27 maio 2013

Vem Aí...



Olá queridos!

Hoje venho contar uma grande novidade para vocês. Estamos vivendo o momento mais importante do nosso blog, desde que o criamos, e já vou adiantando para todos as novidades que vêm por aí.

Tudo começou no ano passado, quando conhecemos uma linda autora chamada Roxane Norris, na Bienal de São Paulo. Por mero acaso (e pagando o maior mico), conhecemos essa pessoa que daria início a muitas coisas em nossas vidas e mudaria tudo o que pensávamos sobre livros. 

Infelizmente no país em que vivemos crescemos com o conceito de que o que é produzido aqui é pior do que vêm de fora. Vimos a grande maioria dos produtos importados como superiores. Ah como estamos errados, mas MUITO errados. No universo literário não é diferente. As maiores e melhores editoras do Brasil têm como suas principais publicações obras estrangeiras, traduzidas para o português. Os livros mais vendidos são estrangeiros. Um livro traduzido para o português, que uma editora compra os direitos autorais de publicação e que vem de outro país, é vendido aqui no Brasil por um preço inferior do que um livro produzido aqui, escrito e publicado por um brasileiro (onde não há necessidade de pagar tradutores nem direitos autorais). O que isso mostra para você? Bem, para mim mostra que livro estrangeiro vende muito mais. 

Para nós do Every Little Book, dói muito ver tudo isso. Principalmente depois de conhecer a Roxy. 

Nós três lemos Immortales e foi amor à primeira vista. Quem leu as nossas resenhas viu o quanto ficamos apaixonadas. Um livro MUITO bom, que com certeza entrou para nossa lista de favoritos (e olha que lemos muitos livros, mas muitos mesmo). Depois disso, paramos para pensar: nossa, como uma escritora dessa estava aqui tão pertinho, com um livro maravilhoso como esse e nós não sabíamos. Como as pessoas não sabem disso???

Eu trocaria dezenas de livros que li ano passado pelo livro da Roxy. Infelizmente o poder da mídia influencia MUITO nas nossas escolhas. O universo literário não está tão diferente do mundo da moda. Nós usamos as roupas que estão na moda. Nós lemos os livros que estão na moda. Bons ou ruins, a propaganda é tão forte que não resistimos, mesmo inconscientemente. É meus amigos, isso é o poder do dinheiro. Grandes editoras têm dinheiro para investir em muita propaganda e tornar seus livros best-sellers. Nem precisa ser bom. Elas têm tanto dinheiro que compram a nossa opinião, determinam o quê vamos ler e quando.

Eu mesma li TANTOS livros completamente dispensáveis por completa insistência da mídia. Como voltaria atrás se pudesse. 

Isso tudo é muito revoltante, e resolvemos nos dedicar para ajudar a mudar isso.

É com muita emoção que anuncio que no dia 17 do mês de Junho de 2013 terá início a primeira edição do Mês dos Nacionais, no blog Every Little Book. Será um mês inteiro só de resenhas de livros nacionais, com muitas promoções, sorteio de brindes, entrevistas e muito mais!

Mas não tenham uma ideia errada. Não estamos querendo meramente ajudar autores brasileiros. Queremos gritar para o mundo que existem livros fantásticos que as pessoas nunca ouviram falar. Queremos desafiar todos vocês a conhecer melhor nossos tesouros. Vocês não têm a menor ideia do que estão perdendo. O mundo não sabe o que está perdendo. Há histórias apaixonantes bem aqui, mais perto do que vocês imaginam, e seus autores estão ao alcance das nossas mãos. Vocês não sabem a sensação de estar tão pertinho assim de seus ídolos, poder conversar todos os dias, compartilhar de suas vidas, ver como a arte é criada. É tudo tão mágico.
Sinceramente, tenho pena de quem nunca teve essa sensação e queremos levá-la a muitos corações.

Convidamos vocês, nossas leitoras, amigas, parceiras, colaboradoras, resenhistas e seguidoras a vir com a gente nessa aventura! Participem! Divulguem, espalhem a notícia! Indiquem-nos seus livros brasileiros favoritos, ou até nos mandem suas resenhas para publicarmos no ELB durante o Mês!

No final, daremos alguns brindes para agradecer a todos que se juntaram a nós e abraçaram a nossa causa.

Aguardem! Vem aí o Mês dos Nacionais! Em junho galera!

Venham se emocionar, rir e viajar conosco! Venham ver um pouquinho das obras que nos conquistaram e que queremos dividir com vocês, para que vocês também se apaixonem.

Foram tantos meses de preparação, nem acreditamos que falta tão pouco! Tá chegando! Tá chegando!

NÃO PERCAM!!!

Compartilhe!

11 comentários :

  1. Muito bacana a iniciativa de vocês. Vou aguardar as novidades para conferir as resenhas e promoções!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  2. Essa causa eu apoio! Há muitos autores brasileiros ótimos no mercado, realmente, e torcemos o nariz para tais, muitas vezes por falta de conhecimento, que é o meu caso, por exemplo. Li apenas alguns livros de autores nacionais, porém com as últimas resenhas daqui do blog, já acrescentei mais em minha lista. Bem, sem comentários. Acho ótimo a iniciativa, vai motivar muita gente assim como me motivou! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei a iniciativa de vocês, pois assim como vocês aprendi a amar a literatura brasileira de uma forma enlouquecedora... só esse ano comprei mais de 12 livros e todos nacionais... isso é muito importante para os nossos autores, pois suas histórias são tão boas e até melhores do que algumas literaturas estrangeiras que temos por ai... não desmerecendo a literatura estrangeira é claro, porque as amo também, mas com isso aprendi a valorizar mais o que é nosso de nossa terra que é tão vasta de conhecimento e cultura... e a cada dia que passa vou me encantando cada vez mais... Xerinho!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa por Junho!
    Amo ler, os livros fazem parte de quem eu sou.
    Em 2012 descobri realmente a literatura brasileira, conheci grandes autores, me apaixonei por grandes obras e apoio 100% essa grande iniciativa.
    Tenho vários livros nacionais e que venham mais!
    :D

    ResponderExcluir
  5. aaii gente que bom..pq tem tantos livros nacionais tão bons..eu Adoro Lilac da Deise Muller, perdida e procura-se um marido da Cristina ricci e muitos outros....hahahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente a autora é Carina Rissi*..escrevi errado..desculpe..rsss

      Excluir
  6. adorei a iniciativa.
    mes passado li uns 6 livros nacionais e adoreeii.
    eu confesso que olhava torto pra eles.
    mas quando comecei, não quis mais parar!
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Li a resenha de Immortales aqui no blog, comprei o livro e amei.Adoro autores nacionais, já li Lycia Barros, Carina Rissi, Marina Carvalho, Keila Gon, Maurício Gomide,Christine M. e alguns mais. E muitos desses livros destes autores nacionais estão entre os meus favoritos.Aprovadíssima a iniciativa de voces.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo sabe que eu super apoio os autores nacionais, por isto estarei aqui espionando vocês \O/ parabéns por esse iniciativa incrível meninas.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa meninas! Vou acompanhar o mês dos nacionais \o/

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei