[Every Little Author] Fernanda Saads

Fernanda Helane Oliveira Saads nasceu em 24 de Maio de 1981. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Paraíba. Mora em João Pessoa com o marido e a filha. As confissões de Laura Lucy é seu primeiro romance publicado.



Confira a entrevista que a autora nos concedeu:

ELB: De onde surgiu a ideia do livro?
FS: Eu estava pensando sobre como muitas pessoas se sentem infelizes no amor por que simplesmente têm uma ideia errada do que ele significa. Vejo muitas meninas sofrendo em relacionamentos difíceis, que as deixam muito mais tempo tristes do que felizes, achando que essa sensação de sofrimento/felicidade/sofrimento, essa montanha russa toda é amor. Foi assim que surgiu Do Seu Lado.

ELB: Em que você se inspirou para a construção da estória?
FS: Eu me inspirei na vida mesmo. Nos relacionamentos fracassados das pessoas com quem convivo, nos que eu já tive e nos de sucesso também.

ELB: Você pretende fazer continuação para o livro ou tem uma ideia do que ocorreria com os personagens se houvesse uma continuação? Pode contar um pouco pra gente?
FS: Então, isso é uma coisa que eu nunca tinha pensado. Muita gente tem me perguntado sobre uma continuação para Do Seu Lado, e é normal que a gente queira ler mais sobre os personagens que de alguma forma nos cativam. Eu, por exemplo, adoraria ver a vida inteira de Becky Bloom (risos). Mas no momento, acho que o livro já cumpriu o seu papel e não pensei no que ele poderia trazer a mais. Não tenho ideia do que ocorreria com os personagens.

ELB: O objetivo do Mês dos Nacionais no blog Every Little Book, em parcerias com outros blogs, foi aproximar os leitores da ‘nova’ literatura brasileira, apresentando livros e resenhas de escritores que buscam seu lugar ao sol. No Brasil, as listas de mais vendidos são dominadas em sua maioria por publicações estrangeiras traduzidas para o português. Você acredita que o autor nacional pode se dedicar apenas a escrita no nosso país? Ou é necessário conciliar a paixão de escrever com outra profissão? O que eu realmente estou perguntando: o escritor no Brasil esta destinado a passar fome se tentar viver apenas do sustento de seus livros? rsrs.
FS: Olha, eu acho que talvez isso seja possível com o tempo e a dedicação. Hoje, eu não conseguiria viver só de literatura. Para isso, acho que você tem que ser um Best-Seller. Talvez desse se eu fosse solteira, mais jovem e ainda morasse com os meus pais. Mas já temos autores nacionais que vivem só de livros.
Acredito que a dedicação também influencie muito. Quando você participa de eventos literários, quando está muito ativo nas redes sociais, Bienais e etc. Isso eu não tenho disponibilidade para fazer, por conta do meu emprego.
Enfim, não acredito que o escritor nacional esteja destinado a passar fome. É preciso paciência, persistência, dedicação, sorte e talento.

ELB: Como foi pra você quando você pegou seu livro pela primeira vez nas mãos?
FS: Muito emocionante, claro. É um sonho realizado. Foi muito gratificante.

ELB: Tem sido o que você esperava, a aceitação do livro?
FS: Tem sido mais do que eu esperava. Recebo diariamente mensagens dos leitores falando sobre o livro, sobre como eles se sentiram bem quando leram e isso é muito gratificante.

ELB: Você tem outros livros publicados. Poderia nos falar um pouco mais sobre eles?
FS: Tenho As Confissões de Laura Lucy, que trata de uma mulher perto dos 30, enlouquecendo com a ideia de ainda não ter um marido, filhos e um emprego estável.

ELB: E o futuro? Você já tem mais algum projeto em andamento?
FS: Estou escrevendo outro livro. Espero terminar logo e tentar publicar.

ELB: Nós do Every Little Book agradecemos sua disponibilidade em responder nossas questões, esperamos que O Mês dos Nacionais seja um sucesso e que auxilie na divulgação dos escritores e livros nacionais.
Desejamos que a cada dia, mais autores, como você, sejam valorizados e que mais livros brasileiros cheguem as prateleiras das livrarias, porque acreditamos no talento nacional.
FS: Obrigada pela oportunidade.

Aproveito para agradecer a autora mais uma vez pela gentileza em ter respondido minhas perguntas. Adorei!!! Espero que vocês também gostem.

Para conferir a resenha do livro Do Seu Lado clique aqui.


4 comentários:

  1. Sobre isso que a Fernanda falou que tem garotas que acham que o amor é essa montanha russa de sofrimento/felicidade/sofrimento... Bem, eu acho que apenas as garotas tolas aceitam serem traídas e não fazerem nada, sempre dá uma segunda, terceiras, quarta chance, não sei o que passa na cabeça delas em aceitar isto, se algo acontecesse assim comigo eu simplesmente daria um chute na bunda do cara no segundo que soubesse, mesmo se eu o amasse loucamente, ainda tenho amor próprio.
    O livro parece ser incrível, mas eu sinto que irei sentir muita raiva nele ashauhsauhsaus pessoas assim me irritam drasticamente.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as meninas de hoje se conformam com pouco,submetendo-se a relacionamentos ruins e pouco duradores !
    Eu para ser sincera,posso dizer que ainda não encontrei um amor (olha que ele pode estar do meu lado - trocadilho)#brinks
    Gostei muito do livro e pretendo ler ... acho que são livros assim que me mantem com esperança kkk

    Onde está o AMOR ?
    R : Do Seu Lado xD

    #EuMeioLouca

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Fernanda disse sobre relacionamentos, quando vejo alguém sofrendo e dizendo que é por "amor" fico irritada demais.
    Ah, fiquei com muita vontade de ler o outro livro dela "As Confissões de Laura Lucy" parece ser incrível também!
    Sucesso pra ela!
    BEijos :)

    ResponderExcluir
  4. Escuto falar tão bem da autora. Morro de vontade de ler os livros dela. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...