30 setembro 2013

[Resenha] Mitral - Thayane Gaspar





Mitral, O esconderijo do Mundo
Thayane Gaspar Jorge
2013
251 páginas

Skoob | Editora | Compre

Selena é uma adolescente americana que nutre um sentimento muito forte pelo seu melhor amigo, Lorenzo. Porém, eles se veem obrigados a se separar quando uma guerra devastadora começa nos Estados Unidos e se alastra pelo mundo inteiro. Sem saber quem são os inimigos, os aliados e pelo que lutar, as pessoas se alojam em bunkers chamados Mitrais. Dentro de um desses Mitrais, observamos Selena e seus familiares travarem uma luta diária com as reflexões que fazem a respeito da violência, religião, justiça, amor e amizade. O mundo está acabando lá fora, mas a verdadeira batalha é manter vivo o que você sente por dentro.

A resenha de hoje é de um livro muito querido para mim, não só por ter gostado muito dele, mas também porque adoro a autora. Então escrevi essa resenha com o maior carinho e espero que vocês gostem... 

Eu sempre gosto de achar uma palavra para definir um livro, e para Mitral com certeza a palavra é tenso ou talvez seja angustia!

Em Mitral, Thayane nos conta a história de Selena, uma menina de 17 anos, que vive com sua família: pai, mãe e irmã mais nova, são a típica família feliz. Selena tem também um vizinho, Lorenzo, seu melhor amigo desde sempre, um menino carinhoso e que se tornou o porto seguro da Selena. É o abraço do Enzo que tem a capacidade de apagar as coisas ruins do mundo dela, todo mundo merece ter alguém assim em sua vida, e eles tem um ao outro.

Sua família é bem simples, a irmã mais nova, Sali é a inteligente que não vive sem um livro na mão. O pai é um homem alegre que tenta dar tudo de melhor para sua família. A mãe é uma mulher que tenta se manter forte para as filhas, mas nem sempre consegue.

Então uma guerra acontece. Destruindo aos poucos toda a realidade que eles conhecem, e forçando Selena e Lorenzo a se separarem. A Selena vai para um Mitral com a sua família e não sabe onde o Enzo está, ou até mesmo se ele está vivo. Como você continua vivendo sem saber se o teu melhor amigo ainda existe? A Selena tenta sobreviver em meio a esse caos, e tenta se manter inteira para o bem da sua família.

O que é Mitral? Temos dois sentidos para essa palavra... Não tenho como contar a vocês o sentido dela sem contar toda a essência do livro!

Qual o motivo da guerra? Ninguém sabe... Não se sabe nem quem está atacando todos. É uma guerra que ninguém sabe a quem culpar. Ao longo do livro fui criando varias teorias, e até acertei um pouco em uma delas. Vocês precisam ler para descobrir o motivo de toda essa guerra.

Em alguns momentos achei a narrativa confusa, a personagem está narrando um ataque, e de repente ela está dormindo e sonhando... Mas sei que a narrativa é consequência do que está acontecendo com a personagem, ela está perdida e confusa, e em cada palavra dela nós sentimos essa confusão.

Enquanto lemos não temos noção de quanto tempo se passa, quando menos esperava já estava a 4 meses em guerra, e quando virei a pagina 10 anos já haviam se passado.

Adorei o livro, adorei a ideia que ele passa, mas tive que ler aos poucos, porque fiquei muito angustiada lendo ele, a cada capitulo meu coração apertava mais, muitas vezes me senti no lugar da Selena, lutando para sobreviver em uma guerra sem sentido em um mundo devastado, uma guerra que mata a todos, e os que continuam vivos tem o seu passado e futuro destruídos. Apesar da ansiedade para saber o final, eu não consegui devora-lo por causa dessa angustia que ele me causou. Chorei muito com o livro, a escrita da Thay tem um jeito de entrar direto para o seu coração, e nesse livro ela pisoteou o meu.

Vou colocar uma quote gigante, mas é uma das minhas favoritas, e não podia deixar de fora... Acompanhem nossa página no facebook que vou postando mais quotes durante o dia.

"Eu era divertida, ria bastante e, quando podia, eu fazia alguém rir falando frivolidades. Sali era mais reservada e contida, tinha poucas coisas que lhe davvam prazer, como o prazer que sentia em aprender tudo o que podia ser absorvido pelo seu cerebro fora do comum. Lorenzo era previsivel, como a maioria dos garotos da minha idade gostava de futebol, videogames, e nunca falava de garotas na minha frente, a não ser que eu o induzisse a tal. Era tímido e, mesmo assim, colecionava muitos amigos, e mesmo descrevendo de uma forma tão comum, ele nunca seria qualquer garoto de minha idade. Lorena escolhia não ter muitos amigos, ainda que a beleza e o sorriso os atraíssem aos montes, ra séria e raramente ficava calada; falava o que a mente lhe ordenava e tinha opinião sobre tudo. Agora a engraçada tinha se tornado uma covarde sem graça, a reservada queria sair mundo a fora com um mapa desproporcional nas mãos; a que falava demais, calara-se demais; e o comum, havia se tornado único."

Gostaram??
Quem quer um exemplar de Mitral??
Continuem ligados que ainda hoje postamos uma promoção


Compartilhe!

11 comentários :

  1. Lindaaaaaaas: vocês e a resenha! Eu fico emocionada quando eu leio uma coisa tão bonita assim! Muito obrigada pelo carinho! Vocês sabem que é muito recíproco da minha parte!
    Eu espero que Mitral tenha feito uma bagunça dentro de vocês, mas que antes do final o livro tenha arrumado tudo no seu devido lugar e tenha deixado um sentimento bom. O sentimento de que toda história é especial e que precisamos vivê-la antes de contá-la!!!
    Adoro esse quote também! É um dos meus favoritos, muito bem escolhido!
    Adoro vocês!
    <33333333
    Muitos beijos
    Thay

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que resenha linda amiga!!! Senti a emoção que o livro passa só lendo as suas palavras, imagina lendo o livro então! To doida para ler e o lerei em breve! <3 Thayane fofa como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Não vou ler a resenha..kkk..estou esperando meu chegar e não curto saber o que os outros pensaram, pois complica minha leitura, mas pelo que a Thayane postou ali em cima a resenha ficou super. rsrs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Livros angustiantes me fazem chorar muito :/
    Entro tão profundamente que me vejo afetada as vezes e fico triste.Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  5. lindo, mas só de voce descrever a angustia já fiquei tensa rsrs. O livro parece lindo e só pelo quote eu adorei, mesmo não sendo muito fã de livros tristes. Voce não falou do final feliz! Se tem ou não, eu quero descobrir! gente. adoro livros que tem finais felizes e só de não saber disso já estou angustiada . preciso desse livro Now!

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de livro que me deixei angustiada, não é uma sensação muito boa! Normalmente quando acabo pegando um livro assim sem que eu saiba, acabo fazendo como você; leio aos poucos, porque sei que meu coraçãozinho não vai aguentar se eu ler tudo de uma vez.
    Essa mudança de tempo muito repentina às vezes me deixa confusa, mas o livro parece ser muito bom, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Laura, o nome Mitral por si só já me seduziu de cara. Fiquei com vontade de lê-lo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Não é do gênero de livro que leio, mais fiquei curiosa sobre ele principalmente sobre o motivo dessa guerra... e gostaria de saber como vai fica a Selena e o Enzo no final do livro!

    ResponderExcluir
  9. O tema realmente parece ser forte e intenso. A personagem deve ter enfrentado uma barra. Você mostra uma história triste devastada por uma guerra que ninguém sabe o porque. Mas eles conseguem sobreviver a ela? E o amigo? Fiquei curiosa. Quero ler pra saber o final dela. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. nossa realmente angustia e a palavra percebi que essa historia conta a reviravolta na vida de uma jovem que tinha uma família feliz, um melhor amigo e que de repente tudo muda por causa de uma guerra que ninguém sabe de onde começa e quem esta atacando e o pior nem sabe se seu amigo está vivo,realmente de tirar o folego.

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse tipo de livro, que voce fica agoniada pra saber o que ira acontecer ou nao!! Espero ler ele em breve pois adorei a historia que o autor criou!!


    xx

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei