[Every Little Author] Paula Vendramini

Nascida em Toledo, Paula Vendramini passou sua adolescência em Foz do Iguaçu e mudou-se para Curitiba em 2004. Desde sempre gostou de histórias fantásticas e essas muitas possibilidades a fez se interessar em fanfics. Juntou-se à um grupo de escritoras chamado LAP há mais de uma década onde produz textos relacionados aos seus interesses. Atualmente estuda Eventos e mora com marido e filha em Curitiba, trabalhando como funcionária municipal.


 Veja a entrevista que a autora nos concedeu:

ELB: Acho que vai ser difícil sintetizar em poucas perguntas toda a minha curiosidade sobre seu livro. Kassan me fascinou, eu realmente me senti dentro da história, um mundo completamente mágico e novo. Me esforcei para tentar imaginar cada cena, e me surpreendia a cada capítulo. Nos conte: de onde veio a sua inspiração para criar este mundo tão complexo e magnífico?

PV: Desde pequena tenho fascínio por outros mundos e histórias fantásticas. Devoy, na verdade, era uma fanfic de Harry Potter, com Celebriant Devoy como protagonista. Quando resolvi transformar em livro, percebi que precisaria criar um mundo para minha personagem, e que teria que criar um novo... e assim foi. xD

ELB: Celebriant Devoy é uma menina determinada e ao mesmo tempo muito confusa. Seu lado obscuro tenta subjugar seu lado bom a todo momento, e sua Intueri tenta ensiná-la constantemente o que há de ruim em seu mundo. O que te levou a criar uma personagem tão ambígua? Há algum personagem na literatura que inspirou a criação de Celebriant?

PV: Não. Na verdade, eu acho que todos nós somos bons e maus. Temos nossos momentos de maldade e lutamos contra eles de acordo com a sociedade que vivemos. Então quando criei a Celebriant (isso lááá na fanfic já) é porque eu gosto de mostrar que todos somos o que a sociedade cria em nós, mas que ao mesmo tempo temos escolhas.

ELB: De cara percebi que Saori ocuparia uma posição decisiva na história. A personagem mais enigmática da história, para mim, e também uma menina muito triste. Estou certa em minhas deduções? (Pode me responder essa pegunta, ou é segredo? Rsrsrs)

PV: (posso responder sim! hahaha) Sim. A Saori é uma criança muito especial. xD Mas não posso comentar mais ou terei problemas! hahaha

ELB: Quantos livros terá a série? (Há um número definido?). Eu achei Kassan bastante curto, e deixou uma ansiedade imensa para ler o segundo. Os próximos também seguirão esse padrão? (Livros curtos e emocionantes?)

PV: Sim, há um número definido: 4 livros. Na verdade o livro 1 seria a primeira parte do livro, em que eu colocaria o livro 2 como segunda parte. Mas quando terminei a primeira parte, percebi que as duas partes não combinavam como livro, e que dividindo ficaria bem emocionante. Já a questão de curto, posso dizer que somente o primeiro será curtinho assim, já que os livros 2 e 3 já escritos estão beeeem grandinhos! hahaha

ELB: Os nomes e palavras de seu livro me encantaram, particularmente o de Celebriant. De onde veio esse nome? E qual o significado do título do livro, Kassan?

PV: Olha, o nome da Celebriant foi uma adaptação de Celeborn do Senhor dos Anéis. Eu amo SDA, então quando fui criar um nome (em 2000 e lá vai bolinha xD) acabei criando a Celebriant.

ELB: Esse é o primeiro livro que você publica? Conta para gente um pouco sobre a sua trajetória para publicá-lo. Foi difícil?

PV: Eu fiquei, juntamente com a Lhaisa Andria (autora de Almakia), enviando o livro para várias editoras, durante um ano. Um dia estava no facebook e vi que uma editora (MODO) estava recebendo originais. Resolvemos enviar. E menos de um mês depois fomos convidadas a publicar. Foi bem rápido, comparado à alguns colegas de profissão, mas não menos penoso, pois as editoras não mandam nem um "não estamos interessados".

ELB: A pergunta que não quer calar: Pelo Amor de Deus! Quando será lançado o próximo livro??? Por favor, não nos mate de curiosidade!!!

PV: O livro 2, Intueri, já foi enviado para a editora. Depois da Bienal do RJ pretendo lançá-lo, mas ainda não temos a data definida.

ELB: Falando um pouco sobre você. Como você faz para conciliar suas obrigações de mãe e as de esposa com as de escritora? Você tem hora certa para escrever? Conta aí como você organiza sua rotina.

PV: Rotina? Isso existe? xD Na verdade eu escrevo quando dá. Tenho sempre um caderno/bloco/pedaço de papel por perto para quando uma ideia ótima surgir e eu ter que escrevê-la naquele instante. Escrevo um pouco no trabalho, um pouco em casa, um pouco na aula... não tenho horário certo por conta da minha rotina cheia, mas sempre estou escrevendo quando dá.

ELB: Cinco palavras: lugar que mais ama, comida favorita, música inesquecível e melhor dia da sua vida.

PV: Casa, Chocolate, Running - Sara Brightman e o melhor dia da minha vida foi o nascimento da Luna.

ELB: Conta para gente o que significa "LAP"? E qual o papel da LAP na sua decisão de escrever seu livro?

PV: A LAP é uma história looonga xD Era uma vez duas meninas, Lhaisa e Paula, que se encontraram na aula do 1º ano do segundo grau, se conheceram e descobriram que amavam ler e escrever. xD Eu e a Lhaisa Andria nos conhecemos há muitoooo tempo e começamos a escrever juntas. Depois de um ano, outra menina juntou-se a nós, e acabamos criando a LAP (com a inicial dos nossos nomes, pois no papel era difícil identificar quem era quem) e criamos um blog para colocar nossas fanfics e ideias malucas! xD A LAP foi e ainda é o ponto inicial de minha carreira, onde eu comecei a escrever e sentir o fascínio de me deixar levar pela escrita. Se quiserem conhecer mais sobre a LAP, é só entrar no nosso blog e conhecer nossas fanfics xD http://laproom.wordpress.com/

ELB: Para você, qual a importância da relação autor-blogueiro e qual o papel dos blogs na literatura nacional?

PV: Acho muito importante, pois os blogueiros ajudam na divulgação do seu trabalho, e incentivam outras pessoas a ler (não somente meu livro, mas simplesmente ler). Acho que todo autor que quer crescer tem que se aliar aos blogueiros, é uma boa forma para conseguir isso.

ELB: Esta é a primeira edição do nosso Mês dos Nacionais. Queremos alcançar o coração de cada leitor que está nos lendo neste momento e mostrar a importância de se apoiar cada vez mais autores como você, que estão aqui tão pertinho e nos presenteiam com histórias maravilhosas. Qual é a sua mensagem para estes leitores?

PV: Quero agradecer a quem está lendo e dizer que temos obras fantásticas no nosso país. Experimentem e acreditem: temos potencial =D

ELB: E, para finalizar: você estará presente na Bienal do Livro deste ano, aqui no Rio de Janeiro? Se sim, quando e onde podemos encontrá-la? (E comprar seu livro lindo  )


PV: Sim! Estarei todos os dias, no stand da Editora MODO. Meu livro lindo estará lá! hahah =D


Espero que tenham gostado, eu amei! 
Você pode ler a resenha de Kassan e saber mais sobre o livro clicando AQUI

Contatos da Autora:







4 comentários:

  1. Owinnn q linda!

    era uma fanfic de HP???

    muitas autoras surgiram assim de fics..

    adorei a entrevista, to lendo o livro da Lhaisa e tb amando...

    =)

    ResponderExcluir
  2. Ahh nao conheciiiaa, mto bom conhecer novos autores com livros bons! Esta na minha estante para ler! :P haha

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista legal! Fiquei encantada com o trabalho dela, irei ler algo sim :D

    ResponderExcluir
  4. As entrevistas sempre são ótimas :D
    Nos mostra como é todo o desenvolvimento do livro e um pouco do autor <3


    :)

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...