13 julho 2013

Entrevista: Adriana Vargas

Olá gente!

A querida Adriana Vargas respondeu umas perguntas para nós sobre O Oitavo Pecado e sobre sua vida! Esta entrevista complementa a primeira que postamos aqui no Mês. 




ELB: De onde surgiu a ideia para criar esta história? Confesso que me surpreendi muito com o desenrolar da trama. Você planejou o tempo todo este final? Ou ele foi surgindo? Conta para gente!

R: Eu não planejei. Tudo aconteceu naturalmente. Escrevi corrido, pois queria deixar as ideias fruírem. Mudei de final umas dez vezes. Mas a ideia central da obra veio de um livro de poesias medievais, que escrevo desde muito mocinha. Eu queria ver Henaph amando, derramando, expressando... Então ela nasceu.

ELB: Henaph é uma personagem muito misteriosa, cheia de falhas e que não sabe o quê quer. O que (ou quem) te inspirou a criá-la? Podemos compará-la a algum personagem da literatura?

R: Não me inspirei em nada que tenha lido. Como disse, ela  já fora criada antes, em minhas poesias medievais, e esse jeito de quem não sabe o quer se caracteriza pela liberdade fugaz que tinham as mulheres e seres medievais, meio a uma inocência dissimulada, vinda da luxúria e da vaidade existente entre os mitos gregos.

ELB: Você ganhou o Prêmio Interarte pelo livro O Oitavo Pecado. Conta um pouco para a gente sobre a emoção de receber um prêmio pela história que você criou.

R: Foi maravilhoso, principalmente porque este livro foi o que menos apostei. Foi fruto de um capricho meu; algo até egoísta, porque eu quis ver o livro construído daquela forma, e assim ele se deu. Quanto ao prêmio, perdi o avião no dia, mas tudo deu certo. Cheguei no local dez minutos antes de se encerrar a cerimônia.

ELB: Desde quando começou a escrever?

R: Desde os 7/8 anos de idade.

ELB: No início, que tipo de escritor ou livro te influenciou? E atualmente? Tem alguma influência?

R: Não. Não sigo linhas, pois acredito que o te diferencia de alguém, e você ter sua própria conduta e liberdade de expressão. Mesmo que alguns dizem que algo se parece ou não a linguagem de algum outro autor, eu reafirmo - não me permiti influências, sou excessivamente individualista, e gosto de criar e viver de minhas próprias coisas inventadas, muitas vezes, até, ensaiadas, mas minhas.

ELB: Esta é a primeira edição do nosso Mês dos Nacionais. Queremos alcançar o coração de cada leitor que está nos lendo neste momento e mostrar a importância de se apoiar cada vez mais autores como você, que estão aqui tão pertinho e nos presenteiam com histórias maravilhosas. Qual é a sua mensagem para estes leitores?

R: A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

ELB: E, para finalizar: você estará presente na Bienal do Livro deste ano, aqui no Rio de Janeiro? Se sim, quando e onde podemos encontrá-la?


R: Estarei no estande da MODO, Pavilhão verde, Rua P14, dia 08/09 às 18 h, no último sábado, lançando o Vozes do Silêncio e O Túnel do Tempo para vocês. Mas estarei presente no estande todos os dias para batermos um papo.



Obrigada pelo carinho Adriana!

Leia a resenha de O Oitavo Pecado aqui.
Participe da promoção do livro aqui.

Saiba mais sobre a autora:

Adicione o livro:

Compre o livro:

Leia também:

Compartilhe!

4 comentários :

  1. Olá Luiza!
    Ler um livro da Adriana é bom demais!
    Ao mesmo tempo que maltrate,e suga nossa energia ,alivia!
    Ela falou aí na entrevista que não sofre influência de outros escritores, que tenha lido ou lê. Mas nós leitores acabamos por comparar e no quesito EMOÇÂO, ela é meio Lispector!
    rs
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adriana realmente começou muito jovem, eu só descobri que gostava de escrever com 13 anos, justamente por causa do mundo das fanfics. Realmente pretendo ler outros livros da Adriana e tenho certeza de que vou me surpreender.

    ResponderExcluir
  3. ownn que fofa ela eh.

    e escrevia desde 7/8?
    kkkkkkkkkkkkk

    eu mal falava.

    tem gente q é mto precoce mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Licença,estarei na bienal o/ kkkk
    Estou conhecendo novas autoras e estou amando suas obras.
    Entre 7/8 anos eu odiava ler rs

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei