31 julho 2013

[Resenha] Do seu lado - Fernanda Saads


Do seu lado ~ Fernanda Saads
Editora Novo Conceito

Sinopse:
“Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.”


Resenha:

O título desse livro automaticamente me trás a mente a música de Nando Reis de mesmo nome, popularizada pela banda Jota Quest, que, em minha opinião, serve como trilha sonora para o livro, afinal:
"♪♫... tudo que acontece na vida tem um momento e um destino, viver é uma arte, é um ofício, só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior desperdício, o teu amor pode estar do seu lado... Lá, Lalá Lalá! Lalá Lalá! Lalalá! .. \o/\o/\o/ Todo mundo \o/\o/\o/... Lá, Lalá Lalá! Lalá Lalá! Lalalá! ♪♫"


Ta, parei... Aposto que agora vocês já ficaram com a música na cabeça, lá, lalá lalá! lalá lalá! lalalá!

Sarah Albuquerque é uma arquiteta que acredita ter superado o término do seu namoro com Bruno, que além de ter lhe colocado um(ns) belo(s) par(es) de chifres, a deixou cheia de inseguranças e incertezas, que a levaram a até mesmo frequentar a terapia.
Tudo que ela achava querer com ele agora era retribuir o favor, caso o reencontrasse, demonstrando a ele que menosprezá-la foi o maior erro da vida dele.

"Nas minhas fantasias mais malucas eu estou no meu melhor dia, com os cabelos esvoaçantes e a pele bronzeada, vestindo uma roupa bem bacana, passeando pela rua, quando dou de cara com meu ex-namorado.
Ele está meio estropiado. Não, ele está bem e tudo o mais e quando me vê, pimba! Percebe que terminar comigo foi o maior erro de sua vida. Na verdade, fui eu quem terminou com ele, mas por sua total e mais completa culpa."

Só que quando o reencontro ocorre, quatro anos depois da separação, não é bem da maneira como ela fantasiou. Ele com certeza não esta nada 'estropiado', na verdade, para ela, ele parece ainda melhor do que se lembrava e ainda por cima além de agir como se não a conhecesse, é também um novo cliente da firma de arquitetura para qual ela trabalha e com quem ela terá que conviver para o projeto do novo escritório da agência de publicidade dele.

Quando ela é questionada por seu melhor amigo Igor sobre esse reencontro, ela nega, mas é óbvio que Sarah ainda tem sentimentos mal resolvidos no que concerne Bruno.

"— Você ficou balançada? — ele insiste.
— Você andou bebendo? Eu não sinto mais nada por ele! Nada, ouviu? — respondo, nervosa."
E quando Bruno entra em contato com ela, buscando uma reaproximação, ela simplesmente não consegue dizer não.
Isso me leva a lembrar de um ditado que diz mais ou menos assim: Você me engana uma vez, a vergonha é sua! Você me engana duas vezes, a vergonha é minha!
E todo mundo sabe que aceitar o Bruno de volta é uma péssima ideia, não importa o quão arrependido ele diz estar, ou o quanto ele diz que ainda a ama, e mesmo assim não é que Sarah faz exatamente isso! Mas com o reato dessa relação, ela acaba desestabilizando outra: a sua amizade de anos com seu melhor amigo Igor.

"— Não acredito no que estou ouvindo — ele continua. — Isso é tão...
Ele para e meneia a cabeça.
— Deixa pra lá — conclui.
— Não. Fale!
— Isso é completamente idiota da sua parte.
— Ok — digo, irritada."

Igor também é arquiteto, ele e Sarah se conheceram na faculdade e se tornaram inseparáveis desde então, passando muito tempo juntos, trabalhando no mesmo lugar e planejando inclusive fazer uma pós-graduação na Itália juntos. Quando Bruno e ela terminaram na primeira vez, foi Igor quem cuidou dela, quem a ajudou a sair da fossa, não permitindo que ela permanecesse muito tempo afundada em autopiedade.

Enfim, Igor sempre esteve lá por ela, e é bem óbvio que ele a ama muito mais do que como uma simples amiga e com certeza não esta disposto a vê-la cair de novo na lábia do ex-namorado, e é por essa razão que ele prefere se afastar...

E é só com essa distância e, quando, sem querer, Sarah, acaba arranjando uma namorada para ele, é que ela começa a se dar conta que o que ela sentia pelo seu melhor amigo pode ter evoluído para algo mais...

"— Sempre esperei que você me visse como mais que um amigo, que você me... — ele dá um longo suspiro. — Mas agora... — ele parece atordoado.
Continuo olhando para Igor em silêncio, tentando decifrar em seus olhos alguma coisa além da decepção.
— Agora que eu já toquei a minha vida, você chega e diz que..."
[...]
— Na fazenda... Eu perguntei se ele se encaixava no seu perfil e você disse que sim.
Como fui tão idiota? Lembro exatamente da cena.
— Você disse à minha mãe que nós éramos como irmãos. Isso me matou por dentro — sua expressão se torna tão triste que tenho vontade de desaparecer pelo que fiz.
— Igor...
— Você acha que foi fácil para mim ouvir você chorar por um cara que nem a merecia? E ficar do seu lado, te dizendo que tudo ia ficar bem, quando, na verdade, queria que vocês dois nunca mais fizessem as pazes — ele explode. — E agora... Agora que eu já coloquei as coisas em ordem de novo, você chega do nada e diz isso tudo... O que você espera? Que eu simplesmente olhe para você e diga "meu amor, vamos casar?" — sua voz está cheia de ironia."

Sarah percebe que o amor de sua vida tem estado ao seu lado o tempo todo, mas será que agora é tarde demais para os dois ficarem juntos?

Por razões óbvias não posso contar o final, mas posso dizer que adorei o livro todo!!! Foi muito bom ver o descobrimento da Sarah e seu consequente crescimento, não só como pessoa, mas principalmente como mulher...

Eu me identifiquei muito com os questionamentos dela e até mesmo já estive em situação semelhante, em que só me dei conta que meu amor sempre esteve ao meu lado quando era tarde demais...

No entanto, nunca cairia no papo furado de um ex como o Bruno em nome do 'amor', a não ser que deliberadamente quisesse ganhar um par de apêndices sobressalentes na minha cabeça!

Minha mãe sempre disse e me orgulho em repetir: Antes só, do que má acompanhada! ;)


Informações Adicionais:

Sobre a autora:

Fernanda Helane Oliveira Saads nasceu em 24 de Maio de 1981. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Paraíba. Mora em João Pessoa com o marido e a filha. As confissões de Laura Lucy é seu primeiro romance publicado.



Compartilhe!

11 comentários :

  1. tomara que não seja tarde e ela fique com o igor !!!!! kkkk adoro romances que começa com uma boa amizade

    ResponderExcluir
  2. Morri de amores aqui,o tipo de enredo que eu simplesmente me derreto e choro no final <3
    Quando leio um romance,eu esqueço até de comer ou dormir ... me envolvo demais *suspiros*
    Quero que ela fique com ele no final u.u

    ResponderExcluir
  3. esse livro é muito fofo...
    adorei a resenha, ficou ótima :)

    ResponderExcluir
  4. Jess, que resenha maravilhosa, fiquei doida para ler o livro porque também já passei por situação parecida e acredito que me identificarei com a história.. hehe Vai rolar sorteio do livro? Diz que sim!!! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amo essa música, você é tão má de deixá-la na minha cabeça! Esse é o tipo de música que gruda como chiclete, igual músiquinha de comercial aushaushasuah
    Eu estou doida para ler esse livro parece bem dramatico do jeitinho que amooo, já estou até prevendo que vou chorar litros aushausha

    ResponderExcluir
  6. Sim, a música já ficou na minha cabeça haha! Adorei sua resenha, fiquei com muita vontade de ler! Eu ainda não conhecia o livro, mas gostei bastante do enredo, parece ser fofo <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já li tantas resenhas desse livro e cada vez fico mais curiosa para lê-lo. A história parece ser tão fofa, e parece passar uma mensagem também, e a personagem me pareceu interessante.

    ResponderExcluir
  8. Vi e esse livro em um site por aí e me apaixonei pela capa (eu nem sabia que era um livro nacional, pois nem me importei em procurar saber mais dele ou ler sua sinopse). Parece ser um livro bastante interessante. Estou bastante ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  9. Uaau,que legal!!! Adorei a resenha do livro, já adicionei ele na minha listinha de livros a serem lidos *-*

    Ana Valentina,

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei