Abertura do Mês dos Nacionais!


É com grande emoção que anunciamos o início do Mês dos Nacionais do Every Little Book!

Mas no que consiste esse projeto?

Durante o período de um mês nós do blog Every Little Book só postaremos sobre livros nacionais. Teremos muitas resenhas, entrevistas, sorteios, notícias, curiosidades, e muito mais!

Estamos muito felizes em dizer que antes mesmo de acontecer, o Mês dos Nacionais já é um sucesso. Haverá muito mais resenhas do que prevíamos, e por isso vamos estender o período para um pouco mais de um mês.

O que nos motivou a criar este projeto?

Descobrimos que aqui, bem pertinho de nós, há autores maravilhosos e histórias fantásticas, mas que infelizmente não têm o reconhecimento à altura. A mídia é dominada pelas grandes editoras, que compram (em sua maioria) direitos autorais de livros estrangeiros para publicar aqui. Um livro internacional é vendido por um preço menor do que um livro brasileiro. As pessoas compram mais livros estrangeiros. Quando entramos numa livraria e olhamos para os livros expostos, o que vemos? Livros de autores de outros países, em sua maioria. E menos de 20% são nacionais. Como pode? Vivemos no Brasil e quando vamos comprar um livro vemos de tudo: livros americanos, ingleses, franceses, espanhóis, americanos e etc, mas poucos brasileiros. A nossa lista de mais vendidos é composta quase toda de livros importados. Isto está certo?

É simples. Já ouviram falar do mundo da moda? Quando uma celebridade posta uma foto usando uma determinada roupa e, mesmo que seja ridícula, todo mundo estará usando no dia seguinte? É exatamente isto que acontece no mundo literário. Nós somos completamente manipulados pela mídia. Nós vestimos o que está na moda. Nós lemos o que está na moda. O livro que está na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos fatalmente estará aqui também. Tsc tsc tsc.

E é revoltante, sabe. Recentemente descobrimos livros tão maravilhosos aqui, alguns dos quais eu virei fã de carteirinha e estou esperando ansiosamente pela continuação. Estou tão feliz que vou conhecer muitas destas autoras pessoalmente, nem acredito. É esta sensação que queremos mostrar a vocês. Ler um livro maravilhoso e estar tão perto de seu autor. PORQUE AS PESSOAS NÃO VEEM ISSO?

É Brasil. Está na hora de mostrar a tua cara. Há tantas joias aqui prontas para brilhar para o mundo. Prontas para brilhar para nós. Porque não conseguimos enxergar? Porque o brasileiro valoriza tanto o que vem de fora e desvaloriza tanto o que é produzido aqui? Nós deveríamos ter ORGULHO destes gênios brasileiros que não deixam em nada a desejar comparados a esses autores das modinhas, pelo contrário! Muitas vezes são infinitamente melhores.

ACORDA POVO! Vocês não sabem mesmo o que estão perdendo, e durante um mês inteiro mostraremos um pouco de todas estas obras que nos conquistaram.

Serão 21 resenhas, 20 entrevistas, sorteio de mais de 08 livros, além de muita aventura e emoção! Cada autor participante é muito especial para nós e vocês verão por que.

Participem! Compartilhem! Curtam! Comentem! Vamos lá Brasil! Vamos mostrar que não somos assim tão manipulados e provar que nossos autores são tão bons ou melhores do que estes na lista dos best sellers! Convidamos vocês blogueiros literários a espalhar a ideia por aí, para que o Mês dos Nacionais aconteça não só aqui, mas em muitos outros blogs! 


Declaramos aberto o Mês dos Nacionais! 
Vem com a gente nesta aventura!
#MêsdosNacionais

30 comentários:

  1. Super apoiado!!!

    Pela valorização dos autores nacionais!

    #MêsdosNacionais

    ResponderExcluir
  2. Apoio demais! Nunca recuso um livro nacional ou deixo de comprar por ser de um de nossos autores. Pelo contrário, procura procurar tudo o que há de novo na literatura nacional. Temos autores maravilhosos, que deveriam ser bem mais divulgados!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aeee finalmente!
    Estava ansiosa pelo começo!

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente ADOREI a idéia! Temos livros incríveis aqui e que realmente nosso querido Brasil não dá o devido valor.

    Autores maravilhosos como: Carinna Ricci, Roxane Norris, Marina Carvalho, Marcim Rubim, Adrianna Vargas, Ligia Miraglia.....gente é muito autor e autoras lindas, maravilhas, incriveis e que merecem nossa atenção.

    Bom....eu já faço a minha parte, acompanho todos os lançamentos e vou adquirindo-os na medida que meu dindin permite kkkkkkk

    ELB voces estão de parabens!!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso ai, vamos valorizar nosso autores! Tem cada livro muito bom! Muitos bem melhores que vários estrangeiros ;D
    Mtoo boom

    ResponderExcluir
  6. Vi a divulgação desse tal mês há tempos aqui no blog, lá no face e etc. É incrível que finalmente alguém esteja fazendo algo por autores tão perfeitos e queridos, brasileiros, com histórias tão cativantes! Grande beijo, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. adorei a ideia de vcs. É diferente e não vi essa ideia em nenhum outro blog. antigamente eu não lia nenhum livro nacional, mas acho que tinha a ver com divulgação ou eu não estava frequentando os lugares certos... mas tive a sorte de ganhar minha primeira promoção e fui presenteada com livros nacionais do qual eu amei cada um e tenho guardado com o maior carinho. Me surpreendi e pensei por que nunca tinha pensado em ler um nacional antes, e tenho que dizer que minha prateleira tem mais nacionais do que qualquer outro e virei super fã de alguns autores que li e outros que quero ler.

    ResponderExcluir
  8. Amei a iniciativa de vocês meninas :) é muito bom mesmo valorizar e ajudar a divulgar livros de autores brasileiros!

    Só me sinto triste por morar tão longe do RJ e não ter ido no evento :\ maas ok, acompanhei as fotos no face \o todas liiindonas!

    bjos e sucesso!! *.*

    ResponderExcluir
  9. Tal tipo de projeto é extremamente importante para que pessoas que não gostam de livros nacionais (com era meu pequeno problema) possa conhecer bons autores e tirar da cabeça que livro nacional não presta. Claro que existem autores que realmente não tem o dom da escrita, mas com dinheiro você é capaz de publicar qualquer coisa, porém também tem aqueles autores que te levam para um novo mundo, te fazem esquecer de qualquer problema... Esses valem muito a pena você gastar seu money. Espero que este projeto nos apresentem bons autores.

    ResponderExcluir
  10. Cara sinceramente,eu acho que não leio muito livros nacionais!
    Acho uma iniciativa válida e super interessante:)

    Sem contar que quero muito ler Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr,que está em minha lista de leitura!

    :*

    ResponderExcluir
  11. Acho muito legal divulgar as novas obras brasileiras!!! Muitas pessoas, ao pensar em literatura nacional já imagina automaticamente aqueles clássicos do Machado de Assis, Eça de Queirós, e por não ser livros tãaaaao legais, desanimam e optam por não ler nenhum livro escrito por autores nacionais. Mas ao ler alguns livros que foram lançados recentemente, eu me surpreendi bastante com o quão bom eles são. Percebo que tanto os livros quanto os filmes nacionais, está havendo incríveis melhoras, cada dia melhor que o outro! E eu apoio totalmente o trabalho de vocês, autores brasileiros, eu sou uma leitora que adora ler qualquer tipo de livro, e por experiência, livros brasileiros são bons sim!!!

    Não parem! :D

    ResponderExcluir
  12. Acho de total apoio dos blogs divulgar os autores nacionais, afinal devemos ajudar o próximo não? Sem contar que a literatura nacional é a revelação do momento. Ótimos escritores estão surgindo e novos estão criando coragem de mostrar as caras. E isso é bom, eu como futuro escritor acho essencial a divulgação do trabalho deles. Até porque algumas editoras não agem com intuito de divulgar e acabam deixando tudo o peso sobre os autores.

    Grande iniciativa do seu blog. Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, e continuem inspirados!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bem. Espero que cada vez mais surjam mais autores brasileiros e que sejam muito bem sucedidos em suas obras. Parabéns aos nossos autores nacionais. Eles merecem.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a todos, e toda a sorte do mundo para vocês, continuem sempre assim, vocês merecem *--*

    ResponderExcluir
  16. Que continuem com este sucesso e que façam mais obras maravilhosas para o nosso deleite. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Ótima ideia ^-^ Amei mesmo. E concordo contigo. Existe joias em nosso país que têm muita capacidade para brilhar, mas que o seu próprio povo encobre. É literalmente preconceito, porque muitos que dizem não gostar de literatura nacional nem mesmo a leem, nem a conhecem! Torço para que esse projeto abra os olhos de muitas pessoas.
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Apoio a iniciativa a favor dos nossos autores, afinal temos que valorizar o que é nosso, produto nacional .

    ResponderExcluir
  19. Eu apoio a iniciativa, temos que valorizar nosso autores.
    E falando de autores nacionais, quero mandar meu recado especialmente para a Li Mendi, uma fofa que me conquista mais a cada dia... além de um talento incrível, ela é muito carinhosa e permite que os fãs participem cada vez mais das suas criações, essa atitude realmente tem conquistado meu coração!!!

    ResponderExcluir
  20. Além disso, precisamos valoriza mais o que é nosso! Apoiado!

    ResponderExcluir
  21. Só quero agradecer por nos fazerem sonhar, amar e odiar ao mesmo tempo... são tantas emoções, estaremos sempre ao lado de vcs, nunca desistam!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela iniciativa de criar este projeto.
    Eu já li muitos nacionais, com histórias simples, que abordam assuntos do nosso cotidiano, que dão de 10 a 0, em muitos livros de fantasia ou distopias importados, que são os que mais fazem sucesso por aqui.
    As pessoas não sabem o que perdem ao rejeitar um livro, por ele ser escrito por um autor brasileiro.

    ResponderExcluir
  23. ELB parabéns pela iniciativa!!! E estou sem palavras para descrever o que é ler nossos nacionais.... Estão todos maravilhosamente bem escritos, tenho orgulho de responder que leio nacional e principalmente de indicar. Obrigada pelos maravilhosos momentos que tenho quando estou com seus livros em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns para todos os autores os autores nacionais e para vocês também. Eu sou super fã dos autores nacionais, gosto muuuuito e já li vários.

    ResponderExcluir
  25. Literatura nacional não é só livros antigos, com uma linguagem "chata" e palavras difíceis (apesar de eu ter um caso com livros de páginas amareladas e de séculos atrás)...
    Há muitos escritores maravilhosos por aí criando obras magníficas e muitas vezes nem ouvimos falar sobre eles porque vivemos em uma era em que o que importa é o livro ser Best Seller do The Ney York Times.
    Maravilhosa a ideia de fazer um mês só para literatura nacional. Quem sabe assim mudamos um pouco a opinião "fechada" de muitos brasileiros, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  26. Alessandra Faustino4 de agosto de 2013 22:27

    Eu adorei a iniciativa do blog, confesso que não lia muito livros nacionais por um pouco de desconfiança ,mais depois que li o primeiro não parei mais!Eu acho que é a falta de divulgação dos meios de comunicação é o que causa a desvalorização da literatura nacional.
    A ideia do blog divulga os autores e os livros nacionais,fazendo com que as pessoas abram os olhos e percam essa desconfiança.

    ResponderExcluir
  27. Estou adorando essa fase do blog de divulgação dos nacionais e tenho de confessar que muita coisa que vi me surpreendeu e agora sempre que vou a livrarias fico mais ligada em autores nacionais...

    ResponderExcluir
  28. Muito bom saber que nossos autores estão fazendo sucesso. Eles merecem. Parabéns a todos e continuem nos maravilhando com suas obras.

    ResponderExcluir
  29. Amo livros nacionais e estou muito feliz pelo sucesso que eles estão. É bom ver as pessoas dando valor ao que temos em nossa país. Parabéns a todos os autores nacionais, que eles continuem fazendo o sucesso que estão.

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...