19 janeiro 2014

[Resenha] Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Enfeitiçadas

As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 01

Jessica Spotswood
Ano: 2014 | Páginas: 272


Skoob || Saraiva || Arqueiro

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

 Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das irmãs Bruxas, da autora americana Jessica Spotswood. Classificado com 3,93 estrelas no Goodreads.

A história se passa na década de 90, e é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cate Cahill
Nessa época, 'New England' estava no controle da Fraternidade, que por sua vez tomaram o controle das Bruxas, através de morte e sangue, o que foi conhecido como caça às bruxas. Todas as mulheres agora eram obrigadas a anunciar com quem se casar aos 17 anos, entrar para a Irmandade, ou eles escolheriam um marido para você. 
Os Irmãos pregavam a submissão das mulheres, não poderiam ler, não deveriam ter opiniões ou ser inteligentes, deveriam ser vista mas nunca ouvidas. 

"Submissão – anuncia ele. – Vocês devem se submeter à nossa liderança. A Fraternidade irá conduzi-las pelo caminho correto e mantê-las inocentes em relação aos males do mundo. Sabemos que vocês querem ser boas moças. Sabemos que é apenas a fragilidade feminina que faz com que se desviem. Nós as perdoamos por isso. – A voz dele é cheia de compaixão paternal, mas seus olhos demonstram desprezo ao passarem por nós. – Iremos protegê-las de sua própria teimosia e vaidade. Devem se submeter à nossa ordem da mesma maneira que nos submetemos ao Senhor. Devem pôr seu amor e sua fé em nós da mesma maneira que colocamos a nossa n’Ele"

Cate é a mais velha de três irmãs, uma adolescente bonita, inteligente e super protetora. Cate tem um único propósito que é honrar a promessa feita no leito de morte de sua mãe, que é proteger suas irmãs a todo custo.  Isso seria um trabalho fácil, se elas não fossem Bruxas. 
Elas moram em uma casa/sítio com a Pai, que praticamente está ausente o tempo todo depois da morte da mãe, é como se ele fosse uma casca vazia. Tess é a mais nova, com 12, é uma menina calada, muito observadora e doce.  Maura é a rebelde. 
Beirando os 17 anos, Cate tem que decidir com quem se casar. Paul, seu amigo de infância que voltou da Nova Inglaterra, ou Finn, seu jardineiro intelectualCate deve proteger suas irmãs a todo custo, e à medida que mais segredos de sua mãe e o passado de sua madrinha veem à tona, junto com a Profecia tudo vai mudar para pior.

Antes de o Grande Templo de Nova Londres cair, o oráculo anunciou uma última profecia. Ela previu que, antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas, que terá o dom da magia mental, será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.



Eu já estava de olho nesse livro, mas esperei ser publicado aqui no Brasil. 
No começo eu demorei um pouco para evoluir, porque a narrativa é um pouco lenta... mas quando você pensa em parar um pouco, surge algo interessante e te prende no livro... e assim é todo o livro, tanto que eu li em uma madrugada. 

Eu gostei muito do relacionamento das irmãs, cada uma com uma personalidade bem diferente uma da outra, muitos desentendimentos e birras entre elas, o que tornou o livro o mais real possível. Porque que irmã que não briga uma com a outra? A autora deixou bem claro quem é quem, a personalidade é marcante, então você tem a inteligente, a corajosa, e a imprudente.

A linguagem foi adequada ao tempo que se passa no livro, assim como o comportamento e as vestimentas. Um detalhe que me prendeu muito no livro foi o sistema social, cada frase colocada no livro oprimindo as mulheres era um soco no meu estômago. O sentimento de injustiça, e de descrença foi muito grande na minha pessoa, eu me revoltei em algumas partes.  Além disso, em todo livros temos pequenas pistas nas entrelinhas... e o livro te prende justamente pela quantidade de perguntas que se formam em sua mente, porque a mãe escondeu a profecia? Porque ela sempre tentava ter mais filhos? Porque ela não confiou no pai? E no final você consegue colocar algumas peças juntas sobre tudo isso e tirar suas próprias conclusões. 

Eu particularmente amei o final, porque parecia que iria para um lado e foi para o outro. Mas o mais engraçado que não foi clichê para mim, eu consegui formar uma possível história para os dois caminhos que a autora seguisse e foi divertido. 

O livro se resume para mim como um oceano de emoções... eu senti muitas emoções nesse livro, desde o suspense, até um momento que eu quis pular dentro das páginas e alertar a Cate sobre o que estava acontecendo. 

Recomendo o livro e espero ansiosamente pela continuação!



O 2º livro foi lançado em 2013 e o 3º será lançado em 14 de agosto nos EUA. 

Compartilhe!

6 comentários :

  1. Já tinha colocado o livro na fila, depois da resenha, fiquei mais estimulada para ler. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também depois dos spoiler que eu te dei! huhuhu

      Excluir
  2. É a primeira resenha que leio desse livro e fiquei ainda mais ansiosa para ler! O enredo parece ter tudo para me prender, um pouco de magia, mistérios e três irmãs que parecem ser totalmente diferentes entre si, é quase bom demais para ser verdade...
    Beijos, amei o blog, o layout é mesmo lindo, já estou seguindo!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro, eu acabei me surpreendendo com a trama... é um livro que te prende !!!

      Excluir
  3. Comecei a ler a resenha e PAREI, cara eu QUERO ler! Parece ser muito bom mesmo!
    Amo livros de bruxas *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Twin, foge um pouco do que nós duas costumamos ler, mmasssss eu gostei muito de ler...

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei