[Resenha] Simplesmente Ana

Livro: Simplesmente Ana

Autora: Marina Carvalho

Editora: Novo Conceito

"Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta."

Para quem lê a sinopse logo pensa no livro Diário da Princesa da Meg Cabot, né?! 

Tenho que dizer que quando li a sinopse também achei que fosse ser um livro parecido com o da Meg, mas a semelhança começa na sinopse e termina nela, ou melhor dizendo, termina no fato de que Ana foi criada pela mãe e depois de anos descobre que seu pai é nada mais nada menos que o Rei de um país europeu chamado Krósvia. Quem que não tem pai, ou pensa que não tem, não gostaria de ter um pai rei, ein? Pensar nisso é como sonhar com um conto de fadas, e o livro é como um conto de fadas muito divertido, com personagens bem elaborados que nos encanta do começo ao fim! 

Tem uma literatura muito fácil de ler, que quando você vê, já esta nas últimas páginas do livro.

 Bem, vamos para o livro. Ana é uma Brasileira de Minas Gerais, faz Direito e que foi criada pela mãe achando que seu pai sumiu logo que descobriu sobre a gravidez, pois sua mãe sempre contou essa história. Tudo muda no dia em que recebe uma mensagem no facebook por um desconhecido:

Desculpe, mas acho que sou seu pai.”

 De uma garota sem pai, para uma garota com um pai super gente boa e que quer muito conhecer a filha, a vida de Ana muda completamente, e a grande dúvida, ir para Krósvia com seu pai ou ficar no Brasil com a mãe, os avôs, sua melhor amiga Estela, Artur, o guri que ela acha estar apaixonada e seu curso de Direito? Uma decisão difícil, mas com o apoio de todos, Ana acaba indo para Krósvia com seu pai. E como a história é um conto de fada, o Palácio Sorvinski também é, imagina aqueles palácios lindos e ainda: está localizado à beira do oceano e fica dentro de um lago com mais de 10 jatos de água que se intercalam, é, esse lindo cenário é onde a nossa querida Ana vai ficar. Logo que chega, ela é apresentada a Irina, que é encarregada de ajudar Ana no que ela precisar, e ela se torna uma grande amiga da Ana assim como com os tios e primos, único problema foi Alex, enteado do seu pai, que ficou desconfiado dela.

“— Oh! É claro! Que cabeça a minha! — Andrej me pegou pela mão e se aproximou do sujeito, todo cheio de afeto — Filho, esta é a Ana, minha menina perdida. E este é o Alexander, Ana. Meu filho postiço.

Nós dois nos encaramos por um instante e, quando eu já ia estender a mão para cumprimentá-lo, coisa que nenhum dos dois tinha feito até então, ele arqueou uma das sobrancelhas e disse:

— Que providencial ela ter sido encontrada justo agora, não é mesmo?”

Apesar dessa implicância de Alex, ele se ofereceu para mostrar a cidade para Ana e as opiniões e primeira impressões que tiveram um do outro foram desaparecendo e surgindo novos sentimentos, e quando viram já estavam bem próximos, mas é claro que tinha que ter um empecilho, e esse empecilho é uma loira alta e esguia, nada mais nada a menos que a namorada de Alex, Laika.

“— Vocês têm ficado muito tempo juntos, mas eu sei que é porque o Andrej confia no Alex. — Laika tratou de justificar seu comentário. Notei que ela desejava me alfinetar e demarcar claramente seu território, mas sem parecer possessiva e ciumenta. Afinal, para que perder tempo com uma garota como eu? — O Alex tem faltado ao trabalho, mas também tem dias que ele fica até tarde no escritório para compensar as ausências. Você já deve saber que ele é um arquiteto muito requisitado e esses sumiços soam mal para a carreira dele.”

Mas como em todo conto de fada, a “bruxa” sempre quer separar os dois, e aqui podemos notar ao longo da história que a Laika tenta fazer bem esse papel.

“Ele me agarrou e recomeçamos todo o processo de amassos, que não teria sido interrompido caso uma terceira pessoa, estranha e deslocada no contexto, não tivesse surgido através da vidraça da cozinha e acionado o botão de uma câmera fotográfica, flagrando Alex e eu, agora sim, numa posição para lá de comprometedora.
(...)

E, pelo amor de Deus, como aquele bando de urubus chegara à ilha, ou, melhor dizendo, a mim e Alex? 
(...)


— Pronto, Alex. Tarefa cumprida. Fizemos do jeito que você combinou.


Levei uns dez segundos para processar aquelas três frases. Até que a compreensão me atingiu em cheio e dilacerou meu coração em milhares de pedaços: eu havia sido enganada da maneira mais sórdida e repugnante possível”


Apesar dos empecilhos, no final, depois de tudo, o príncipe e a princesa sempre ficam. E aqui não é ao contrário. 

“— Ana, quando recebi isto aqui — Alexander balançou o papel —, estava prestes a ceder. Viajei por um tempo, o que me ajudou a pensar com mais calma. Eu viria atrás de você de qualquer forma. Sua mensagem só reforçou minha decisão.
(...)

— Sinto saudade da sua pele, dos seus lábios macios e do seu corpo apaixonado. Não posso mais viver sem tudo isso, Ana. Então, por favor, diz que me aceita de volta e acaba com essa agonia.”

E para quem gostou do livro, tenho uma boa noticia, de acordo com a entrevista com a autora, vai ter continuação para o Simplesmente Ana! Espero que lance logo para podermos ler, porque só de ficar sabendo já estou ansiosa!!!














24 comentários:

  1. Amei a resenha! S2
    Obrigada pelo carinho.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou loucaaaa para ler esse livro desde que vi essa capa linda.
    Minha amiga achou o rosto da moledo parecido com o da Kristen Stewart, depois que ela me disse isso eu realmente notei que era parecido. Enfim, parece ser um livro ótimo, eu já o tenho aqui, apenas estou tentando arranjar uma brecha entre minhas leituras para lê-o, mas depois de ler essa resenha deu uma vontade enorme de começar.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha me apaixonado pela capa desse livro!
    Fiquei com muita vontade de ler, está na hora de colocar um conto de fadas na minha vida novamente.

    ResponderExcluir
  4. Aaaah adoro esse livro!
    xD
    Morri de rir com algumas cenas, principalmente quando se falava na 'nome de cachorro'
    Todos os personagens são maravilhosos, e a leitura suuuper tranquila e gostosa!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. kkk a pergunta que eu faço sempre, onde eu compro??

    ResponderExcluir
  6. Tem em varias livrarias gêmea, esse livro é da Novo Conceito, então é mais fácil de ser encontrado. Ta aqui o link da Saraiva.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4875604

    ResponderExcluir
  7. Ain fofo mesmo, realmente me lembra da Meg Cabot!

    Marina, sua linda, espere agente na Bienal!!

    <3

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente AMEI de paixão essa capa,É PERFEITA!
    Fiquei de olho nesse livro desde seu lançamento.Tô querendo muito lê-lo,achei realmente incrível :D

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos livros nacionais que eu estou mais ansiosa pra ler. Ele a primeira vista de lembrou Diário da Princesa, mas lendo sua resenha deu pra perceber que tem muita coisa diferente. Adoro esses "conto de fadas" moderno, quero ler logo!
    BEijos :)

    ResponderExcluir
  10. ahhhhhhhh eu adorei esse livro!

    morri de rir com a cena dela bêbada no táxi!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e a capa é realmente linda.
    a autora está de parabéns, espero ler outras obras dela!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito bom pelo que li na resenha. Vou adorar ler e ter pra mim. Amei sua resenha e me deixou super ansiosa pra ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Q resenha INCRÍVEEL, eu preciso desse livro, a cada resenha q leio tenho mais vontade de tê-lo

    ResponderExcluir
  13. Adorei a Resenha, depois que li, fui correndo participar da promoção. Quero muito ganhar!

    ResponderExcluir
  14. Perfeição, meu deus do céu, depois de ler sinto a enorme necessidade de ler, preciso preciso kkk

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não parecer uma história super bem trabalhada, fiquei com vontade de ler porque sou gamada num romance, que geralmente tem uma narrativa envolvente e rápida. E nunca li O Diário da Princesa, então alguma semelhança é provável que não me incomode.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já li algumas resenhas e todas citaram Diário de uma princesa, porque será né? kkkk Eu já tinha vontade de ler o livro e essa vontade só cresce! A curiosidade só aumenta! Que bom que os autores brasileiros estão ganhando cada vez mais espaço no mercado literário, lindo de ver isso! heheh :) Com certeza vou ler esse livro. Já até comprei, só falta chegar.

    ResponderExcluir
  17. adorei a resenha ! eu tinha visto a capa, mas nao tinha lido a sinopse nem resenha dele,então não senti aquela vontade de ler. Mas depois de dar uma fuçadinha basica no ELB e ver as resenhas vi o livro no meio delas e decidi dar uma espiadinha para tirar as duvidas. Adorei! Eu tambem só fui criada pela minha mãe e adoraria receber uma mensagem de um pai rei no facebook kkk. magina isso. Um conto de fadas moderno com - claro um bom romance e uma piriguete que ainda tenta separar o casal fofo. O melhor de tudo isso é que o livro é nacional! adoro conhecer novos autores, livros, series... é bom ler algo que não é de fora

    ResponderExcluir
  18. Como sempre os livros nacionais arrasando!
    Que história encantadora e envolvente!
    Fico imaginando como a Ana se sentiu ao saber que tinha um pai rei, e depois a surpresa de se apaixonar por Alex que foi tao arrogante com ela no inicio da história!
    Espero poder lê-lo em breve para saber como essa história vai se desenrolar!

    ResponderExcluir
  19. Por ser um livro nacional, a gente acaba se identificando ainda mais com a protagonista, porque parece tudo mais real e tão perto de nós!
    Tentei me colocar no lugar de Ana, e não sei como reagiria ao passar por esse "conto de fadas".
    Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  20. De início, lendo a sinopse eu realmente imaginei os livros da série O Diário da Princesa e fui preconceituosa; pensei numa "cópia abrasileirada". Mas, lendo essa resenha, eu mudei totalmente o meu conceito e me encantei com esse enredo de conto de fadas moderno, com aquele "quê de clichê" que eu tanto amo.
    Realmente é um livro da minha wishlist *-*

    ResponderExcluir
  21. Estou de olho nesse livro há um tempo já e a cada resenha que leio, minha curiosidade só aumenta. Apesar de ser um clichê, por mais que seja um contos de fada, eu adorei o enredo.

    ResponderExcluir
  22. Adoro uma boa literatura nacional. Porque traz o nosso jeitinho de falar e fazer as coisas implícito na narrativa, identifica o leitor.
    Essa virada na vida de Ana deve ser uma loucura!
    Fiquei pensando isso na minha vida, como eu lidaria?
    Quero viajar com Ana e descobrir esse mundo novo, a sua nova condição e as dificuldades que certamente encontrará pelo caminho, afinal, todo bônus tem sua cota de ônus…

    ResponderExcluir
  23. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...