou com ele era mais metálica e dissonante, mas saía da boca de Celebriant – Corra ou eu mato você."

Intueri ainda não foi lançado e eu tive o privilégio de ler como leitora beta =) A previsão de lançamento oficial é para Agosto deste ano! Fiquem de olho!!!
















9 comentários:

  1. Oh God!!!
    Dá vontade de matar a Paula com os finais dela né??
    Concordo com tudo o que vc disse amiga...
    A Saori para mim é a mais enigmática, me deixa super curiosa!
    Desesperada para ler o próximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me matem, pelo menos até eu acabar a saga! xD

      Que bom que gostou Laura! XD E a Saori é minha favorita também, só dizendo...

      Excluir
  2. Ai Lu, que resenha mais linda! <3

    Obrigada pelo carinho! Espero que continue gostando dos personagens e do que eles tem para mostrar nos próximos livros! XD E quanto ao livro 3, então... será que chove hoje???

    XD Beijos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Eu amo muito, vc sabe *_*

      Suas respostas evasivas são as melhores! Vai chover DENTRO da sua casa se você não apressar o livro 3! uhauahuahuhauhauha (praga de fã pega hein!)

      <3

      Excluir
  3. Nem tem o que falar né!!!

    Paula e Lhaisa para mim são Divas e Ponto!!!

    <3

    ResponderExcluir
  4. Intueri é tudo! Tem Celebriant morrendo, Celebriant explodindo, Celebriant dando espaço que faltava para a Lune soltar as suas garras xD
    Sobre o livro 3, vai ter bolo, vinho e Jean bêbado, aguardem! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Jean bêbado! Eu querooooooooooooo! Estou sonhando com o livro 3, eu tenho uma super queda pelo Jean <3 Gamei!

      Lhaisa não vale nos deixar com inveja, hahahaha

      Excluir
  5. O.M.G. Livro 02 só em agosto??? :-(
    Acabei de ler Kassan e simplesmente adorei!!!
    Parabéns Paula Vendramini!!

    Aguardando ansiosamente!

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...