[Resenha] Marcada a Fogo - Josy Tortaro



Volume 1: Marcada a Fogo
Edição: 2
Editora: Literata
Ano: 2012

Páginas: 304

E conhecereis a verdade, E a verdade vos libertará.
João 8:32

A VERDADE. 
Essa é a busca de Tamires do Valle. Encontrada sob as cataratas de Foz do Iguaçu, uma névoa paira sobre sua origem. A ametista é o único elo com seu passado.

Pesadelos atormentam suas noites constantemente. Seriam lembranças adormecidas ou tormentos de uma alma inquieta? Uma vida feliz ao lado do marido Gustavo e da filha Sofia não seria o bastante?


Um alinhamento planetário é previsto por Pedro Tosquini, um renomado astrônomo brasileiro, exatamente no momento em que estranhos acontecimentos a despertam para uma realidade antes desconhecida.
Eventos místicos e sobrenaturais revelam o caminho para a verdade. Nele terá que enfrentar a dúvida, o medo e a morte. Descobrirá o que é ser enganada por quem mais confia. E terá duas escolhas a fazer.

UMA HISTÓRIA DE MISTÉRIO E MAGIA QUE TEM COMO PANO DE FUNDO UM CENÁRIO PARADISÍACO.











Marcada a Fogo conta a historia de Tamires do Valle, de 33 anos, que ainda quando uma criança de 03 anos de idade foi encontrada vagando sozinha pelo Parque Nacional do Iguaçu, nas pedras próxima as Cataratas, quando questionado pelo guia Roberto, a criança não se lembrava de nada, quem seus pais eram, o que tinha acontecido. A única coisa que ela carregava era uma pedra de Ametista.

E assim começa a historia de Tamires, uma garota sem pais criada em um orfanato, que é assombrada por um sentimento de perda, de que algo falta, mas sua vida começa a melhorar quando ainda no orfanato conhece Carolina, sua melhor amiga, e nessa amizade ela consegue consolar um pouco da dor de não saber o que aconteceu com ela.


Com o passar do tempo, Tamires nos é apresentada no livro, já como uma mulher de 33 anos, casada com Gustavo do Valle, um empresário muito poderoso, mãe de uma menina linda de 2 anos de idade, Sofia.  Mesmo com essa vida perfeita, que nunca imaginou que teria, algo faltava para ela, e a única coisa que a consolava era a pedra de Ametista que conservava desde criança, e que passava uma paz, uma tranquilidade.

Assombrada por muitos pesadelos causados pelo abandono quando criança, em uma noite, um desses pesadelos a leva para o seu lugar seguro, as Cataratas do Iguaçu, aonde ia para buscar respostas e controlar seu gênio forte.  Nessa noite, a sua pedra brilha e lhe mostra sua mãe, o rosto que estava sempre em sua mente, mas que nunca conseguia visualizar, e com o despertar da pedra, também é desperto os poderes de Tamires há muito tempo contidos. E depois dessa noite sua vida nunca mais seria a mesma.

O anuncio do alinhamento dos planetas e o começo da Era de Aquários em todos os meios de comunicação dá uma sensação de que finalmente ela teria as respostas que procurava, tanto pelo o que aconteceu a ela, como o que acontece agora em sua vida e todas suas perguntas seriam respondidas.

Tive um choque como se tivesse levado um soco no estômago. Alinhamento planetário. Era de Aquário. Confraternização. Paz. Meio ambiente. Astros. Natureza. Por que aquelas palavras mexeram tanto comigo? O que eu sabia sobre esses assuntos? Absolutamente nada.

O que você faria quando a única coisa que a liga com o seu passado começa a mostrar algumas respostas as suas perguntas, tudo o que conhece está envolto em intrigas e mentiras, onde a verdade é o que mais deseja e o que a fará ser marcada a fogo.

 Também sabia que minha pedra fazia parte do universo e que estava ligada aos acontecimentos dele. Sim, o alinhamento. Sabia que era importante. Talvez a ametista estivesse reagindo a ele, mas o que aconteceria naquela data de verdade? O que eu tinha que saber? O que eu tinha que fazer?




As meninas sabiam da minha vontade de ler esse livro desde que eu vi a capa. A mistura dos 4 elementos com a mística das pedras e a magia, é realmente muito intrigante. Josy está de parabéns pela pesquisa sobre o assunto, e pela elaboração da trama.

— E tem mais, Fernando, o mais importante. O alinhamento acontecerá exatamente no início da Era de Aquário. A era da união, da fraternidade e dos valores humanos. Os dias de alinhamento trarão equilíbrio ao nosso planeta, equilíbrio emocional.E bem no outono, acrescentou em pensamento. A morte da natureza, tão perfeita em sua troca. Tão viva, tão forte. Com certeza o momento adequado. A natureza era mesmo incrível, seria o recomeço do mundo.

A leitura é rápida e fluida, pois o livro é muito bem escrito, com uma linguagem direta, simples, com detalhes suficientes e nos momentos adequados. Outro ponto alto do livro são as narrativas intercaladas, algumas vezes narrada pela Tamires, e outras por um observador, o que representa o nosso ponto de vista na historia, e isso torna o livro ainda mais envolvente.

O casal protagonista do livro é muito bem construído, pode-se ver várias facetas da personalidade dos dois, mas o resto dos personagens ficaram um pouco a margem do casal, eu vejo importância em alguns dos secundários, mas não foi tão desenvolvido no livro, então não sei se é da minha cabeça. uihuhuhuh

Bem vamos falar um pouco da Tamires. Eu gostei do gênio forte dela, eu me vejo muito nela, a impulsividade e as emoções fervilhando na borda. A Josy acertou ao criar essa personagem, porque o que a espera nos próximos livros não seriam páreo para uma pessoa fraca.

Seu gênio forte e determinado muitas vezes vinha acompanhado de violência. Ficava impaciente para saber o que realmente acontecera com ela e isso a deixava muito revoltada. Gustavo tivera muitas oportunidades de presenciar sua fúria, porém nunca duravam mais que um momento. E, em seguida, as desculpas e o arrependimento a dominavam.

Gustavo, o que falar do homem perfeito não? Ele ama tanto a Tamires, que é quase como uma droga, um vicio que ele não consegue se soltar, e faria tudo para não perdê-la, até usar a própria filha como uma desculpa para isso. Não vejam ele como o malvado na história, eu acho que muito dele será revelado ainda, e pode ser que nós enganemos com os seus motivos.

Em pé, atrás da menina, um belo homem sorria. Seu corpo esguio e alto fazia sombra sobre as mulheres revelando sua presença. Sua barba por fazer salientava o tom másculo e seu rosto anguloso. Seus olhos profundos, de sobrancelhas grossas, quase lhe davam um ar comicamente feroz em contraste com seu sorriso sincero e encantador. Gustavo do Valle era empresário de uma indústria de bebidas em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, onde moravam. Estava no auge da carreira em seus trinta e oito anos de idade e com a empresa consolidada no mercado.

Alexandre para mim é um mistério. Ele entrou na trama como o irmão de Gustavo, não dava sinais de ter um papel importante no livro, mas de repende a Josy te surpreende, e você fica Assim : WTF???
Não tenho muito o que contar dele, porque nem eu sei muito bem o papel dele na historia, mas eu quero um desses por favor.

O homem encostado na parede era mais alto e mais magro que Gustavo, apesar da saliência evidente de seus músculos muito definidos. Por mais que a semelhança física não deixasse dúvidas do parentesco entre eles, esse homem era muito, mas muito mais bonito que Gustavo.


Temos também Marcel, o amigo de infância de Tamires, que é a pessoa que desvendará o passado dela, desvendando os segredos há muito tempo mantidos. Eu gostei muito dele, e pelo que eu vi, eu vou gostar muito dele no próximo livro, adoro os pensamentos dele, o jeito dele pensar.

O jovem louro, de pele clara e rosada, e olhos da cor do mel estava radiante. (...) Estava no auge de sua carreira como biólogo aos 36 anos e nunca havia lhe ocorrido que faltava alguma coisa. Que seu interesse em assuntos relacionados a natureza escondia um segredo sobre sua concepção. Um segredo sobre seu destino. Por que sua mãe havia escondido isso dele por tanto tempo?

Enfim temos Carol, não gostei muito dela no começo, mas talvez isso melhore no próximo, ela é o contrario da Tamires, mais doce, com a personalidade calma, que também esconde os terrores de uma família que a abandonou. Eu não gostei muito dos pensamentos dela sobre o Alexandre, achei muito triste, sem auto estima... tipo: o cara não gosta de você, Acorda! Hello!

Vestia roupas simples que cobriam seu corpo arredondado. O cabelo, de raízes escuras e pontas claras preso em um rabo de cavalo no alto da cabeça, emoldurava seu rosto redondo, de boca larga e lábios chamativos.

  
Bem, vou para de falar aqui, porque senão vai até amanhã.

Vou resumir o que eu achei do livro. Eu adorei a trama, achei a escolha dos elementos muito interessante, saiu da mesmice que vemos por ai.

Eu esperava mais do livro, não sei se porque eu não tenho paciência, eu queria saber logo das coisas. Mas eu senti falta de um pouco de ação. De entrar mais no assunto, porque o livro acaba bem quando começa... huhuhu.. faz sentido?

Mas eu não achei um livro ruim, de modo algum, apenas me fez ansiar muito mais pelos outros, onde os personagens irão crescer mais e veremos a ação que eu tanto quero...

Então leiam o livro também, e venham me contar se eu sou afobada mesmo!  




Os Qu4tro Elementos é uma série de livros que descreve a história de quatro pessoas que vivem em cantos diferentes do Brasil e desconhecem a sua origem.
Trinta anos se passaram depois de serem encontrados, tempo no qual tiveram uma vida normal, constituíram família, carreira e amizades.
Porém uma onda de eventos místicos, misteriosos e que questionam a sanidade mental dos quatro transforma para sempre suas vidas comuns.

QUATRO HISTÓRIAS COM MAGIA, MISTICISMO, ZODÍACO, ASTROLOGIA E ASTRONOMIA EM SINTONIA COM OS PROTAGONISTAS.











9 comentários:

  1. Coisas sobre elementos me intriga muito,gosto desse tipo de coisa.Te leva a pensar e tals xD
    Como sempre a nossa querida Josy nos surpreendendo!
    Me aguarde na bienal hein ... quero seus livros ;p
    Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, sua linda. Obrigada, que resenha mara! Sim, Marcada a Fogo para quando a história começa, mas nada é em vão. É um livro introdutório. Por ser uma história nova, eu tinha que explicar o que se passava e bem, descobrimos junto com Tamires a jornada mística que ela terá que enfrentar. Sabe, ela precisava decidir se ia ou não e tudo depende de sua resposta para o tom dos outros livros. Posso dizer que o livro 2 é melhor, uma história melhor, com mais conteúdo. No terceiro a história dá uma guinada! E no quarto, entendemos todas as pontas soltas e o alinhamento acontece, por fim! Ufa! Devia ter lançado a série toda de uma vez hahahahahaha É uma história só, os livros são cronologicamente próximos. Muito obrigada, adorei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tive essa ideia, de um livro introdução de toda a trama... e como eu sou afobada, eu estava me segurando para não perguntar as coisas para vc..

      quero muito saber do Alexandre.. huuhuh

      Mas eu fiquei muito entusiasmada e pronta para ler o livro 02!

      Excluir
  3. Nunca li um livro que já começa desse ponto, onde a mulher já está casada, já em uma família. adoro qualquer livro que tenha magia envolvida, elementos... Estou doida para poder ler este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei diferente quando comecei a ler tb!

      Excluir
  4. Nossa, fiquei super curiosa!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. "UMA HISTÓRIA DE MISTÉRIO E MAGIA QUE TEM COMO PANO DE FUNDO UM CENÁRIO PARADISÍACO" já me conquistou ai. Gostei bastante da premissa do livro. Espero ler em breve!
    Adorei a resenha, beijos :)

    ResponderExcluir
  6. eu tenho o livro ! rsrs mas estou lendo devagar por causa da falta de tempo e por que quero que dure, as vezes leio rapido demais e fico semsaber o que fazer depois por que nao tenho a continuação kkk

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente esse enredo, me deixou bastante curiosa e com uma pulga atrás da orelha. Está na minha lista de leitura com certeza

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...