[Top 5] 5 razões do Porque Lemos



Simmmm nós amamos ler... somos leitores vorazes...Mas você já se perguntou Porque lemos?

Eu vi essa pergunta faz um tempo, e resolvi divagar um pouco sobre os motivos...

Vamos ver se vocês concordam comigo!!!




1 - Leitura é uma fuga da nossa realidade.



Já pensei muito nisso. Como uma apaixonada por livros sobrenatural, eu acho que essa frase foi feito para mim. Sempre que eu vejo as meninas comentando sobre alguns livros, eu vou pesquisar para ver se vou gostar de ler, e algumas vezes eu penso: para que vou ler isso? Tipo, minha vida já é problemática o suficiente para ler sobre isso. E eu sempre volto para os livros de fantasia, vampiros, shifetrs, o que seja.. contanto que não existam no nosso mundo. Então eu leio, e imagino um mundo novo com base nesse, e me insiro no livro... e crio minha própria história.. ok, eu sou louca mesmo!


Mas como TUDO tem dois lados, eu sei que alguns livros com assuntos normais e pessoas normais também agregam muito na vida das pessoas, são verdadeiras lições de vidas, e também não deixam de ser uma fantasia para quem lê, ela pode simplesmente ter aquele sentimento de esperança, que tudo pode melhorar, ou que tem pessoas que possam por piores coisas que nós, e eles não reclamam, eles simplesmente vivem ao máximo e são felizes.  



2 - Os Livros aproximam as pessoas.



Nossa, eu acho que é o melhor motivo de todos... 

Nos livros que encontrei as melhores amigas, as melhores companheiras, as melhores conversas, muitas noites em claro conversando, experiencia de vida... 

Nada como você realmente ter pessoas que gostam das mesmas coisas que você, que passa horas conversando sobre um livro que você ama... que entende porque cheiramos um livro, porque passamos horas dentro de uma livraria, mesmo não comprando nada.... entende porque estouramos cartão de crédito comprando milhões de livros.... 


É simplesmente como ter uma segunda família... é amor incondicional!






3 - Lemos para nós tornarmos pessoas melhores.

Todo livro que lemos agrega algo na nossa vida. Até mesmo quando você pensa que não gostou do que acabou de ler, seu cérebro está processando e separando as partes da história que relacionam com algo em sua vida. Acho que gostar ou não de um livro, ou mesmo ter sentimentos pelos personagens é muito da pessoa, da personalidade, da vida que ela tem e muito relaciona com suas crenças... 

Todo livro é como assistir a vida de uma pessoa comum, que poderia estar do seu lado, ver sua historia sendo contada, cada erro, cada fatalidade, felicidade, aprendizado, conquista... e com isso nós mesmo aprendemos com o personagem, tirando atitudes ou pensamentos dos livros e aplicando na nossa própria vida.   

Muitos livros são historias de superação, de perseverança... e isso é um incentivo para quem está perdido, sem motivação... ou mesmo que precisa de um empurrão. 

Todo autor tem um poder inexplicável em suas mãos, com uma única palavra ele é capaz de mudar a vida de uma pessoa, dar um significada à mais ao cotidiano, trazer a magia de volta na vida das pessoas. 





4 - Deixa você com a cabeça mais aberta, sem preconceitos


Bem, isso foi uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto. 


Eles dividiram 100 pessoas em dois grupos: um deles teve de ler histórias de ficção, de autores como Wallace Stegner e Jean Stafford, enquanto outros leram ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento (de autores como Freud ou Burroughs).

Depois, todos passaram por testes psicológicos para medir quanto gostavam (e precisavam) de certezas e estabilidade. Tiveram de dizer, por exemplo, se concordam pouco, muito ou nada com afirmações do tipo “eu não gosto de situações incertas” e “eu desgosto de questões que têm várias respostas diferentes”. 
E, olha só, quem havia lido os romances parecia mais aberto à ambiguidade e incertezas.
É que ler romances faz você entrar num outro mundo – e abre sua cabeça. Aí você conhece e questiona outras realidades, mas sem a necessidade de tomar decisões, de ter certezas sobre questões polêmicas. 
“O leitor pode até pensar como pessoas que ele nem gosta. Você pode simpatizar com Humbert Humbert, de Lolita, não importa quão ofensivo alguém pode achá-lo”, explica  Maja Djikic, autor da pesquisa. “O leitor pensa através de outros eventos, sem se preocupar com urgência e permanência, e, então, pensa de jeitos diferentes do que até ele mesmo está acostumado a pensar – e isso produz um efeito que abre sua mente”, conclui.

Viu só que beleza? 






5 - Pessoas que leem são mais legais 

Mais uma Pesquisa da Universidade de Washington e Lee (EUA).

Um teste bem simples: colocaram voluntários para ler uma história bem curtinha, fizeram algumas perguntas para identificar o quanto cada um tinha curtido o que leu e aí derrubaram, sem querer querendo, um monte de canetas no chão. O estudo conta que, quanto mais “transportadas” para dentro da história as pessoas tinham sido, maiores eram as chances de levantarem o bumbum da cadeira para ajudar a recolher as canetas.
A explicação é que quando lemos algo que realmente mexe com a gente, criamos empatia pelos personagens da história — e quanto maior essa empatia, mais propenso a gente fica a ser bacana com os outros na vida real.

E você aí, anda lendo muito?



E Por fim, eu não poderia deixar de responder a pergunta : Porque Lemos? com uma única razão.


Lemos porque livros são cultura.




5 comentários:

  1. Minha vida é bem melhor com os livros... sem contar as amizades que fiz através deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo... As amizades são as melhores!

      Excluir
  2. Quantas amizades eu fiz lendo!!! E quantas mais eu aprofundei assim!!! Amo muito tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Lud.. Eu leio porque simplesmente amo histórias.. de qualquer tipo, sejam literárias ou cinematográficas.. o importante para mim é estar sempre rodeada de boas histórias :) Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Ludmila, você listou apenas alguns dos motivos e ainda tem gente que não entende o porquê de lermos tanto né?!!!

    Amo enriquecer minha mente com os mundos que encontro nos livros...

    Abraços!
    http://rcassiaslima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...