[Resenha] Mercy - Rebecca Lim

Livro: Mercy
Série : Mercy
Autora: Rebecca Lim 

Ano: 2012 | Páginas: 192


Saraiva | Editora | Skoob 

"Prepare-se para se surpreender com esta eletrizante mistura de romance, mistério e sobrenatural. Mercy não é uma jovem qualquer, mas um anjo caído.E ela está prestes a experimentar uma grande paixão como humana, algo que vai abalar tudo o que ela conhece ou pensa conhecer sobre si mesma. As lembranças de Mercy são fragmentos do que ela foi um dia. A única coisa que ela sabe é que cada vez acorda num corpo diferente. E que, a cada nova vida, mais perguntas inquietantes ficam sem resposta. Mercy só se sente em paz quando está dormindo, porque nos sonhos ela se encontra com Luc, seu amor perdido. Até o dia em que acorda no corpo de Carmen e conhece Ryan, e suas poucas certezas começam a ruir. Ryan, assim como Luc, é lindo e perfeito, mas vive transtornado pelo sequestro da irmã. A atração que Mercy sente por ele é tanta, e tão imediata, que logo ela se vê completamente envolvida, não apenas pelo irresistível jovem, mas também pelo mistério que o atormenta. Ao lado de Ryan, Mercy pela primeira vez descobre um propósito como humana: ajudar o rapaz a encontrar pistas da irmã desaparecida. Mas, à medida que obtém respostas, ela também se aproxima demais do perigo. Agora, para salvar a própria vida, mudar seu destino e ficar perto de seu novo amor, Mercy precisa reunir suas forças e juntar as peças do seu passado. Antes que seja tarde demais. Com elementos instigantes e altas doses de paixão e suspense, "Mercy" é o primeiro livro de uma fascinante série de Rebecca Lim. Uma leitura extraordinária, realmente impossível de se largar."


"Meu nome é Mercy, que significa piedade!!!"


Mercy, como ela mesma se chama, não sabe quem é ou da onde veio, o que ela sabe é que pode acordar em uma manhã no corpo de outra pessoa, sem explicação alguma, apenas pulando de uma pessoa para outra. A cada corpo habitado não sobra nada, apenas fracas memórias do nome de quem ela esteve dentro.

Às vezes sinto como se estivesse me equilibrando em uma corda bamba e a qualquer momento fosse cair. Tudo é tão frágil, hoje eu estou aqui, amanhã posso estar em outro lugar, o que significa outra pessoa, outra vida.

A cada novo episodio, ela se encontra em um novo lugar, uma nova vida, em um novo corpo, sem saber o porque de estar nele. A única coisa que Mercy sabe é que passou por várias vidas, habitando brevemente várias pessoas por um longo tempo, tanto que ela também não se lembra, é apenas um sentimento.  

Eu não sei como funciona e nem porque acontece. As lembranças de quem eu fui foram apagadas. Quem eu sou nesse momento? A pergunta certa é: Em que corpo eu estou hoje?

Dessa vez, Mercy acorda no corpo de Carmen Zappacosta, uma adolescente soprano, com a voz mais linda, digna de anjos, e com uma personalidade insegura e para completar eczemas de pele. Carmen participa do coral da sua escola, e é politica da St. Joseph que durante duas semanas as escolas se juntem para preparar um conserto, a cidade que ela se encontra no momento é Paraíso, um lugar desértico, sombrio. A família que Carmen está se hospedando é os Daleys, que estão sendo consumidos por uma profunda dor, e não demorou para Mercy saber a causa, apesar de não saber quem ela é originalmente, ela sabe que tem poder. Tudo o que tem a fazer é tocar em uma pessoa, e ela pode ver dentro deles, conhecer os seus pensamentos e os incidentes que moldam suas vidas. 

Sua família está destruída pela dor, ele não vai mais à escola, abandonou o time, terminou seu namoro. Seu rosto cansado parece mais velho do que realmente é. Virou uma sombra daquilo que já foi um dia....

Mais ou menos há dois anos, a filha do Daleys, Lauren Daley, foi misteriosamente sequestrada de seu quarto e nunca foi encontrada, e muito menos pistas de como, e por que.  Ryan Daley, o irmão gêmeo de Lauren, nunca perdeu a esperança de que sua irmã está viva, e gasta todo seu tempo procurando desesperadamente por alguma pista. Mercy, ao tocar Ryan se convence, através de uma estranha ligação entre os dois irmãos, que sua irmã está viva, assim ela concorda em ajudá-lo a procurá-la.

Eu não posso intervir, minha vida está em risco e a sua também. Mas sinto que mudei, depois de tanto renascer, passei a me importar, quero ajudá-lo. Além disso, ele me atrai, seus traços físicos são tão parecidos com os de Luc, como se ele pudesse ser a versão humana dele.


Bem, o que falar desse livro, são apenas 187 páginas, da historia mais intrigante, sombria e cheia de mistérios que você irá ler. Como eu não li a sinopse antes de ler o livro, eu não sabia que a personagem é um anjo, e então o livro ficou um belo suspense, onde as respostas eram sutilmente dadas nas entrelinhas.  (AMO LIVRO ASSIM.)

Rebecca fez um trabalho maravilhoso, a escrita é fluida, com detalhes o suficiente para te envolver na historia, e não ficar aquela coisa chata.

O que me deixou cativada foi os detalhes, O nome dela – Piedade - o nome do local onde ela vai parar com Carmen – Paraíso. São coisas associadas, que você tem que estar ligado na historia para perceber.

Mercy, é perfeita na sua concepção, como um anjo ela é um pouco insensível, até cruel. Eu particularmente achei perfeito, porque a maioria dos livros de anjo que eu li, eles possuem muitos sentimentos, como se fossem humanos com asas, e os anjos não possuem isso, eles não possuem as emoções, e o livre arbitro que nós.  E no livro podemos ver como Mercy se transforma, como cada emoção da Carmen começa a desencadear sentimentos e reações que ela não teria. Quando ela se aproxima de Ryan, ela sofre um pequeno dilema dentro dela, ela deveria ajudar Carmen ou Ryan?  Há uma relação entre Ryan e Mercy, que não é explicada, mas está ali. Talvez um romance, não sei. Isso não foi devidamente explicado no livro, talvez no próximo.  

Também podemos pegar esses indícios de sentimentos, na forma como ela se preocupa com a pessoa que está invadindo, tentando manter uma linha entre as duas almas.  Ela não percebe, mas um nível sub-consciente, ela tenta colocar essas pessoas no caminho para uma vida melhor, isso fica claro, quando ela cita uma das suas últimas hospedeiras, uma mulher viciada com um bebê. 

E se não fosse suficiente, temos Luc, um cara misterioso, com quem Mercy conversa em seus sonhos. Claro, que ele tem um papel fundamental na vida dela. Tenho altas hipóteses para ele, no começo até pensei que ele poderia ser o mocinho, sempre falando para ela se esconder, e tomar cuidado que os Oitos estavam à sua procura, mas depois eu mudei um pouco minha concepção quanto a ele.. E li um menino falar que Lucifer = LUC dai fiquei com o cérebro fervendo.

Sobre os Oitos, não é explicado no livro, apenas apresentado. Um deles surge para Mercy, (e de novo, eu morri de amores,) a conversa deles é perfeita, a falta de sentimento dele é digna de um anjo, e não apenas isso, na breve discussão, eles falam sobre o livre arbitro e a forma como a humanidade usa a seu favor. Como os anjos tem o poder de modificar o rumo do destino, mas apenas não fazem porque não cabe a eles.

"...Nós somos os mestres da lei natural pela qual todos os eventos podem ser vistos e ganhar significado. Estamos muito acima de todos dos homens, a casta superior, a mais alta. Portanto é inútil intervir. A menina já está perdida. Ela não é nada. Esqueça-a" 


Bem, vou parar por aqui. Recomendo o livro, é muito rápido e fluido. A arte do livro é lindo, e sem erros de português. 

“- ... Se tua mão o fez pecar, Paul, Corta-a... E se teus olhos te fizeram pecar, Paul, arranca-os...E com minha mão esquerda em chamas, puxo os olhos dele, primeiro um, depois o outro, para que ele nunca mais possa ver, nunca mais possa cobiçar outro ser vivo pelo resto de seus dias. Não haverá musica nem cor, alegria, medo ou dor. Não lhe pertencem mais.”.

Informações adicionais
Mercy é o primeiro livro da série teen da aclamada escritora australiana Rebecca Lim, e já foi publicado nos Estados Unidos,na Alemanha, no Reino Unido e também no Brasil, pela Editora Fundamento. O livro promete cativar tanto os fãs de ficção sobrenatural quantos os adolescentes que gostam de um bom mistério.
“Uma eletrizante combinação de anjos e mistério”

Lisa Berryman, editora da Harpercollins Austrália

“’Mercy, de Rebecca Lim, é magnífico!”

Rachel Denwood, editora da Harpercollins UK







Um comentário:

  1. Que livro interessante Lud. Enquanto lia sua resenha me lembrou um pouco o livro Todo Dia. Adorei a dica e fiquei bem interessada para lê-lo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...