[Entrevista] Simone Elkeles


Mais uma entrevista, agora da Nossa linda Simone Elkeles...



Simone Elkeles é um New York Times e EUA Today autor best-seller de romances para adolescentes. Simone está especialmente orgulhosa do fato de que a Associação de Professores de Inglês de Illinois  nomeou-a de Autora do Ano. Simone nasceu e cresceu nos subúrbios de Chicago, onde vive ainda hoje. Simone foi para a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e recebeu seu bacharelado em Ciências lá em Psicologia em 1992. Ela continuou sua educação na Loyola University-Chicago, onde  recebeu seu mestrado em Ciências em Relações Industriais, enquanto trabalhava para uma empresa de fabricação de criação de programas de diversidade para os seus empregados. 

Ela adora animais (ela tem dois cães - um labradoodle e um pastor alemão), filhos (ela também tem dois desses) e sua família. No seu tempo livre ela é a mãe do hóquei para seus filhos na equipe de hóquei e é uma líder escoteira ativa especialmente treinada em educação ao ar livre. Ela também passa o tempo tutoriando outros adolescentes e autores adultos. (Ela também adora sushi, que você provavelmente pode dizer, lendo seus livros.) Simone escreve sobre adolescentes porque era uma adolescente na década de 80 (quando o cabelo espetado e sombra azul foram "rad") e ela adora escrever sobre aqueles emocionantes relacionamentos e romances adolescentes. 









Aqui estão as respostas! Desculpe por demorar tanto e MUITO obrigada por ser tão paciente!

1) Você pode começar falando um pouco sobre como é o seu dia-dia, que horas você prefere para escrever, sua rotina diária, essas coisas?

Eu gostaria de ter uma rotina diária! Basicamente, eu escrevo sempre que posso em torno de agenda lotada da minha família! Às vezes eu acordo às 3:00 para que eu possa ter um pequeno tempo para escrever antes que todo mundo se levante. Outras vezes, eu estou acordada bem depois que o resto da família está dormindo. Basicamente, eu estou cansada.

2) Como surgiu a idéia para o seu primeiro livro?

O primeiro livro que escrevi foi um romance  nativo americano que eu nunca vendi, mas o segundo livro que eu escrevi foi Perfect Chemistry(Química Perfeita). Fairfield (o cenário para Perfect Chemistry) é baseado em uma escola ao lado de onde eu cresci. Há uma grande comunidade latina em um lado das faixas (sim, há, literalmente, trilhos de trem que separa os dois lados) e uma comunidade rica com pessoas que vivem em mansões no Lago Michigan do outro lado. 

3) Você é autor de vários romances adolescentes, você tem um favorito? Qual? E, claro, por quê?

É tão difícil escolher um favorito, porque cada um dos meus livros são como meus filhos. Se você me obrigar a escolher, eu vou admitir que Perfect Chemistry terá sempre um lugar especial no meu coração. Eu sempre soube que era um livro especial. É tão estranho que a família Fuentes parece pessoas reais para mim.


Sobre Perfect Chemistry:

4) O que te fez querer escrever sobre gangs e criar os irmãos Fuentes?

Quando eu ouvi que as gangues suburbanas estavam em ascensão, eu queria explorar como que seria ara alguém de um lado da cidade se apaixonar por alguém do outro lado. Adoro explorar histórias de amor que têm culturas em choque. Depois que eu comecei a pesquisar gangues suburbanas (que são muito diferentes do que as gangues da cidade), isso me abriu os olhos. Eu não sabia quanta honra e lealdade para com a família e a comunidade estão ligados as gangues, principalmente na cultura latina. Algumas das crianças em gangues que entrevistei tem visto mais violência, morte, tráfico de drogas e crime do que alguém deve ver em sua vida. Eles vivem sem saber se vão sobreviver a outro dia, e alguns nem sequer se importam. Eu conheci realmente bons garotos que estão presos em situações ruins. Eles querem sair e viver uma vida limpa das gangues, mas não sabem como ou não acham que há outra maneira de viver. Meu coração vai para aquelas crianças. Essa parte me faz querer escrever sobre meninos como Alex, Carlos e Luis Fuentes.

5) Você já passou por isso? Ou teve qualquer contato com gangues?

Química perfeita não é baseada em experiências de minha vida pessoal, mas eu fiz um monte de investigação. Eu tenho um amigo que é um detetive no Departamento de Polícia de Chicago da Divisão de Gang Homicídios/Crimes Sexuais e ele me deixou ir em um "passeio" junto com ele. Quando eu apareci no departamento de polícia, eu tinha que ser equipada com um colete à prova de balas. Eu entrevistei membros de gangues (alguns que são meus fãs), assim como os detetives de gangues que atuam nas mais difíceis e mortais partes de Chicago. Quando eu vi as vidas que essas crianças estão vivendo, eu estava mais motivada do que nunca em escrever uma história que poderia inspirar alguém para sair desse estilo de vida.


Sobre How to Ruin

6) Por que você já pensou sobre este tema para os livros de Amy, essa coisa de ser judeu e todo o contexto sobre os judeus e Israel?

A série How to Ruin é baseada em minhas próprias experiências como uma adolescente americana indo para Israel para o verão e interagindo com os israelenses. As coisas exatas que acontecem Amy são ficção, eu admito, mas algumas coisas realmente me aconteceram. É ótimo escrever novelas tão divertidas e hilariantes, como a série How to Ruin. Eu ria enquanto estava escrevendo. Todos os lugares que Amy foi em Israel eu estive. Eu mesmo passei por boot camp no IDF, o exército israelense.

7) Eu sou realmente apaixonada Avi, da série How to Ruin, como eu queria que ele realmente existisse! Você foi inspirada por alguém em particular para criar este personagem?

Conheci meu marido em Israel quando eu tinha 17 anos e nós reencontramos e casamos seis anos mais tarde. Embora ele goste de pensar que Avi foi inspirada nele, isso seria uma mentira. Avi é uma combinação de um grande número de israelenses que eu conheci ao longo dos anos. Os israelenses são difíceis e leais, e não são emocionais. Avi não é uma pessoa em particular, mas não diga o meu marido ... eu o deixo pensar que ele é o Avi! Haha!


Perguntas Aleatórias.

8) Com a série química perfeita publicada aqui no Brasil, o que você acha sobre a aceitação dos fãs brasileiros? Será que atenderam às suas expectativas?

Meus fãs brasileiros são incríveis! Sou muito grata a todos vocês por passar parte de suas preciosas vidas lendo meus livros! Obrigado!

9) Será que qualquer outra série sua irá vir para o Brasil também?

Espero que sim, mas isso é para o meu editor brasileiro!

10) Você considera a possibilidade de mudar a sua editora brasileira, porque a atual leva muito tempo para publicar os livros?
R: ?

11) Você tem muitos romances adolescentes, o que você acha sobre a escrita de ficção? Ou romance adulto?
Eu tentei escrever ficção adulta, mas a minha "voz" é definitivamente voltado para a ficção adulta jovem. Isso apenas funciona para mim, onde a ficção adulta não. Romances são meus livros favoritos para ler, então eu acho que romance adolescente é onde eu vou ficar!

E para terminar:

12) Eu sei que ainda é super-secreto, mas o que você pode compartilhar com a gente sobre seus próximos projetos?

O primeiro livro da minha nova série será lançado nos Estados Unidos em outubro. Trata-se de um bad boy que é expulso do colégio e forçado a viver com a família de sua madrasta e uma garota jogadora de futebol que é eleita capitã de sua equipe e tem que descobrir uma maneira para que eles tenham uma temporada vitoriosa, embora o seu jogador principal (o namorado dela) desiste.

13) Para finalizar, que mensagem você mandaria para seus fãs brasileiros que, como eu, são apaixonados por seus livros?

Muito obrigado por me apoiar! Eu absolutamente adoro os meus fãs e sei que eu seria nada sem todos vocês! Eu nunca fui ao Brasil, gostaria de visitar um dia. Time de futebol favorito do meu marido é o Brasil!




  Série:  Perfect Chemistry

01 - Perfect Chemistry
02 - Rules of Attraction 
03 - Chain Reaction 

Série: Leaving Paradise

01 -Leaving Paradise
02 - Return to Paradise

Série: How to Ruin 



Série:  Fullriders

 01 - Wild Cards 
02 - Não divulgado







6 comentários:

  1. Ai que fofura, adorei a entrevista. Ótimas perguntas. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Aaaai eu adoro essa autora!
    E ela é uma fofa xD

    ResponderExcluir
  3. Ela não me respondeu sobre a Editora.. huhuhu

    =)

    Ela é linda e uma fofa mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  4. amo a simone S2! ótima entrevista, o que mata é essa porcaria da editora que fechou com ela no brasil.... pior é a perseguição deles a quem faz o favor de fazer o trabalho que a própria editora devia fazer, porém nao faz! no ritmo que vai eles vão demorar uns 10 anos para lançarem a série de perfect chemistry toda, seria perfeito se ela realmente trocasse de editora, é meio difícil, mas sonhar nao custa nada!

    ResponderExcluir
  5. iuahiauhauihauihauiaha gostei do '?' no espacinho da editora.

    nossa. ela deveria mudar.
    É PÉSSIMA!
    e os livros dela são tão bons.

    ResponderExcluir
  6. Eu me arrepiei todinha enquanto li essa entrevista. OMG Lud você tem tanta sorte de ter falado com ela *O*

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...