[Resenha] A Hospedeira

Livro: A Hospedeira
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca

"Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."


Desafio ao leitor: conte quantas vezes a palavra amor e suas variações aparecem nessa resenha ;)

Confesso que tenho até medo de escrever sobre esse livro porque eu o amo tanto, acho a história tão diferente, tão perfeita, tão cheia de amor, que se eu escrever algo errado ou esquecer de alguma coisa, vou ficar me culpando.

A primeira (sim, eu já o li mais de uma vez, aliás, incontáveis vezes) vez que eu peguei esse livro para ler, eu estava cheia de suspeita. Eu li sim toda a saga Crepúsculo e não gostei. Apesar disso, é inegável que a Stephanie Meyer sabe escrever, sabe envolver. E aí eu estava no submarino.com um dia, A Hospedeira estava em promoção e eu pensei: se for ruim, pelo menos foi barato. E me apaixonei.

Claro que a história de alienígenas invadindo o planeta Terra e dominando consciências e corpos de humanos precisa ser muito bem contada, senão torna-se ridícula. Fazer com que um alienígena se apaixone por um humano através de lembranças, enquanto compartilha a consciência com sua hospedeira, poderia ser impossível, mas foi perfeito. Apesar de ter tanto sobre vida fora (e dentro) da Terra, A Hospedeira, para mim, não é nada mais do que uma história de amor. Chamem-me de piegas, vão em frente, mas quando pego esse livro, sinto o amor escorrendo de suas páginas, entrando na minha mente e correndo no meu sangue. Viu, eu disse que podia chamar!

O livro gira em torno da busca da Mel e da Peg pelo esconderijo da resistência humana e dos homens que amam, e uma vez lá, podemos acompanhar a Peg enfrentando dificuldades para ser aceita por, é claro, ser uma invasora. E nos apaixonamos por ela! Pela sua força de vontade, pela sua resistência à ceder às emoções humanas que são ruins, pela maneira como ela aprender a amar incondicionalmente aqueles ao seu redor. E sim, amo a Mel também: sua garra e luta para não desaparecer e para chegar até o Jamie e o Jared, a coragem que ela dá à Peg, a abertura que ela permite que a Peg entre em sua cabeça e como elas dizem, sejam irmãs! 

O desenrolar do livro para mim foi perfeito, encaixando personagens fortes e repletos de falhas. Um livro onde podemos enxergar o que temos de pior e melhor, e podemos ver o amor de forma incondicional, seja ele o romântico, o fraterno, o amor de amigo.




15 comentários:

  1. Nossa, realmente é muito difícil escrever sobre um livro que amamos muito. Tenho os mesmos receios que você. Mas sua resenha ficou ótima. Também amo A Hospedeira. Sei de muita gente que nunca conseguiu terminar de lê-lo porque achou o início cansativo e chato, não entendo como, mas, cada um com seu cada qual né?! Achei o livro simplesmente perfeito e quase surtei quando soube que terá continuação. Apesar de não ter certeza se há necessidade de uma continuação porque achei o final lindo demais do jeito que está.
    Agora quero muito ver o filme, tenho visto o pessoal comentar que está fiel ao livro, o que me deixa ainda mais curiosa e temerosa.. hehe
    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, obrigada! Não sei como conseguem achar o começo do livro chato, acho tudo nele tão perfeito, tão bem explicado sem soar monótono <3
      Ainda não vi o filme também, estou super curiosa, mas já estou preparada para a decepção haha

      beijo!

      Excluir
  2. Simplismente perfeita sua resenha, vc contou de uma forma resumida aquilo que as fãs de A Hospedeira sentem quando leem esse maravilhoso livro. Realmente é uma obra prima, envolvente e cheio de sentimento. É tão forte que acabamos nos envolvendo tanto, que sofremos e celebramos com os personagens a cada desafio que eles passam.
    Bjinhos, Jheny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jheny! Concordo, é um livro muito forte, provoca muitas emoções né? Sempre choro, rs

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu já li este livro ele é extremamente incrivel. Nunca tinha lido algo nesta linhagem, mas assim que descobri que a Stephenie Meyer tinha outro livro (a alguns anos atrás), prontamente comprei e principalmente depois que vi o preço kkkk. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas espero que ele esteja tão bom quanto o livro é.
    Esqueci de dizer que gostei muito da sua resenha, ela foi realmente fiel ao livro dá as pessoas que ainda não o viram uma visão boa e sem tirar a curiosidade de tê-lo e vê o desenrolar do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Foi a resenha mais difícil de fazer pois qualquer coisinha que eu escrevesse, poderia dar uma pista da história para quem ainda não leu...

      Excluir
  4. Depois de ver os trailer do filme fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Com certeza irei ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Amo, amo, amo. Fiquei pasma com a evolução da Steph.

    ResponderExcluir
  6. Que resenha incrível, tão incrível quanto o próprio livro!

    ResponderExcluir
  7. Estou com muita vontade de ler esse livro, já percebi que como a Saga Twilight a Hospedeira tem um magnetismo muito forte com os leitores, devo confessar que ainda não li por preguiça de ir na livraria comprar rsrsr, mas estou me corroendo por dentro para poder me aventurar nessas paginas... a sua resenha me fez querer ler ainda mais esse livro. Acho a Stephanie uma excelente escritora, a forma como ela escreve nos prende, nunca sendo cansativa, e você sempre fica naquela, "vou parar de ler no próximo capitulo" mas nunca para... pelo menos foi assim comigo quando eli li e reli umas trocentas vezes a Saga Twilight... pelo que vejo foi assim com você também com a hospedeira...

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e adorei! Acho melhor que Crepúsculo. Mas o filme foi uma bosta! A autora está de parabéns, conseguiu criar um ótimo romance sobrenatural.

    ResponderExcluir
  9. Eu também me apaixonei por esse livro!!
    No início achei dificil compreender algumas coisas,mas realmente me surpreendi!!A história é maravilhosa,os personagens são marcantes!!
    Peg é incrível,acho que ela demais e o Ian,é maravilhosamente lindo e fofo..
    Assisti o filme e não gostei muito,mas não é todo o péssimo!!Adorei sua resenha..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha e concordo que o livro fala antes de mais nada sobre amor! Mais uma vez terei que elogiar Stephenie Meyer a respeito do modo como ela descreve laços afetivos e acredito que isso é o que existe de mais interessante em qualquer historia que ela descreva. A forma como seus personagens amam,odeiam,sofrem e lutam pelo que querem faz com que o leitor sinta cada um daqueles sentimentos do personagem.

    ResponderExcluir
  11. O "problema" desse livro, é que ele começa meio confuso e depois acaba ficando monótono , até diria chato nas primeiras 100 páginas, quando chega na parte pós surra na comunidade o livro deslancha e é uma história incrível. Eu adoro Crepúsculo mas essa história é melhor escrita, personagens mais elaborados, não é teen, a Stephanie cresceu como escritora.

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...