17 janeiro 2013

[Review] O Livro de Jade



Livro 01 : O Livro de Jade (El Libro de Jade)
Série : Saga Vanir
Autor: Lena Valenti
Editora:   Publicado em 2012  pela Omicron 
555 páginas 
Linguagem original : Espanhol


Do amor ao ódio não há mais que uma dentada...Caleb, é um homem atormentado. Um Vanirio, um ser imortal criado pelos Deuses Escandinavos para proteger aos humanos daqueles que não souberam resistir ao sangue e ao poder. Agora, chegou a Barcelona para dar com a estranha organização que está seqüestrando e assassinando a todos aqueles que são como ele.Procura vingança e não duvidará em levar-se ao Eileen Ernepo, a filha do cientista louco que está experimentando com os corpos de seus amigos. Ela será a resposta a toda aquela rede de sangue e injustificada violência para os seus.Eileen terá que pagar. Entretanto, nunca imaginou que a jovem se converteria em sua perdição. Eileen, vivia sua vida dentro de uma aprazível normalidade. Trabalhava na empresa “familiar” como Relações Públicas, tinha um bom salário e queria com loucura a seu Huskie e a seus dois únicos amigos quemantinha da infância.Além disso, acabava-se de licenciar como pedagoga e lhe tinham devotado um excelente trabalho em Londres em um projeto de educação. Aquela era a oportunidade perfeita para fugir das garras de seu pai Mikhail, um homem que não a queria e que a culpava pela morte de sua mãe, Elena. Fugiria dele, porfim. O que não podia imaginar-se era que aquela mesma noite, um homem iracundo e terrivelmente atrativo, seqüestraria-a e a introduziria à força em um mundo cheio de mitologia, magia, clãs, sangue e presas.


Como atiçar a vontade de uma leitora em continuar lendo um livro, prometendo-se “só mais um capítulo, daqui a pouco vou dormir, ou sair, etc...” e todas essas promessas que fazemos quando encontramos uma boa leitura difícil de largar? Fácil, comece a ler a saga Vanir, da escritora Lena Valenti!
Confesso que sou uma viciada na série, a ponto de contar os dias para o lançamento do próximo livro, e quando termino de ler, entendo o verdadeiro sentido da expressão ressaca literária.
A série conta a história de duas raças criadas pelos deuses Aesir e os Vanir: os berserkers (são meio lobos e ferozes na luta) e o vanirios (tem poderes, mas não podem se expor ao sol),  para cuidar dos humanos e afastá-los de Loki, em uma guerra para evitar o fim dos tempos. É a clássica luta do bem contra o mal, com uma história recheada de paixões fortes e muito, muito romance!
A saga começa com o Livro de Jade: conta a história de Caleb McKenna, um vanirio que busca vingança pela morte de seu amigo por uma organização que persegue, faz experimentos e mata vanirios. Nossa heroína é Eileen Ernepo, uma jovem que trabalha na empresa do seu suposto pai, sem, no entanto, ser ciente da realidade que a cerca.
Caleb a confunde com uma das pessoas que persegue seu povo e a sequestra para obter vingança. Confesso, não é o típico encontro apaixonado, que costumamos ler e imaginar em histórias de romance, pois nosso protagonista não mede esforços em feri-la, maltratá-la, xingá-la... até violentá-la.
Parafraseando, diremos que o feitiço virou contra o feiticeiro: o povo Vanir tem a necessidade de encontrar seus companheiros eternos, só assim a sede de sangue não os domina e os transformam em nosferatus, vampiros que lutam no lado do mal. Reconhecem suas companheiras pelo cheiro (geralmente o aroma que mais gostam), e precisam da vinculação do sangue, não somente para alimento, pois são almas que se completam.
Então, quando Caleb morde Eileen, a reconhece como sua companheira, mas isso acontece em um momento terrível: quando a está forçando a praticar sexo com ele.
Certo, alguns podem dizer: e foi nisso que você se viciou???
Bem, Eileen sente algo que a atrai para Caleb, e no momento em que os dois estão juntos, mesmo sendo uma violência contra ela, algo a faz gostar de estar com ele, mesmo odiando tudo o que esse ato simbolizava. Meio confuso? Vou explicar melhor:
Há um segredo na vida de Eileen: na verdade, “Aileen”, foi sequestrada quando criança e é filha de Thor, o amigo pelo qual Caleb procura vingança, com uma berserker, Jade, algo que até então, consideravam impossível, por serem raças inimigas e consideradas incompatíveis. O que faz dela uma híbrida, com características das duas raça. Então, de alguma forma, o sentimento de companheiro eterno está lá no fundo dela, o que ameniza muito a cena do estupro, pois ela sente algo por ele que não entende o que é.
A partir dai, segredos são descobertos, tramas são desvendadas, o que dá início à luta do bem contra o mal, onde inimigos passam a ser reconhecidos com tal e cada um escolhe seu lado.
O que mais gostei: Caleb é do tipo ogro, apronta com Aileen a ponto de dar ódio, mas recebe o troco: ele é punido e luta para conquistar a confiança de Aileen e nesse processo, sofre muito. Ela não se rende fácil, apesar de reconhecer a dependência que um sente pelo outro por causa do vínculo de companheiros eternos, não se entrega totalmente, fazendo-o agir de forma a lutar por ela e mostrar que é merecedor dela.
De forma geral, a saga Vanir tem os ingredientes certos para prender sua atenção: amor, traição, confiança, capacidade de superar, aventura... são ingredientes certos para te deixar curioso sobre a continuação da história, e o destino dos outros personagens.





Lena Valenti nasceu em Barcelona  em novembro de 1979. Leitora profissional, especializada em romances, escreve desde que se lembra. Trabalho durante vários anos na área de Comunicação da Casa del Libro(Espanha).

Lena, afirmou que nunca pensou que queria ser uma escritora, mas sempre gostou de escrever. Escrever canções, poemas e histórias começando (mas nunca terminando). Depois de ler muitos autores de grandes romances, ela se deparou com um livro que mudou tudo, Abraço Noturno – da série Dark Hunters, Sherrilyn Kenyon, ainda não publicado no Brasil. Isso impulsionou sua fome criativa e uma vontade maior de escrever, foi como um “boom” para ela. E aí sim, começou a  escrever suas próprias histórias mais seriamente.
Teve um sonho com os que seriam seus primeiros protagonistas Caleb e Aileen (O livro de Jade), e assim nasceu a Saga Vanir. Quando terminou o primeiro livro, decidiu que queria se dedicar profissionalmente a isso e que poderia fazer o seu sonho.


Blog 
Face 




Compartilhe!

8 comentários :

  1. Olha essa série é definitivamente uma das minhas favoritas.

    Eu amo amo amo Mitologia. E a Lena aborda a mitologia nórdica e com perfeição, é tudo muito explicado e detalhado. é perfeito!

    Como todo livro tem o romance que é a base de tudo, mas tem o enredo perfeito!

    Quando vc pensa que vai ficar todos os livros parecidos, igual IAN para mim ficou, a Lena leva a série para um outro nível com o livro do Gabriel(4º).

    Não tem como explicar.. é DIVO!!!!


    ResponderExcluir
  2. Ahhh essa serie q a Lud tanto fala!!
    Preciso ler urgentemente...

    ResponderExcluir
  3. Adoro Vanir! Li por sugestão da Lud e só posso agradecer, pq vale a pena demais!

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoas, gostei muito da resenha, mas vocês revelaram um dos segredos principais deste livro rsrsr... tudo bem. Eu sou administradora da Página Saga Vanir Brasil, venho lutando com as editora para ppublicação. Temos tb um site, que está parado agora ,porque estou estudando muito para as provas do Mestrado, mas ... Precisamos transformar esta situação né? Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Verônica, então é você quem administra a página? eu vi quando vc abriu no face, e depois eu tb não vi mais nada. Vi o site, achei lindo.. E como está a situação ? Nada ainda?

      Excluir
  5. Caramba estou aqui de boca aberta com esse livro. Eu já tinha escutado falar dele, mas pela capa eu não gostei e pensei nunca ler... Putz já é o segundo livro que julgo e quando leio a resenha de vocês me apaixono kkkkk vê se pode?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii eu amooooo essa série.. algumas pessoas não gostam porque no começo tem uma cena meio forte, e eles param ai... mas continue que vale a pena!

      =)

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei